12 julho 2022

SERÁ QUE ESTAMOS VIVENDO OU APENAS EXISTINDO?

| 28Comentário

 

Imagem retirada do site Pixabay


Hoje se fala tanto de ser ou viver a sua essência, se fala demais em encontrar a essência que muitas vezes foi deixada para trás ou simplesmente se perdeu ao longo do caminho. Se questiona tanto em como encontrar a essência.

 

Mas o que significa essa essência que tanto se fala e que virou motivo de pautas recorrentes nas rodinhas de assuntos?

 

Segundo o dicionário é: “aquilo que é o mais básico, o mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo”.

 

Com essa descrição podemos entender que a essência de uma pessoa são as características que tornaram aquele ser no que ele é hoje, é algo que diferencia um do outro. É algo que está lá no fundo, no interior, algo que muitas vezes fica esquecido e com isso deixamos de saber quem somos.

 

Muitas vezes a vida vira uma rotina onde nos acostumamos a fazer as atividades diárias já no modo automático sem questionar o porquê fazemos isso ou aquilo, ou o que de importante determinada tarefa nos proporciona. Deixamos de prestar atenção nas coisas simples do cotidiano e vivemos somente no modo robô e com o tempo nos questionamos onde nos perdemos, onde deixamos de nos priorizar e em qual parte do caminho a gente se perdeu. Viver de forma automática é viver sem propósito, viver sem objetivo e apenas existir sem ter um significado para nossa vida.

 

Será que estamos vivendo ou existindo?

 

Para responder essa pergunta é necessário uma reflexão intensa, verdadeira e livre de barreiras. Uma reflexão de dias, meses, anos talvez isso vai depender de cada pessoa de forma individual. Mas, para ter a resposta a essa pergunta é necessário refletir muito, fazer uma autoanalise de coração aberto e da maneira mais verdadeira possível.

 

Esse poder de analisar deve ser dado somente a você sem que outro interfira, dessa forma vem o autoconhecimento, vêm às respostas e vem sentimentos e momentos mais íntimos já vividos, momentos que fizeram ser quem se é hoje. Momentos e vivências únicas que foram sentidas de maneira única, porque cada ser é um indivíduo completo e diferente do outro. Ninguém é composto 100% das mesmas células, do mesmo DNA.

 

Para se autoconhecer e descobrir a resposta a essa pergunta é preciso de paciência, dedicação, força de vontade e disciplina.

 

Reflita

 

Respire. Vá para um lugar tranquilo, escreva momentos da sua infância que você consegue se lembrar. Anote momentos marcantes e os motivos que foram importantes para você ter vivido determinada situação.

 

Saia da rotina

 

Descubra ou faça coisas que te faziam felizes antes de você viver nesse automático. Veja fotos antigas e crie um roteiro para repetir passeios que você fez e gostou. Encontre pessoas que fizeram parte ou fazem parte de sua vida e veja o tipo de sentimento que trazem em você. Saia do automático e tente refazer o que te fazia feliz, assim você vai conseguir redescobrir o que ainda é importante para você.

 

Escreva

 

Escreva um diário de como você se sente em cada situação de descobertas, veja o que é bom e o que não é. Assim fica mais fácil não esquecer nada e saber realmente como tudo aconteceu. Saber dos seus sentimentos mais íntimos.

 

Aja

 

Agir apesar de medos e receios internos. 

 

É só saindo do lugar e se mexendo que vamos descobrir mais ainda sobre nossa essência, sobre o que ainda é importante hoje e o que queremos trilhar em nosso caminho de agora em diante. 

 

Lembrar que mudar faz parte e agir apesar de medo é o que faz a gente evoluir.

 

E você, está vivendo ou apenas existindo?

 

 

 

 

 

28 comentários:

  1. Ultimamente ando só existindo, vivo na correria.
    big beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso é sempre bom nos avaliarmos para saber o que podemos melhorar em nós ou na nossa rotina para agregar mais coisas interessantes na nossa vida.

      Excluir
  2. Oi, Vanessa, bom dia,

    Gostei da reflexão deste post, esta questão já foi examinada por muitos pensadores. E as dicas que você dá são muito apropriadas!
    (que pena que o seu doce de banana não saiu ainda perfeito!)

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly,
      é sempre bom fazer uma auto análise de nós mesmos para saber o que podemos fazer para melhorar ou mudar o que a gente deseja.


      O doce de banana eu vou tentar de novo rsrsrs

      Excluir
  3. Essa postagem me pegou muito. No momento ando só existindo mesmo porque estou num emprego que é em tempo integral e sem folga. Ando bastante estressada, mas tenho a esperança que uma hora isso vai acabar e eu vou realmente viver com um propósito. Queria ter o meu tempo pra desligar e fazer as coisas que eu gosto.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís,
      é bom analisar para ver o que pode ser modificado a médio e longo prazo, estabelecer metas e prazos ajuda muito.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi, Vanessa. Como vai? Ótima reflexão. Adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Por aqui tudo bem.
      Amei saber que gostou da reflexão.
      Abraços.

      Excluir
  5. ¡¡Hola Vanessa!! Esta es una gran pregunta y una gran reflexión. Con el tiempo, lo que sí me he dado cuenta de que hay personas para todo. A mí me puede encantar viajar, salir, disfrutar con amigos, comer en un restaurante y ser disfrutar de por sí, pero hay personas que no son felices así, y son felices sólo en su mundo interior, con sus rutinas y sin salirse de ellas. También todos tenemos momentos de existir, cuando tenemos mucho trabajo y el tiempo no nos da para más, pero cuando tenemos momentos para nosotros sabemos existir y disfrutar saliendo de la rutina. Todo muy complejo. Sólo pienso que tenemos que ser felices, independientemente de si existimos o si vivimos. Besitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Com certeza há tempo para viver cada momento e o que precisamos saber é qual o nosso propósito e o que queremos para não perder a nossa essência e não perder o que desejamos fazer da vida.
      Beijos.

      Excluir
  6. Vanessa uma boa reflexão pra refletimos, eu estou tentando viver, bjs.
    https://www.lucimarmoreira.com/




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber, e é bem bacana tirar um tempo para fazer esse tipo de reflexão.
      Beijos.

      Excluir
  7. Eu tenho pensado muito nisso, depois de dois anos em casa por causa pandemia, agora estou em casa me recuperando de uma cirurgia. Me pego pensando no quanto o tempo parece está sendo desperdiçado, o podia estar fazendo tanta coisa, mas ainda não consigo. Tem sido bem difícil
    beijos ♥ blog | insta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      espero que em breve você já esteja 100% da cirurgia. Eu me pegava pensando muito nisso em quanto tempo foi desperdiçado mas tem coisas que precisamos fazer e cabe a nós respirar e esperar o tempo necessários, em casos de saúde coloque como prioridade e use o tempo que precisar. Depois terá tempo e saúde.
      Beijos.

      Excluir
  8. Olá, Vanessa.
    Acho que todo mundo tem uma fase onde está apenas existindo, ou sobrevivendo em vez de viver realmente. E é um conjunto de coisas que faz com que a gente acabe entrando nessa fase. Mas realmente as dicas que você deu ajuda bastante a encontrar essa essência novamente.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom se auto analisar para não perder com essa essência e ter um propósito na vida.
      E concordo que são fases e passamos por todas elas.
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi, Vanessa. Texto lindo e forte, eu amei essa reflexão.
    Realmente é algo que devemos parar para pensar. Isso me lembra muito as pessoas que estão sempre esperando que algo determinado aconteça para ''ser feliz''. Mas a felicidade deve estar acontecendo de já, temos que ser felizes durante o processo. A busca por essa felicidade não pode fazer com que deixemos a nossa essência de lado.
    Adoro posts assim.

    Beijos,
    Dear Masen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Amei seu comentário, é exatamente isso, não esperar determinadas coisas acontecerem para sermos felizes mas fazer acontecer e viver cada dia da melhor maneira possível.
      Beijos.

      Excluir
  10. Algo que devemos pensar e analisar constantemente. Temos que viver todos os momentos e não apenas existir, não só ser sufocados pela rotina. Adorei suas dicas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique,
      amei saber que gostou e com certeza analisar sempre o que podemos melhorar é a chave para resolver muitas coisas. E como você disse não ficar sufocados pela rotina e esquecer do nosso propósito de vida.
      Beijos.

      Excluir
  11. Amei essa reflexão
    Comecei a pensar muito sobre isso quando a pandemia começou.. estava tanto no automático, que só parando de uma vez para pensar no que não prestamos atenção

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, precisamos parar, respirar e analisar o que estamos fazendo para saber onde estamos indo e onde queremos chegar. Ficar só no automático não é a única e melhor opção.
      Amei saber que gostou.
      Beijos.

      Excluir
  12. Uma reflexão que pode mudar uma vida. Muito obrigada pelo ótimo artigo. :)
    Beijos
    https://lerelevaaalmabymartasousa.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Amei saber que você gostou. É muito bom tirar tempo para reflexões assim.
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi Vanessa,
    Adorei a reflexão. Na maior parte do tempo eu acho que estou apenas existindo, mas meu tempo livre tem me proporcionado a possibilidade exatamente de refletir a respeito de quem eu sou e quem me fizeram acreditar que eu era e espero que assim consiga passar a viver.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos e Crônicas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Amei saber que gostou da reflexão., é bom tirar tempo para analisarmos e colocarmos algumas prioridades em ação e saber onde queremos chegar e o que podemos fazer a respeito disso.
      Beijos.

      Excluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves