08 maio 2020

ISOLAMENTO SOCIAL + DETOX DIGITAL

| 47Comentário


Já passou mais de um mês que não coloco nem o nariz para fora de casa. Nem no portão eu vou, sigo a risca o isolamento social, seja para minha saúde como para proteção de outras pessoas também.
Aqui em casa só sai quem precisa trabalhar e apenas uma pessoa (a que sai para trabalhar) é a que sai para fazer compras para nos alimentarmos.

Chega um momento de desespero, aflição, tédio e monotonia. É hora de parar, desacelerar a mente, respirar. Parar de pensar no que pode acontecer ou no que está acontecendo. Desligar a televisão, desligar o celular, limitar o acesso a determinadas redes sociais. Tentar parar e racionar, analisar, ver o que não está indo bem. Vê o que pode ser melhorado e manter a sanidade mental em dia rs


Sedentarismo, excesso de informação, má alimentação e falta de toque! Falta de abraços e beijos demorados são o que está me consumindo, fazendo falta. Falta de pessoas, de contatos e olha que não sou a pessoa que ama viver grudada em ninguém, literalmente. Amo meu espaço, minha cassa, minha individualidade. Mas, chega um momento que precisamos do toque, do sentir amado, sentir-se abraçado.

Isso me faz falta.
Seja por um dia,
Uma semana.
Um mês.
Um ano.
Não sei até quando.
Não sabemos até quando.
E, o que podemos fazer?

Podemos reprogramar nossa mente, podemos lutar, podemos usar e abusar do que podemos fazer nesse momento atual de pandemia.
Podemos trocar o medo pela certeza de que não podemos controlar tudo, e está tudo bem.
Podemos trocar a má alimentação por uma rotina de exercícios.
Podemos trocar o excesso de tempo gasto na frente da tela de um celular por um livro, um curso ou uma conversa olho no olho com quem mora com você.
Podemos fazer trocas ou simplesmente deixar como está, e está tudo bem.

O isolamento social me trouxe muitas reflexões. Também me mostrou algumas pessoas que eu achava conhecer e me mostrou que não conhecemos de fato ninguém. Podemos nos conhecer a cada dia, mas o outro sempre será uma incógnita, pois, não podemos ver o que está dentro.
Cada um é responsável por suas escolhas, cada um tem o poder de tomar suas próprias decisões.
Na era da produtividade eu me dei conta de que algumas coisas estavam me sufocando, me sobrecarregando e resolvi parar, respirar e agir. 

Tomei então a decisão de fazer um detox digital, mas personalizando-o da maneira que eu achava que seria interessante para o que eu precisava no momento.

O que é um Detox Digital?


É se desconectar do mundo digital. Respirar. Ir para outro lugar sem ser ficar o tempo todo com os olhos numa tela.

Como eu fiz o meu Detox Digital?


Como eu me conheço e sei que não conseguiria ter alguns app no celular e simplesmente não entrar, resolvi desinstalar e mudar um pouco meu cronograma nessa quarentena. Pra quem me conhece saber que sou a louca da organização e uso sempre meu planner para anotar todas as tarefas diárias e dessa forma me sinto bem e mais produtiva e organizada para realizar o que preciso.

Deletei/ Desinstalei alguns aplicativos que estavam me ocupando muito tempo e me trazendo momentos desnecessários durante esse período de confinamento. Um deles foi o whatsapp, acho que foi o que senti mais falta quando tirei. Porém me ajudou muito a não ficar horas vendo status e conversando bobagens, coisas desnecessárias. Me fez ver que ligações também são um ótimo meio de comunicação e que matamos a saudade assim, me fez recordar a época que eu ficava horas no telefone fixo de casa com amigas.

Não fiquei horas no celular mexendo em aplicativos (porque desinstalei), utilizei e fiz ligações ao sentir saudade e escutar a voz da outra pessoa acalma e alivia um pouco a saudade.

Mas, não deixei o blog de lado, produzi mais conteúdo do que imaginei produzir e visitei sim alguns blogs durante esse período. Não deixei de trabalhar e de fazer as coisas que gosto.

Esse Detox serviu mesmo pra mim?


Sim, esse Detox me ajudou a ver que eu passava tempo demais fazendo o que não era tão importante e que eu não preciso atualizar o instagram e olhar cada toque de mensagem que chega, nem tudo precisa ser na hora dos outros. Preciso me policiar mais para fazer as coisas no meu tempo.

Serviu para que eu tivesse mais tempo para estudar o que eu queria e precisava, me planejar melhor e cumprir as tarefas de forma mais rápida e serviu acima de tudo para que eu conseguisse fazer uma tarefa de cada vez. Não sou 1001 utilidades e por muitas vezes isso me pareceu a solução para muitos dias corridos e isso é algo que inventamos pra nós mesmos. O melhor é fazer uma tarefa por vez com o nosso tempo todo para determinada atividade.

Serviu para eu ver quem fica e quem vai. Serviu para eu analisar que passar mais tempo de qualidade com a minha família é uma benção, uma raridade hoje em dia.  Serviu para montar quebra cabeça, jogar dominó, uno e outros jogos que jogávamos quando criança. Recordar, saber e voltar as origens e não deixar se perder pelo caminho.

O Detox Digital não me serviu apenas para ficar longe das telas, me mostrou o que realmente é importante pra mim e o que eu quero preservar e continuar fazendo, além de diminuir consideravelmente o meu nível de ansiedade.

Há! Serviu também para manter uma nova rotina com mais afinco e realizar muitas coisas, espero descrever melhor em outro post falando sobre a nova rotina.

Beijocas e até breve.


47 comentários:

  1. Eu bem ando precisando fazer isso viu, mas não conseguiria deletar alguns app principalmente por causa do blog. Mas realmente deve ser bem benéfico mesmo.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Acho que é relativo, muita gente precisa de muitos apps para trabalhar e muitos eu continuei porque uso os recursos e necessito e outros eu exclui, foi muito bom. Achei que ficar sem whatsapp foi maravilhoso e confesso que depois que voltei a usar não consigo mais me sentir tão focada nisso, acho que descobri coisas melhores a fazer e ter mais tempo livre.
      Beijocas.

      Excluir
  2. Eu não tenho feito detox digital, mas ao contrário, eu tenho consumido apenas o que eu quero e gostos nas redes sociais e tenho me afastado de notícias/pessoas ruins.
    Mas sim, como faz falta o toque... sinto muitas saudades dos meus amigos e dos nossos rolês :(
    Mas tudo isso vai passar!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Daqui a pouco tudo vai passar sim, o abraço faz muita falta e cada um está sentindo de uma forma diferente. Mas, gostei de saber que está consumindo conteúdos que te fazem bem.
      Beijocas.

      Excluir
  3. Oi Vanessa, tudo bem?
    Também precisei de um detox digital. Só não desinstalei nada, porque sei que isso iria aumentar minha ansiedade. Preferi tirar os app da tela inicial, assim dá mais trabalho chegar até eles. Como quase ninguém fala comigo, ou me menciona em rede social, não foi muito difícil fingir que os apps não existem. Mas para ajudar precisei me manter ocupada, então criei uma rotina fácil de seguir, com coisas que eu gosto de fazer e sem tempo para ficar rolando eternamente a linha do tempo. Tem dado certo até agora.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa & Universo Invisível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem :)
      Amei saber como você fez e acho muito bom criar uma rotina nessa época turbulenta, é maravilhoso fazer coisas que gostamos longe das telas e não ficar horas rolando o feed e vendo a linha do tempo.
      Beijocas.

      Excluir
  4. Oi Vanessa,
    Eu fiz meu detox porque queria fugir das notícias, minha ansiedade estava me atrapalhando muito então eu estou fugindo até do instagram por conta das postagens nos stories!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Te entendo muito, a ansiedade aumenta a cada segundo quando ficamos vendo notícias. Faz muito bem para nossa cabeça quando paramos de consumir o que nos faz mal.
      Beijocas.

      Excluir
  5. Oi bom dia, tá bronca sim todo dia procuro algo para fazer ... Tenso

    Beijos
    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito bom criar uma rotina e conseguir fazer as coisas.
      Beijocas.

      Excluir
  6. Eu fiz isso com o Instagram, pois passava muito tempo na rede social. Até que não tenho sentido muita falta.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É tão bom não sentir falta das redes sociais e mudar a mentalidade aos poucos, com o tempo vamos descobrindo que muitas coisas deixam de fazer falta.
      Beijocas.

      Excluir
  7. Oi, Vanessa!
    Eu estava pensando nisso ontem, desinstalei alguns aplicativos e realmente me sinto mais leve! É muito importante mesmo a gente entender que não prcisamos atualizar a todo instante as redes sociais e estar sempre conectado. Estou tentando aproveitar o meu tempo offline também <3
    Adorei a postagem! Beijos

    Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bruna, é muito bom conseguir aproveitar o tempo fora das telas e redes sociais, acho que é um alívio psicológico muito grande, porque o tempo todo vendo as coisas gera uma sobrecarga de informação muito grande em nós. Amei saber que também fez.
      Beijocas.

      Excluir
  8. Bom dia, Vanessa
    Ótima postagem, fazer um detox digital é preciso. Parei de assistir com frequência os noticiários, e isso ajudou muito. Sobre o celular procuro ter uma rotina durante o dia, esqueço ele por algumas horas, gosto muito de ler, assistir filme, conversar com a família por telefone, esses momentos são preciosos. Feliz dia das Mães! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que tenha gostado. Parar de consumir notícias o tempo todo ajuda muito a não sobrecarregar a mente, e precisamos tentar ficar bem nesses tempos. É complicado mas, precisamos fazer o possível para deixar nossa mente livre de excesso.
      Beijocas.

      Excluir
  9. É difícil de desconectar em épocas assim, mas tenho diminuído a frequencia dos noticiários. To procurando fazer coisas em casa, já fiz cursos e adiantei vários posts no blog.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também consegui deixar alguns posts prontos e estou conseguindo atualizar o blog semanalmente que foi uma das metas para esse ano. Fazer coisas fora das redes sociais é ótimo.
      Beijocas.

      Excluir
  10. Já pensei fazer, mas ainda me falta a coragem para o fazer. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que tenha gostado e é muito bom quando conseguimos sair das telas.
      Beijocas.

      Excluir
  11. Acho bem importante fazer essa limpa e se desconectar as vezes
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Foi uma decisão maravilhosa que tomei, achei que me fez muito bem e eu diria que todo mundo alguma vez na vida deveria fazer o teste para ver como flui com cada um.
      Beijocas.

      Excluir
  12. Acho que não só detox digital, mas é bom analisar e fazer um detox da vida. Com certeza essa quarentena me trouxe muita reflexão e vai me fazer uma pessoa melhor, mais agradecida, mais positiva, e que quer se rodear de gente igual. Porque energia negativa a gente quer distância né?!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique, estou fazendo um detox da vida nessa quarentena, comecei com o digital e fui para outras áreas da vida e confesso que foi uma decisão que me mostrou outros aspectos e muitas reflexões. Precisamos estar rodeados de pessoas que tem pelo menos alguns pensamentos parecidos e sejam positivas.
      Beijocas.

      Excluir
  13. Como estou na faculdade e tenho bastantes coisas a fazer ainda não me aconteceu, mas nunca se sabe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que nunca tenha acontecido, é bom ter uma rotina.
      Beijocas.

      Excluir
  14. Vc desinstalando apps e eu instalando, hahahaha. A verdade é que eu tenho lido, produzido conteúdo, cozinhado... mas algo que realmente me relaxa e diminui minha ansiedade é jogar no celular, então eu venho gastando um tempo considerável com isso.
    Gostei da sua experiência com o detox, eu tenho mesmo é evitado ficar rodando o feed do Instagram e do Facebook, e não vejo noticias.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leslie acredita que não tenho nenhum jogo no celular hahahahaha, preciso testar isso algum dia pra ver se vou gostar também.
      Amei saber que está produzindo conteúdo, cozinhado e fazendo várias coisas. Eu descobri que amo cozinhar hahahaha
      E quanto ao detox digital eu amei tanto que quero fazer de novo em breve.
      Beijocas.

      Excluir
  15. O detox que ando fazendo é de tv aberta, porque é só o que passa sobre a pandemia
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Faz bem fazer esse detox dos noticiários, só passa notícias sobra a pandemia o dia inteiro e isso acaba afetando demais a nossa saúde.
      Beijocas.

      Excluir
  16. É super bacana fazer esse detox, percebo que não tenho ficado tanto online e não preciso estar em todas as redes sociais, tenho postado menos, interagido em alguns horários e isso tem me feito bem nesse momento.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju!
      É bom rever o tempo que gastamos nas telas e com notícias, isso nos afeta demais. E, quando percebemos que ficamos bem sem o excesso de informação e a vida off é bem legal e é lá que acontece os melhores momentos que eternizamos para sempre na memória.
      Beijocas.

      Excluir
  17. Que bom que está conseguindo não sair, pois eu tenho que ir trabalhar 2 vezes por semana [os outros dias trabalho de casa] e sou eu que faço as compras. Estou precisando desse detox, mas no caso é de jogar, viciada em vários jogos, kkkkk.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Faz um detox dos jogos rsrsrsrs, acho que vai fazer bem. É ruim ter que sair nesse momento, aqui em casa só eu estou confinada 100% do tempo mas, tem dias que dá uma vontade de sair mas, respeito pela saúde. Entendo que precisa trabalhar, vá e se proteja tomando as medidas necessárias e vai ficar tudo bem.
      Beijocas.

      Excluir
  18. Desconectar das redes sociais as vezes é necessário, para ter momento pessoal nosso e saber selecionar quem realmente é importante na nossa vida e quem se importa conosco. Fiz um detox por um período e é muito bom, embora que sempre sinto falta do whatsapp, pois pra mim é um meio de comunicação rápido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É realmente um meio de comunicação rápido e é necessário fazer esse detox as vezes. Concordo quando disse que com o detox acabamos analisando quem temos por perto e quem queremos ter por perto.
      Beijocas.

      Excluir
  19. Oi Vanessa, rudo bem?
    Esse período de quarentena também fiz exatamente a mesma coisa; me distanciei da tv, notícias, algumas redes e até mesmo do blog. Precisava respirar. Tenho trabalhado de casa, então, quando termino meu turno de trabalho fico bem longe do pc e vou fazer outras coisas offline, e foi maravilhoso preciso dizer. Voltei a ler com muita frequência, desacelerei, e refleti muito tempo. Essa parada brusca nos fez ver o quanto somos frágeis e como damos importância de mais a coisa sem importância.
    bjus
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem por aqui.
      Bom ver que você também ficou longe das notícias e das telas. Eu só não fiquei distante do blog mas, criar uma rotina me ajudou bastante.
      Com certeza esse período, essa parada nos fez rever conceitos e ver o que realmente importa e o que precisamos para viver.
      Beijocas.

      Excluir
  20. Também me desconectei, é incrível como pensamos que precisamos de tantas coisas, e estávamos enganados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bruna, é verdade. não precisamos de tantas coisas assim, é incrível conseguir observar isso nesse turbilhão de sentimentos e momentos que estamos vivendo com essa pandemia.
      Beijocas.

      Excluir
  21. Olá, Vanessa.
    Eu estou saindo uma vez na semana para ir ao mercado. Minha mãe é cardíaca e a dieta dela inclui verduras e legumes que não duram mais do que uma semana. Eu acredito que as pessoas passavam muito tempo nas redes sociais. Eu sempre vejo o povo perguntando como eu leio tanto, é porque o tempo que alguém passa lendo postagens em redes eu passo lendo um livro hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Entendo bem, aqui em casa compramos legumes também as vezes compramos e dá para quase 15 dias e as vezes se sai antes desse período. Acho que se passava mesmo muito tempo nas redes sociais e nesse período em que precisamos ficar em casa isso ficou em maior evidência, as pessoas estão percebendo isso porque o excesso de telas e de informação não é tão bom assim, e passar tempo lendo um livro é maravilhoso, também amo ler.
      Beijocas.

      Excluir
  22. OI Vanessa, eu também senti essa necessidade de Detox Digital. Senti necessidade de fazer coisas fora das telas. Tipo ler um livro físico. Pintar, ficar paradinha deitada na cama só pensando na vida. Dei uma desconectada. Mas já voltei e estou tentando equilibrar. Acabei de comprar outro livro físico para dar uma desligada do mundo online.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu amo livros físicos, ano passado coloquei a meta de reler meus livros, fui relendo e me desfazendo para que outras pessoas pudessem ler também. E fui cada vez mais diminuindo a minha estante, achei que ficou melhor pra mim sem tanta coisa para ficar limpando mas, confesso que prefiro comprar livros físicos e depois passar para outras pessoas. E gostei de saber que sentiu a necessidade de fazer outras coisas longe das telas, me lembrou que teve um tempo que eu passava horas fazendo trabalhos manuais como vagonite, crochê.
      Beijocas.

      Excluir
  23. Olá!
    Eu estou me afastando mais das redes sociais nesta quarentena e acabei ficando um bom tempo sem elas no celular. Acho de extrema importância tirarmos um tempo para cuidar da nossa alma. Amei sei post, muito inspirador.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fez bem em se afastar das redes nesse tempo, é muito bom para nossa ansiedade e excesso de informação, senti que isso ficou evidente na minha vida e me trouxe um alívio enorme.
      Beijocas.

      Excluir
  24. Olá! Fico feliz que tenha gostado e são tempos difíceis sim.
    Beijocas.

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves