30 julho 2019

[RESENHA] ADULTA SIM, MADURA NEM SEMPRE

| 91Comentário

Livro: Adulta sim, madura nem sempre
Autoria: Camila Fremder
Editora: Paralela
Nota:
★★★★★

A vida adulta chega com um manual de instrução e quem seguir vai ser bem sucedido ter uma família, filhos perfeitos exemplares e uma situação financeira estável. Queria poder dizer isso mas, a vida adulta é bem diferente.

Não vem com manual de instrução e para ser bem sincera acho que ninguém está preparado para essa fase. Acredito que não há nada nesse mundo que nos prepare para essa fase e todas as responsabilidades, medos e surpresas que surgirão ao longo dessa estrada.

"A vida adulta chega de uma hora para outra e nem sempre estamos preparados para ela. E tudo bem.
Um dia você é a jovem moderna que ouve música alta e incomoda a vizinha. Num piscar de olhos é você quem está interfonando para o porteiro e reclamando, aos berros, do som da garota que mora no andar de cima. O que aconteceu? Simples: a vida adulta chegou. Quer dizer, não tem nada de simples.”

Ganhei esse livro esse ano de 2019 e não conhecia a escrita da Camila, me surpreendi em como ela abordou esse assunto e simplesmente quero ler todos os livros que ela escrever.

Nesse livro ela aborda que não temos total controle sobre nossa vida e isso é normal. Muitas vezes queremos largar tudo pegar um avião e sair por aí mas, não dá para fazer isso. Afinal já somos adultos, temos responsabilidades e nessa fase já sabemos que precisamos ter planejamento para realizar algumas coisas.

“Todo dia eu sinto que cresço um pouco na marra. Sabe aquela história de que ‘a vida ensina’? Comigo funciona meio assim. Acontece alguma coisa que me obrigada a tomar certa atitude adulta e pronto, cresci mais um pouco. Essa é a diferença entre crescer e envelhecer. Você vai envelhecer, é inevitável, mas precisa se certificar de que está crescendo ao mesmo tempo.”


 Mais responsabilidades ainda quando nos tornamos mães que é o ponto chave do livro. Se sem filhos já temos que aprender e vivenciar muitas coisas ter outro ser dependente de nós é muitas vezes desafiador e a ela aborda assuntos do cotidiano que nos transmitem muita leveza e deixa claro que nem sempre daremos conta de tudo. Não conseguiremos controlar tudo e nem segurar o MUNDO com nossas mãos, e está tudo bem também!

Eu posso passar dias escrevendo essa resenha que jamais conseguirei passar para vocês como foi delicioso ler esse livro. É divertido, realista, a escrita dela é simplesmente maravilhosa além de ter um layout que é simplesmente incrível.

Se um dia você me perguntar se eu indico esse livro eu vou dizer: Não perca mais tempo e sente numa poltrona, pegue sai caneca de Nescau, chá ou café e vá se maravilhar com esse livro delicioso para ser devorado. E se prepare para dar boas gargalhadas e ficar impactada com tanto conteúdo/ reflexões que ela aborda.

"Você começou a trabalhar e ganhar seu dinheiro. Ficou independente, o que é uma nova conquista da sua fase adulta. Mas é quando você percebe que vai ter que trabalhar para o resto da vida, e que daqui para a frente as suas responsabilidades só aumentarão, que você entende como é complicado ser adulto. Você começa então a fazer planos para, quem sabe um dia, conseguir se aposentar com dignidade. Afinal, ser adulto é perceber que um dia você vai ser velhinho, e velhinhos precisam cada vez mais de dinheiro. Eu acho muito injusto que, quanto mais velho você fica, mais dinheiro tem que gastar, enquanto menos dinheiro você ganha. Mas ser adulto é se deparar com as injustiças do mundo

Você já leu esse livro? Me conta aqui se você amou tanto quanto eu.
Beijocas!

91 comentários:

  1. nossa AMEI conhecer esse livro, nao podia ter me identificado mais! hahaha apesar de adulta sempre sinto que nao sei direito oq estou fazendo kkkk

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas!! Esse livro fala disso e é maravilhoso. Confesso que entrou para lista de favoritos dos lidos em 2019.
      Beijocas.

      Excluir
  2. Esse livro parece ser beem bacana! Amei a dica
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  3. É a primeira vez que vejo algo sobre esse livro, acredita? Impossível não querer ler depois de tudo que você dele. Já entrou para a minha lista!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaila você precisa ler, sei que vai gostar. Entrou para minha lista de favoritos.
      Beijocas.

      Excluir
  4. Oi, Vanessa!

    Realmente, ninguém está pronto para a fase de adulto. Creio que algumas pessoas amadurecem mais cedo e atribuem responsabilidades que torna a tarefa de agir como um adulto mais "fácil", mas de qualquer forma é algo bem complicado de se lidar. Eu desde que saí do colégio batalhei pra fazer faculdade, trabalhar e ter minha independência, mas não vou dizer que às vezes só queria jogar tudo pro ar, sentar, ler e esquecer da vida. Pra quem vira mãe, sem dúvidas é pior ainda! Recentemente virei tia, vejo meu irmão e a esposa sofrendo com a bebê, e olha que eles já tem 30 anos, e vejo como não é algo fácil. Esse livro deve ser muito bom e inclusive ajuda a iluminar um pouco nossa visão, vermos que é normal termos dificuldade em nos adaptar, já que cada um tem seu próprio tempo pra isso

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem verdade o que você escreveu, cada um tem um tempo diferente para essas adaptações. E é uma fase bem complicada porque temos novas surpresas e mais responsabilidade a cada dia que passa. Amei seu comentário <3
      Espero que consiga ler esse livro muito em breve.
      Beijocas.

      Excluir
  5. Que livro maravilhoso. Não conhecia!
    Ótimo tema!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa adquirir, é muito maravilhoso. A leitura é divertida e fluida.
      Beijocas.

      Excluir
  6. Olá,
    Esse livro tá me perseguindo, vejo tantas publicações sobre ele pelo insta.
    Pelos quotes sei que vou adorar mesmo, agora chegando aos 30 hehe.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também chegarei aos 30 logo rsrsrs, mas esse livro é maravilhoso. Vale a pena ler, entrou para minha lista de favoritos de 2019.
      Beijocas.

      Excluir
  7. Vanessa ainda não li esse livro mas fiquei super interessada o assunto com certeza tem muito a nos acrescentar de forma positiva!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito mesmo, o assunto e a forma com que é abordado é maravilhoso. Espero que você consiga ler em breve e depois me conta o que achou.
      Beijocas.

      Excluir
  8. Não li esse livro ainda e nem o conhecia. Parece ser tão bacana que já coloquei na minha listinha. Ótima postagem!

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber!! O livro é maravilhoso, muito divertido e com assuntos que vivemos. espero que goste tanto quanto eu, esse foi um dos que entraram para minha lista de favoritos do ano (até agora só 3 entraram rs).
      Beijocas.

      Excluir
  9. Oi, Vanessa

    Adorei esses trechos que você separou. Tenho certeza de que vou me identificar super com esse livro, eu mesma às vezes me enrolo nessa vida de adulto, fico pensando o que eu tô fazendo da vida! hahaha
    Assim que ele baixar mais bocadinho vou comprá-lo.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele ficou baratinho na Saraiva esses dias, teve uma promoção relâmpago. Mas, com certeza terão outras e espero que consiga ler em breve. O livro é muito divertido. fiquei muito feliz em saber que você gostou dessa indicação.
      Beijocas.

      Excluir
  10. Oi, Vanessa! Faço 18 anos em Setembro e a ideia de ser adulta já me assusta bastante, confesso. Não conhecia o livro, nem a autora, mas achei a sinopse super interessante! Parece ser uma narrativa leve e divertida, mas com momentos emocionantes e reflexivos também. Já quero ler ♥

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem assim mesmo, fiquei feliz em saber que você ainda vai fazer seus 18 anos, idade muito boa rs. Vai aproveitar e ter muitas experiências, época de iniciar uma faculdade, ter empregos etc é muita novidade e tenho certeza que tudo dará certo e que vai aprender demais com cada experiência. Você vai gostar desse livro, espero que consiga ler em breve.
      Beijocas.

      Excluir
  11. Deve ser bem envolvente esse livro, gostei da dica.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito envolvente sim, a leitura é ótima. com certeza lerei de novo e espero que você consiga ler também.
      Beijocas.

      Excluir
  12. Adorei a resenha, ainda não conhecia esse livro e já quero ler. virei adulta na idade, mas não sei como agir como tal haha
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga ler em breve, o livro é ótimo. Acho que antes de amadurecer todos viramos adultas na idade primeiro rsrsr. O que é muito bom para novas experiências.
      Beijocas lindona.

      Excluir
  13. não conhecia, mas acho que deve ser bem interessante! vou colocar na lista! :D

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo!! Coloca sim que vale a pena. O livro é muito bom e depois que ler me conta o que achou.
      Beijocas.

      Excluir
  14. OI Vanessa, gostei da dica do livro. Fiquei com vontade de ler e mostrar para a minha filha.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim e indique para sua filha, espero que vocês curtam tanto quanto eu. E olha que entrou para minha lista de favoritos de 2019. depois me conta o que achou da leitura.
      Beijocas.

      Excluir
  15. Parece um livro muito divertido, daqueles que nos faz rir e também faz a gente notar algumas coisas que fazemos e nem sempre são tão legais.. um livro que ensina alguma coisa para todo tipo de leitor.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, cada livro é um aprendizado né. Gosto de livros assim, que nos trás a realidade de uma maneira divertida e mostra que podemos ir além. Sei que vai gostar desse livro.
      Beijocas.

      Excluir
  16. Não conhecia o livro , mais vou procurar .. bjos amore
    www.mundodasfashion.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, Vanessa.
    Acredito que toda fase da nossa vida tem suas dificuldades. Mas a adulta é onde a gente que tem "aprender" a se virar sozinho hehe. Achei o livro interessante, mas como leio mais ficção talvez eu não vá ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade cada fase temos dificuldades diferentes, e adulta tem mais responsabilidades que as outras fases porque em alguns casos há pessoas que depende de nós. Se ler me conta o que achou.
      Beijocas.

      Excluir
  18. Não conhecia a autora e nem o livro. Achei muito interesante. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz que conheceu o livro aqui no blog, espero que consiga ler em breve.
      Beijocas.

      Excluir
  19. Vi esse livro em outro blog no mês em que ele seria lançado e fiquei bem interessada, mas acabei esquecendo dele até agora, quando li a sua resenha, haha.
    Creio que vou me identificar muito com esse livro, eu sou uma pessoa adulta e dou conta das minhas responsabilidades, mas sempre que tenho a chance procuro esquecer dos boletos e voltar a ser criança fazendo algo que eu gosto. Acho que no geral essa nossa geração não aceita ser adulto.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabamos vendo e esquecendo mesmo, te entendo bem. É muita coisa para guardar na cachola rs.
      Temos que saber a hora de brincar e de ser responsável porque ser adulto é isso. Saber ser mil versões de si mesma jamais perdendo a sua autenticidade.
      Beijocas lindona.

      Excluir
  20. Amei tanto esse livro, realmente a vida adulta não nem parecida com a que a gente pensa, sempre pensamos que ela é mil maravilhosas por podermos ser independentes, mas na verdade ela é um mar de responsabilidade, rs!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Kaila, são muitas responsabilidades e com isso vem os aprendizados e muitas experiências. O livro é maravilhoso, espero que você consiga ler em breve.
      Beijocas.

      Excluir
  21. Esse livro me lembrou bastante as tirinhas da Sarah Andersen, sobre a questão de ser adulto e as responsabilidades... Já anotei na lista de futuras leituras.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz que está na sua lista. Depois me conta o que achou.
      Beijocas lindona.

      Excluir
  22. Não conhecia, mas olha, parece bem bacana mesmo! Adorei os trechos que postou aqui!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber. espero que tenha a oportunidade de ler esse livro porque o enredo é real e nos mostra muito de cada um de nós.
      Beijocas.

      Excluir
  23. Como tudo na vida ser adulto tem seu lado bom e ruim, faz parte né.
    Parece um livro bem legal, fiquei curiosa pra ler. Parece ser bem leve, gostoso mesmo :)
    E me identifiquei com o nome "adulta sim, madura nem sempre" hahahah sou eu na vida!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza faz parte, fiquei feliz que está curiosa, o livro é em leve e divertido. Espero que você goste tanto quanto eu gostei. Também me identifiquei com o nome, somos nós na vida (Amei) hahahha
      Beijocas.

      Excluir
  24. Eu ainda não li, mas me identifique demais com ele, de acordo com o que li na sua resenha... fiquei com muita vontade de comprar. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo dia também Paula e fiquei muito feliz em saber que se identificou com o livro por causa da resenha. espero que consiga ler em breve.
      Beijocas.

      Excluir
  25. Não conhecia, achei interessante e fiquei com vontade de ler! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga ler em breve, fiquei feliz em saber que conheceu o livro aqui.
      Beijocas.

      Excluir
  26. Super me identifiquei com o nome do livro hahaha
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahha eu também. E vale a pena conferir porque a leitura é sensacional.
      Beijocas.

      Excluir
  27. Acredito que este livro deve nos trazer uma sensação nostálgica muito grande, gostei muito da dica.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone o livro além da sensação nostálgica em pouquíssimas partes do livro, trás muitas risadas e trás o dia a dia a nossa realidade que foi o que mais me chamou atenção.
      Beijocas.

      Excluir
  28. Oi
    não conhecia a leitura, e só pelo título do livro eu já me identifiquei com ele, fiquei com vontade de ler ele e que bom que gostou também.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise fiquei feliz que tenha ficado curiosa com vontade de ler. Estou torcendo para que muito em breve você tenha a oportunidade de ler. Entrou para minha lista de favoritos de 2019.
      Beijocas.

      Excluir
  29. Não li ainda, pra falar verdade nem conhecia, mas acho que ia amar pela resenha e ia me identificar muito !!!!!! Com a minha crise dos 30 chegando hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahhah Simone estamos na crise dos 30, daqui há um tempo eu chego aos 30 também, quando olhamos para trás vemos que passa rápido demais. E sei que você vai gostar muito e com certeza da boas gargalhadas.
      Beijocas.

      Excluir
  30. Adorei sua resenha! Não conhecia o livro, mas fiquei interessada!
    Abraços

    by Jaque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que conheceu o livro aqui no blog, espero que tenha a oportunidade e consiga ler em breve.
      Beijocas.

      Excluir
  31. Só pelo titulo do livro já fiquei curiosa pra ler, lendo a sua resenha pude me identificar um pouco com o enredo.
    Beijos boa semana ,
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz em saber disso, a história prende desde o início e lembramos cada etapa de nossa vida. Espero que consiga ler logo o livro.
      Beijocas.

      Excluir
  32. Respostas
    1. O livro é ótimo, vai gostar muito. Se ler me conta o que achou.
      Beijocas.

      Excluir
  33. Quero muito lê!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  34. Oi Vanessa,

    Gostei muito do tema do livro e das ilustrações.
    Adoro ler livros assim entre um livro mais tenso e sombrio.
    Dica anotada!

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo intercalar os livros lidos, leio mais de um ao mesmo tempo, gosto muito porque não focamos somente em um único assunto. As ilustrações estão maravilhosas. Quando ler me conta.
      Beijocas.

      Excluir
  35. Fico feliz em saber que vai procurar o livro.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  36. Esse livro é a minha cara, já estou louca aqui querendo ler ele

    Beijos
    https://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga ler esse livro logo e vai dar boas risadas, além de aprender demais com ele.
      Beijocas.

      Excluir
  37. Depois dessa resenha eu já quero ler esse livro real!
    Amanhã mesmo já irei procurar na livraria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fiquei feliz em saber que gostou, vi hoje seu comentário.
      Compra sim, você vai amar esse livro.
      Depois me conta o que achou.
      Beijocas.

      Excluir
  38. Oi, Vanessa! Como vai você?
    Eu não conhecia esse livro, mas sinto que eu deveria conhecer! Já moro sozinha há alguns anos, mas a cada dia sinto que uma responsabilidade nova bate à minha porta e meu coração sempre palpita quando eu percebo que preciso atender a visita e fazer sala. E o pior vem depois, quando cai a ficha de que a visita não vai embora e trouxe todas as malas da mudança. Socorro! Obrigada pela indicação.
    Abraços,
    Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem por aqui rs
      Desculpe mas, morri de rir no final do comentário 'quando as visitas trazem as malas para ficar' hahahahahahaha. Você precisa ler esse livro. É cheio de verdades e você vai gostar e muito.
      Beijocas.

      Excluir
  39. Oi, Vanessa. Tudo bem?
    Vi ontem uma postagem falando sobre esse livro lá no instagram. Achei bem interessante a forma leve e descontraída que a autora aborda esse tema que mais cedo ou mais tarde acaba sendo recorrente na nossa vida. Quem nunca se sentiu perdido com "coisas de adulto"? São muitas responsabilidades e não somos preparados para lidar com todas elas. Mas aos poucos vamos aprendendo a lidar com as situações do dia a dia e no final tudo se ajeita.
    Abraços, Carol.
    Pequeno Unicórnio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo por aqui.
      Esse livro é bem leve cheio de assuntos atuais e reais, conseguimo dar risada e nos vemos nas situações abordadas. Com certeza não estamos preparados para lidar com todas as situações, mas vamos aprendendo a medida que passamos por cada etapa da vida. Espero que consiga ler em breve.
      Beijocas.

      Excluir
  40. Que legal! A sua resenha deu vontade de ler o livro com certeza! Afinal, todo mundo passa por isso. E eu to passando agora, não é fácil, mas é legal encarar de forma divertida igual no livro.

    Beijos, Gi.
    www.blogdicasdagi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é bom encarar de forma divertida, acho que a vida fica mais leve. Fico feliz que tenha gostado.
      Beijocas.

      Excluir
  41. Não conhecia a autora e nem o título, mas sua resenha ficou tão amor que não dá pra não ficar com vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amor de comentário <3 . Espero que consiga ler esse livro em breve.
      Beijocas.

      Excluir
  42. Eu já gostei do livro pelo título porque, cá entre nós, a maior da verdade pra quase todos os adultos, né? Acho que as coisas são bem assim, a gente do nada assusta e, plim, vida adulta, cobrança maior, vontade de pirar. Fiquei com vontade de ler esse livro por mostrar um lado que tende pras risadas também. Absolutamente adorei a ilustração que você mostrou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é perfeito, espero que logo consiga ler. E, concordo com o que você disse que viramos adultos de repente e nos vemos com muitas responsabilidades no nosso colo. esse livro aborda como deixar a vida mais leve mesmo com toda essa cobrança e responsabilidade.
      Beijocas.

      Excluir
  43. Eu amo livros que me ajudam a crescer e que de alguma forma me agregam em algo. Eu amei as ilustrações, acredito que deixa a leitura mais fluida e divertida.

    um beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a leitura fica fluida, esse então você lê rapidinho porque é divertido e leve com muitos assuntos e momentos que nos enxergamos nas situações.
      Beijocas.

      Excluir
  44. Oi :)
    Nunca li, mas quero muito ler por causa da tua resenha. E falando nela, achei muito sincera a forma que tu descreveu e nos convidou para ler o livro. Por uma blogosfera com mais resenhas assim. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo!! Obrigada e amei o comentário, eu amei o livro e tento demonstrar o quanto gosto dos livros, nem sempre sei se consigo mas, eu fiquei tão feliz que você percebeu o que eu quis passar aqui.
      Beijocas.

      Excluir
  45. Não sei se esse seria o tipo de livro que eu leria e gostaria MUITO da leitura, embora pareça inspirador. Sua resenha também contribuiu para a minha curiosidade. Acho que seria interessante ler nesse momento da minha vida, pois eu literalmente acabei de entrar para a fase adulta hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É inspirador e o livro é muito divertido, se algum dia quiser sair da zona de conforto faça essa leitura e se joga.
      Depois me conta o que achou da leitura.
      Beijocas.

      Excluir
  46. Não conhecia a autora, mas o livro quando lançado foi muito comentado. Sua resenha ficou tão amor que não dá pra não ficar com vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fiquei feliz em saber que gostou da resenha e esse livro é ótimo, vale muito a pena a leitura.
      Aprendemos muitas coisas que fazem diferença no nosso dia a dia.
      Beijocas.

      Excluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves