08 abril 2024

BEDA 8 - [RESENHA] – ULTIMA PARADA DE AUSCHWITZ

| 1 Comentário


 


 

Livro: Ultima parada de Auschwitz

Autoria: Eddy de Wind

Editora: Planeta
Nota:
★★★★★

 

Encontrei esse livro por acaso numa loja onde fui comprar chocolates. Tinha uma pilha de livros em promoção nas prateleiras e esse foi um dos livros que escolhi porque me chamou atenção a capa, a temática e a sinopse, resumindo, o livro todo me deixou bem curiosa.

 

Chegando em casa ainda li outros dois livros antes de pegar esse pois sabia que seria uma leitura densa por causa da temática pois é uma história que se passou durante a Guerra.

 

Nesse livro encontramos uma história verídica, dolorosa e que mexe realmente com os nossos sentimentos, se nos colocarmos no lugar dos personagens vamos ao menos sentir um aperto no peito quando a história é contada. É impossível dizer que podemos imaginar o que foi passado naquela época mas, é claro que sentimos a dor de saber um pouco das atrocidades do que aconteceu.

 

Esse livro aborda um casal Eddy e Friedel que foram enviados para Auschwitz em 1943. Ele era médico e ela enfermeira e chegando lá foram enviados para blocos/ambientes diferentes. A história se passa dentro desse campo de concentração e no decorrer do livro acabamos conhecendo outras pessoas que estiveram no local e o que foi acontecendo com cada uma.

 

No decorrer do livro me doeu demais e me questionei se eu iria conseguir continuar a leitura foi quando disseram como as crianças foram dizimadas, o livro aborda em poucos detalhes mas são cenas fortes, dolorosas e inimagináveis.

 

É um livro excelente, foi um dos meus favoritos do ano de 2023 e eu gostaria que cada pessoa saísse da sua zona de conforto para ler essa história e poder saber o que passou. Um livro intenso e necessário.

 

Eu não sei se consegui expressar um pouco do que senti ao ler esse livro mas é uma leitura que deveria ser obrigatória.

 

 

Um comentário:

  1. Amei a dica. Eu sempre evito muito ler livros com tema de holocausto ou escravidão pq sempre acho muito forte, mas sempre me lembro que a literatura nem chega perto do horror que foi de verdade.
    É tão estranho pensar que as pessoas tinham uma vida comum e de repente nada, tudo acaba.
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves