28 julho 2020

QUASE 30 – LEVE SUA HISTÓRIA COMO APRENDIZADO, NÃO COMO UM PESO

| 111Comentário


Já passou da meia noite e continua latejando em minha mente como será daqui pra frente. Quais as mudanças que virão, e se até agora eu soube aproveitar bem a vida.

São quase 30 anos, muitas histórias ou nem tanto assim, depende do ponto de vista. São muitas emoções, muitas conquistas e desafios, ou nem tanto assim.

São muitos questionamentos, isso com certeza tem muitos. Muitas dúvidas e uma reflexão sem fim sobre como esses 29 anos foram vividos. Dá certa nostalgia e confesso que ultimamente a música “Aquela dos 30” está fazendo parte constante do meu repertório.

“Aumentou a pressa de viver, de realizar sonhos, de ousar mais e de arriscar cada dia mais.

Viver, ser feliz, no momento tenho pressa de fazer o que ainda não fiz. Não tenho tanto medo dos julgamentos que sempre tive, tem coisas que com o tempo percebemos que não faz diferença na nossa vida e se formos parar e ver o que vai ser aprovado por outra pessoa e não por nós não estaremos vivendo a vida que merecemos e queremos. Viver sem buscar aprovação alheia, viver sem medo de ser feliz, viver sabendo que a vida é curta e nessa idade ou até antes dos 30 descobrimos que o tempo não é tão longo quanto imaginávamos. O tempo passa rápido demais, oportunidades que passaram e não voltam.

“Jovem demais para achar que a vida acabou aos 30 e velha demais para reviver e repetir o que já passou.”

Nesse turbilhão de sentimentos e nessa incrível nostalgia que vem com força nesse momento revivemos o passado mesmo que seja apenas dentro de nós. Como vivi até hoje? Como foi a experiência e a sensação do primeiro emprego antes dos 20 anos. Como foi sentir o frio na barriga de apresentar o trabalho de conclusão do curso e de poder fazer a colação de grau? Quantas emoções! Quantas conquistas!

Vem à mente como foi o primeiro beijo, o primeiro namorado que hoje é seu amigo, aquele amigo que entrou para família e que você sabe que pode contar. Quanta coisa acontece nesses anos e quantas pessoas vêm e vão, e podemos apreciar a beleza de quem fica, de quem tem liberdade para voar, mas escolhe sempre voltar e ficar. 

Como é bom olhar para trás e saber que viveu experiências que queria. Saber que sonhava em ir à balada, teimou e foi. Chegou lá detestou, achou chato e tentou de novo várias vezes e viu que aquilo não combinava mesmo com o seu eu. Descobriu que sempre amou fazer trilhas, explorar novos lugares, conhecer pessoas, fazer amigos. Descobriu que um simples oi na fila de um banco pode mudar uma vida. Um simples oi trás pessoas, trás amigos que acabam se tornando da família. Um simples oi muda vidas.

É a metade da caminhada! Você imaginou está com a vida estabilizada, perfeita, talvez casada e com filhos. Mas, os planos mudam, as prioridades mudam no decorrer da vida e tem um momento que você se compara com sua amiga quem tem 3 filhos, um marido, o emprego dos sonhos, uma pessoa que lava e passa para ela e a família. Uau!!! Que diferença da sua vida! Da vida de uma garota que preferiu descobrir o mundo, conhecer lugares, pessoas, ter diferentes experiências e que acha isso o máximo. Essa garota um dia quer filhos, marido, uma vida tranquila, mas não precisa ser aos 20, não precisa ser aos 25, e também não precisa ser aos 30. Precisa ser quando o coração disser que está na hora. Que é o momento de viver isso.

Triste? Não! Apenas real.

Vamos agradecer! Saber que cada momento, cada conquista e cada obstáculo que foi percorrido nos ensinaram, nos trouxe experiência. Trouxe pessoas. Trouxe vida e nos ensinou algo.
Esses quase 30 anos não foram perfeitos, foi real, o que é muito melhor.

Perfeição não existe, é uma ilusão. E, se você chegou nessa idade e viu que nada foi tão perfeito assim você pode ser grato e saber que viveu uma vida real. 

Se com quase 30 anos, você quiser largar sua profissão para seguir outra não ache que é tarde demais, é só mais uma fase que você vai fazer dar certo e está pronta para viver, experiências novas e reais. Experiências essas que quando você estiver perto dos 40 e olhar para trás verá que valeu a pena.
Você não precisa provar que é feliz para outros. Você precisa provar que é feliz para você, do seu jeitinho, da sua maneira.

Não viva um padrão, somos muito mais que isso, um filme que amo e que mostra isso é “De repente 30”. Não somos obrigados a viver nos padrões, vamos escolher como vamos viver. Vamos ousar! Vamos simplesmente fazer o que tiver vontade porque temos uma única vida e vamos querer daqui há alguns anos olhar pra trás e ver que escolhemos diversos caminhos que nos fizeram chegar onde estamos hoje, e vamos nos orgulhar disso.

Não importa se o caminho mudar, o que importa é que eu vivo de forma real e não perfeita e hoje tenho novos sonhos. E digo que é o sonho dos 30.

111 comentários:

  1. Adorei a reflexão! Ao longo da minha vida os planos e prioridades mudaram e ainda bem. Não imagino como seria se tivesse mantido os mesmos planos de antes.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Mudanças de planos são necessárias para mudarmos a rota, a direção muda com o tempo.
      Beijocas.

      Excluir
  2. Olá, Vanessa.
    Adorei seu texto, excelente reflexão. Acredito que o que mais mudou pelo menos para mim foi que passei a me importar mais com minha opinião do que com a dos outros. Se eu estava feliz, porque tinha que mudar para agradar aos outros.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil, é verdade e isso é amadurecimento né?!
      Entender que vamos conviver sempre com nós mesmas e saber que a nossa opinião deve ser a mais importante sempre.
      Beijocas.

      Excluir
  3. Sabe, eu tenho um desafio grande com deixar os erros ou fracassos do passado por lá, sem trazer junto comigo como um peso. É algo que tenho trabalhado cada vez mais em mim. E seguimos...

    Bjukas!
    SengoGigi ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu também trabalho isso diariamente, mas já entendi que deixar os erros lá atrás é a melhor forma de seguir em frente.
      Beijocas.

      Excluir
  4. Acredite que a cada ano que você viver, você ficará muito mais madura e segura para as mudanças que acontecerem na sua vida.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo conselho, não podemos ficar sempre olhando para trás, nós mudamos a medida que amadurecemos.
      Obrigada!
      Beijocas.

      Excluir
  5. adorei o post! <3
    eu cheguei nos 30 ano passado e sinto que muita coisa mudou internamente!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, temos quase a mesma idade que legal rs
      Muita coisa está mudando diariamente aqui dentro, acredita, são muitas coisas que passam pela cabeça e parece que a cada dia quero que as mudanças aconteçam mais rápido.
      Beijocas.

      Excluir
  6. Olá, Vanessa,

    Menina, 30 anos é uma idade maravilhosa, é o auge da vida, do vigor, das expectativas, dos esforços para realizar os sonhos... Claro que nem tudo sai conforme os nossos planos, mas isso também faz parte. Então, desejo que esta nova idade te traga muitas alegrias!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que comentário bacana, acho uma idade diferente um tanto reflexiva pra mim hahahaha, metade da vida chegou e me assustei com isso. Espero consegui terminar alguns projetos e realizar ainda várias coisas.
      Beijocas.

      Excluir
  7. Oi Vanessa, tudo bem?

    Adorei o texto. Já tive essa reflexão quando estava perto dos 30... hoje já estou beirando os 40 e quando penso que chegarei lá sem meu primeiro beijo prefiro nem pensar pra não ficar triste... hahaha...

    Se tem uma coisa boa que a idade me trouxe foi aprender a ignorar discussões que não valem à pena e isso vale muito! Idade é só um rótulo. A gente não precisa seguir roteiro. E se você tiver saúde suficiente, não faz diferença ter 20,30,40,50...

    Até mais;
    Mente Hipercriativa & Universo Invisível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem por aqui.
      Fiquei feliz em saber que gostou do texto, é bom demais e temos a vida inteira para realizar metas e traçar novos planos. Não podemos focar só no que ainda não conseguimos fazer, né!
      Concordo com você que se a nossa saúde tiver boa não importa a idade que ainda conseguiremos lutar pelos nossos objetivos.
      Beijocas.


      https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

      Excluir
  8. Amei a reflexão. A gente acaba criando medo por uma idade ao invés de criar coragem. No auge dos meus 24 eu fiquei achando que não tinha mais como mudar o rumo das coisas, que o tempo já havia passado e esse texto me fez olhar de outras formas.
    Eu amo De Repente 30
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Tb amo o filme De repente 30 rs, acho uma boa e vou assistir hoje de novo rs.
      É muito bom refletir quando esses momentos chegam e muitas vezes achamos mesmo que não vamos conseguir mudar o rumo das coisas, mas com esforço podemos conseguir.
      Beijocas.


      https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

      Excluir
  9. Ainda és muito nova! Que a vida te sorria sempre!
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  10. lindo texto, eu já passei dos 30 e tendo a idade que tivermos temos que encarar nossa história como aprendizado

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensando dessa forma , é bem verdade. Temos que encarar nossa idade como aprendizado.
      Amei.
      Beijocas.

      Excluir
  11. Saudade dos meus 30 anos!!
    Se eu soubesse tudo o que me esperava hoje.. eu tinha feito de outro maneira.

    Desejo um Feliz Aniversário com muita saúde e paz!!

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!
      Acho que sempre sentiremos saudades de alguma época da nossa vida, eu também já teria feito várias coisas de maneiras diferentes mas, acho que de qualquer forma é aprendizado e se não fosse de determinada forma não teríamos aprendido.
      Beijocas.


      Excluir
  12. Oi, Vanessa!
    Amei a sua reflexão <3 eu tenho só 18 anos, prestes a completar 19 e me vi em várias frases do seu texto. Às vezes a minha pressa de chegar ao destino me atrapalha de aproveitar a viagem, e parece que se eu não resolver minha vida AGORA eu nunca vou conseguir fazer isso :P Eu preciso realmente desacelerar haha
    Que essa nova fase de sua vida te traga muitas felicidades! :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Uma menina, meus 19 foi tão bom rs, gostei demais de saber e aproveita essa fase tão maravilhosa, aos 20 arrisque e faça o que puder.
      E, eu preciso todo dia me treinar muito para não querer somente chegar no objetivo mas, aproveitar a viagem, cada momento é especial e acabamos muitas vezes pela pressa perdendo muita coisa.
      Beijocas.

      Excluir
  13. Amei essa reflexão, ainda estou com 21, é incrível como a gente muda, né? Sai de casa bem cedo, passei por algumas situações e isso me fez ver tudo como aprendizado, tanto o que já aconteceu, como tudo que acontece! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá!
      É incrível como temos muitas fases na vida e muitas vezes precisamos amadurecer depressa. Tudo nessa vida é aprendizado e isso nos faz ver muitas e inúmeras possibilidades ao longo do tempo.
      Beijocas.

      Excluir
  14. uma bela reflexão, também estou chegando lá e as dúvidas são muitas

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, as dúvidas vem como uma cachoeira e muitas incertezas ao longo do tempo, espero que tudo ocorra bem.
      Beijocas.

      Excluir
  15. Entendo perfeitamente o que queres dizer... Quando cheguei aos 30 senti exactamente as mesmas coisas!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não sabia que você já tinha 30. Gostei de saber, e acho que em cada fase são muitas reflexões diferentes.
      Beijocas.

      Excluir
  16. Olá Vanessa
    Linda reflexão. A vida passa muito rápido, que possamos viver intensamente cada dia com sabedoria. Bjs querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fiquei feliz que tenha gostado da reflexão, a vida passa rápido demais e quando paramos para observar muitas coisas que queríamos ter feito ficaram lá atrás.
      Beijocas.

      Excluir
  17. OI Vanessa, ótima reflexão. Bom olhar para trás e saber que realizou e conquistou muitas coisas. Bom olhar para frente e saber que tem tempo e possibilidades. Muitas vezes somos cobradas por metas e padrões de realizações ultrapassados, que não olham as novas realidades da época, do local, da cultura e pessoais. Somos únicos, desejos diferentes, vontades diferentes, tempos diferentes. O importante é se sentir realizada e com sonhos ainda a realizar, com coragem para renovar idéias e ideais.
    Viva muito intensamente em qualquer idade.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chris, fiquei feliz em saber que gostou da reflexão. É bom olhar para trás e ver o que já conquistamos e olhar para frente e saber que podemos conquistar muito mais. Amei ver por esse lado, o mais importante é ter forças e saúde para realizar o que queremos.
      Beijocas.



      Excluir
  18. Eu nem acredito que estou chegando nos 30 também... com certeza mudei muito e hoje em dia eu vivo bem melhor mentalmente do que uns anos atrás
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Gostei demais de saber que tb está chegando aos 30. Mudamos demais a cada dia, e ano que passa, são muitas novas experiências.
      Beijocas.

      Excluir
  19. Ótimo texto! Estou + perto dos 40 que dos 30 e posso te dizer que quase todos os melhores momentos da minha vida foram após os 30.


    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Amei demais sua reflexão <3
      Acredito que muitos momentos acontecem ao longo da vida e muitas vezes perdemos alguns momentos importantes por deixar de observar ou de vivenciar integralmente isso.
      O mais importante é que conseguimos fazer muitas coisas mesmo depois dos 30, mesmo com muitas reflexões o mais importante é ter saúde para continuar conquistando objetivos.
      Beijocas.

      Excluir
  20. Ótimo texto de reflexão.
    Penso muito assim que não existe padrão não temos que ter a própria casa antes dos 30, ser formada, bem sucedida, ganhar muito bem. São tantas coisas que "nos obrigam" a acreditar e pensar assim que temos que fazer tudo antes dos 30 e não é assim. Eu to com 28 anos moro com meus pais e sou muito feliz juntando dinheiro para o meu futuro na minha casa um dia.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pam, que comentário lindo. Amei.
      Verdade, penso muito nisso que com 30 já teria que ter uma vida estabilizada e não foi bem isso que aconteceu, queria ter mais coisas mas, não podemos só pensar no que queríamos mas, no que podemos e no que já conseguimos até hoje.
      Juntar e fazer uma reserva é muito necessário nos tempos de hoje.
      Beijocas.


      Excluir
  21. Respostas
    1. É realmente bom olhar pelo lado bom da vida.
      Beijocas.

      Excluir
  22. Apesar de saber que não devemos temer a idade, em todos os meus aniversários eu me sinto depressiva, haha. Esse ano vou completar 27, mas os 30 me ronda, sempre penso que entrarei em colapso quando chegar aos 30 anos, mas a sua reflexão conseguiu me acalmar, tudo é mesmo vivência e experiência e esse tipo de bagagem é como um tesouro que carregamos até o fim da vida. E ainda bem que nossos planos mudam e as circunstâncias também, pois hoje eu percebo que meu jeito de pensar mudou pra melhor em comparação de quando eu era mais jovem.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leslie, pensando dessa forma é bem melhor, meu jeito de pensar também mudou bastante em comparação de quando eu era mais nova, mudei em diversos sentidos e acredito que ao longo da vida ainda mudarei muitas vezes.
      E, eu me sinto igual você no dia que fico mais velha, meio sem vontade de fazer as coisas, só refletindo e vendo o que pode ser feito e o que ainda gostaria de fazer.
      Beijocas.

      Excluir
  23. Amei sua postagem, me fez lembrar do filme "De Repente 30", a idade do sucesso. hehe
    Eu também fico refletindo sobre minha vida, afinal, tenho 26 anos de história e muitas burradas também, mas carrego com orgulho. Sem contar o tanto de fios de cabelo branco que estou tendo. kkkk
    Apesar de não ter conseguido tantos objetivos na vida, me orgulho das pequenas coisas que conquistei e da minha força de vontade em passar por momentos ruins e superá-los.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O filme é bem legal, vou assistir hoje para relembrar. Refletir faz parte da nossa vida sempre e acho que a cada ano que passa refletimos mais e mais e mudamos também.
      Eu também não conquistei tudo que eu queria fazer, mas acredito que ainda terei um tempinho para correr atrás e realizar, e gostei de ver a sua forma de ver as coisas, precisamos nos orgulhar pois, é a nossa história e já conquistamos muitas coisas nesses 30 anos, muitos aprendizados vieram.
      Beijocas.

      Excluir
  24. Belíssima reflexão. E certíssima também! Estou próxima dos 30, e mesmo com toda a pressão social e familiar pra realizar muitas coisas, vivo no meu tempo, fazendo as minhas coisas, sem pressa, mas também sem me conformar com o status quo. Eu acho que sempre precisamos valorizar nossa trajetória, o que somos, o que já vivemos e tentar ficar bem o máximo possível. As coisas que tiverem que ir acontecendo, vão acontecendo em seu tempo mesmo, como você mesma escreve ><

    Abraços
    https://monautrecote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É verdade, as coisas vão acontecendo num certo tempo, nem sempre no tempo que queremos que aconteça. E, parece que nessa idade a pressão vem em dobro e parece que se você ainda não fez ou não tem determinadas coisas você não está fazendo as coisas da maneira certa. O importante é valorizar realmente a nossa trajetória e saber que fomos capazes de chegar até aqui e aprender com cada etapa da nossa vida.
      Beijocas.

      Excluir
  25. Muito bem Vanessa, é assim que devemos olhar para a vida, como uma caminhada de conhecimento, de auto-conhecimento, o sucesso não é um fim a felicidade sim!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada :)
      Devemos olhar sim como uma caminhada, uma jornada a ser trilhada sempre, e em cada etapa da vida aprendemos cada vez mais e vamos adquirindo muita experiência.
      Beijocas.

      Excluir
  26. Que texto lindooo ♥
    Eu também estou chegando perto do 30 anos e ás vezes me bate um desespero e começo a me comparar... Mas também sei que cada pessoa é única, vive coisas diferentes e cada um tem seu tempo.
    Enfim, adorei seu post!
    E o filme “De repente 30” é demais né? Eu também adoro.
    Ah, mimosa é mexerica ou tangerina, aqui em Curitiba falamos mimosa hahaha :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz em saber que gostou.
      Fiquei feliz em saber que tem várias pessoas aqui pertinho dos 30 rs, e realmente bate um desespero pelo que queremos alcançar e por parecer que chegamos a metade de vida, mas é sempre bom ver o copo meio cheio e ver que podemos alcançar muitas coisas.


      Fiquei encucada muito tempo e procurando o que era mimosa hahahahahah, amei saber que é tangerina rs

      Excluir
  27. Ah! Que texto mais acalentador. É uma nova fase que se descortina em sua vida. Aproveite ela da melhor maneira.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fiquei muito feliz que tenha gostado do texto, é uma nova fase que temos que aprender e viver bem com ela. Obrigada e tentarei aproveitar e conquistar vários objetivos.


      E, bom descanso nesse período.
      Beijos.

      Excluir
  28. I have so many thoughts in front of me, I turned 30 last year and it was a certain important milestone
    http://www.recklessdiary.ru

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fiquei feliz, temos quase a mesma idade, você é só um ano mais velha que eu.
      É tão bacana conseguir conquistar nossos objetivos e fiquei feliz por você está conseguindo, espero que os 30 me traga boas recordações e que eu consiga conquistar o que não consegui concluir.
      Beijocas.

      Excluir
  29. Ainda somos jovens e os planos estão sempre a se alterar e é isso que torna a vida não tão monótona, adoramos a sua reflexão :)
    Beijinhos 😊 , Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É verdade a vida sempre se altera e os planos também, e ver pelo lado de que isso não torna a vida monótona dá um gás a mais para continuar.
      Beijocas.

      Excluir
  30. Olá...
    Amei demais seu texto, suas reflexões e é possível sentir cada sentimento presente em cada palavra! Essa semana completei 26 anos e meio que me senti um pouco velha, mas ao ler seu texto me senti muito nostalgica e só coisas boas vieram na minha mente... O ser humano se acostumou a ter medo da idade e acho que isso é um dos acontecimentos mais belos.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que reflexão importante também, o ser humano passou a ter medo da idade, de envelhecer e isso realmente é belo porque é com o passar doa anos que vamos vivendo, tendo experiências e muitas recordações. Não se sinta velha, falta muito tempo até você chegar aos 30.
      Beijocas.

      Excluir
  31. Feliz aniversário Vanessa!, mesmo que atrasado hehe
    Eu fiz trinta ano passado e sua reflexão me fez lembrar um pouco da minha própria. Por um lado eu queri que muita coisa fosse diferente, por outro estava agradecida por todas as coisas que eu tinha e comecei a agradecer até mesmo por aquilo que queria mas ainda não tinha conquistado. Como você mesma disse no seu texto, não somos velhos para iniciar algo novo, mas não tão jovens para repetir certo erros do início da juventude.
    Que esse ano seja um ano maravilhoso pra você. Um abraço bem apertado.
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fiquei feliz em saber que também tem 30 anos, eu estava nesse dilema que você descreveu. mas, é verdade temos que agradecer pelo que já vivemos até aqui e agradecer muito pelas experiências e por termos saúde. E, quanto ao que virá é essencial que consigamos aproveitar ao máximo cada momentos e saber aproveitar melhor a caminhada e não só as conquistas finais.
      Obrigada <3

      Excluir
  32. Oi Nessa, tudo bem?
    Essa reflexão é muito importante pois cada um de nós tem seu próprio tempo e prioridades. A gente tende a pensar que a vida tem um roteiro único com checkpoints em determinadas idades, mas é ilusão.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É verdade, cada um tem seu próprio tempo e é uma ilusão se comparar ou aceitar muitas críticas e cobranças do que se deve ter porque está com essa idade. faz parte da vida agradecer pelas nossas conquistas e lutar para viver melhor.
      Beijocas.

      Excluir
  33. Essa idade pode ser assustadora, né? Principalmente, quando a gente para e pensa: meu Deus, pensei que a vida seria bem diferente aos 30. Mas é o que você falou... Os sonhos mudam, os caminhos se transformam e não é preciso seguir um padrão para ser feliz. Quando cheguei nessa idade, fiquei com medo, mas aprendi muita coisa e ainda estou aprendendo. Nada é como eu imaginava, mas sem querer cair no clichê: ainda bem! O importante é viver o real, que é tão belo quanto o imaginário. Enfim, amei a reflexão. Aproveita cada minutinho dessa nova etapa, que tem muita coisa boa. Juro! ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol parece muito assustadora ainda mais quando não estamos dentro dos "padrões que a sociedade exige". Também pensei que seria diferente do que está sendo mas, é o que se tem para hoje rs
      Os sonhos e caminhos mudam, é verdade. Aprendemos sempre a cada dia com muitas novas experiências e espero poder ter muitas realizações e conquistar ainda o que não consegui.
      Vou tentar aproveitar ao máximo essa fase.
      Beijocas.

      Excluir
  34. Oi, como vai?
    No momento eu tenho 25 mas já comecei a refletir sobre a minha vida e tudo o que passei. Tenho um pouco de medo sobre como será daqui pra frente mas também estou ansiosa. Que seja uma nova década maravilhosa e com bons aprendizados.

    Abraço ♥,
    Larissa - Blog: Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem por aqui :)
      Ainda falta um pouco para chegar aos 30, mas te entendo e sei como é ficar ansiosa. faz uma listinha de coisas para fazer antes dos 30, eu achei bem legal e é uma forma de correr atrás e fazer várias coisas que temos vontade.
      Beijocas.

      Excluir
  35. Sim, vida perfeita é uma ilusão e "Aquela dos 30" é meu lema há um tempo... kkk Tenho 31 anos e ainda não me casei, e nem sei se terei filhos um dia, talvez, quem sabe... Mas prefiro não fazer as coisas com pressa, quero fazer os passos no meu tempo, sem cobranças. Acho que essa é uma das grandes lições que temos que aprender, a de que se cobrar só nos faz infelizes e certas coisas só tem importância para um perfil de rede social bonitinho. A vida real é muito diferente e é preciso ter a cabeça mais amadurecida e coragem para encarar as lições que aprendemos.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Viver fora dos padrões que os outros exige requer coragem e determinação, e temos que nos orgulhar, eu também não tenho filhos e isso é algo que as pessoas falam que eu já deveria ter mas, não é meu sonho no momento, não agora. Gostei de saber que você quer as coisas no seu tempo, é sempre bom pensar dessa forma, cada um tem um tempo diferente para realizações e nosso tempo nós determinamos, vou ver por esse lado e aproveitar o que ainda posso e quero fazer.
      E, concordo que a vida real é bem diferente e com cada etapa amadurecemos e conseguimos ver melhor as coisas.
      Beijocas.

      Excluir
  36. Linda mensagem. Esse padrão que a sociedade colocou de que é "tarde de mais" nos trava às vezes. Mas nunca é tarde de mais, como você falou. Para nada! Saibamos agradecer nossa trajetória e nos empenhar para realizar tudo que queremos com muita felicidade e amor. Meu aniver é em setembro <3 Mas o meu já passou dos 30 kkkk

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico muito feliz em saber que gostou. É verdade que a sociedade impões muitos padrões mas, precisamos cuidar e realizar o que temos vontade e queremos. Nunca é tarde demais com saúde e força de vontade. Precisamos ser felizes com muito amor.
      Beijocas.

      Excluir
  37. Olá Vanessa querida


    A vida é feita de momentos...
    E estar aqui está sendo um momento especial...
    Já estou seguindo e voltarei sempre que puder...
    Se quiser, dá uma passadinha no meu também...
    Quem sabe não gosta e segue também...

    http://cristalssp.blogspot.com

    Beijos 
    Ani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Realmente a vida é feita de momentos e os momentos que ficam marcados em nossa trajetória. Seja muito bem vinda e seu cantinho é muito especial.
      Beijocas.

      Excluir
  38. Oi Vanessa,
    Chegando aos 30 anos, uma frase de Mulherzinhas me pegou de jeito recentemente: não desmereça o sonho dos outros, só porque é diferente do seu. E é muito propício para sua postagem, sobre termos orgulho de quem somos e sempre buscarmos nossa felicidade, não o que o outro vê como o ideal.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu estou encantada com a frase, até anotei aqui e por causa da frase lerei o livro. E, é bem verdade que não podemos desmerecer o sonho dos outros porque não é o nosso, sonhos são sonhos e são para serem realizados no tempo que conseguimos. Amei e obrigada <3

      Excluir
  39. Oi Nessa, como vai?
    Passei aqui novamente pra agradecer sua visita e desejar boa semana. ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prii, tudo bem por aqui, obrigada você e ótima semana.
      Beijocas.

      Excluir
  40. Adorei a reflexão, constantemente me pego pensando no que deixei de viver por medos e inseuranças sempre pensando no outro e nao em mim mesma, acredito que temos o nosso tempo pra tudo e viver para nós mesmas é um ato de amor genuíno <3 e aos poucos vou ganhando segurança pra ser livre
    te desejo muuitos novos aprendizados, seu texto é inspirador, como sempre <3
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fiquei muito feliz ao saber que gostou da reflexão. Eu também me pego pensando em coisas que ainda não fiz por medo mas, sempre penso que é melhor ir com medo mesmo do que depois me arrepender de não ter feito, acho que prefiro quebrar a cara tentando do que deixando de fazer rsrsrsrs Mas, aos pouquinhos estou ficando mais restrita e selecionando o que fazer rs.
      Vamos aos poucos ganhando segurança e amadurecer com o tempo ajuda nessa segurança que precisamos ter.
      Obrigada <3
      Beijocas.

      Excluir
  41. Muito bacana a reflexão! Estou quase chegando nos trinta, falta um pouco mas estou quase lá. Acho que a gente tem que viver de modo mais sincero pra nós mesmos. Viver a vida que queremos e sermos felizes.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fiquei feliz em saber que gostou da reflexão, precisamos mesmo viver de um modo satisfatório para nós mesmos e de forma sincera que nos faça bem. precisamos focar em ser felizes sempre.
      Beijocas.

      Excluir
  42. Adorei o texto e a reflexão. Estou com 30 e me enxerguei em várias coisas aí.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fiquei feliz que se enxergou em várias coisas nesse texto, acho que quando chegamos nessa idade pensamos muitas coisas parecidas e vem um momento de muita reflexão.
      Beijocas.

      Excluir
  43. Olá Vanessa,
    Mudanças de ciclos sempre me deixam anciosa pelo novo que virá! A sua reflexão esta sensacional! E que o novo que irá se iniciar seja maravilhoso em sua vida!

    Com amor, Tha <3

    https://escritosagiulietta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Verdade quando mudamos de ciclo também fico ansiosa e com muitas expectativas e ao mesmo tempo com um "medinho" do novo mas, eu gosto de mudanças apesar dos desafios que virão. Que seja maravilhoso <3
      Beijocas.

      Excluir
  44. Oi Vanessa,

    O tempo passa tão rápido, se pararmos para refletir podemos ver quantas mudanças temos na vida.
    Adorei a postagem.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A vida passa num piscar de olhos, quando vamos parar e observar muita coisa mudou e passou então penso sempre em aproveitar e fazer o máximo que eu puder.
      Beijocas.

      Excluir
  45. Oi, Vanessa!

    Desculpe demorar tanto tempo pra vir te fazer uma visita e me juntar aos seus seguidores. No início, vim aqui por um motivo, agradecer sua presença no meu blog e retribuir à visita, mas depois de ler esse seu post, eu penso diferente. Penso que demorei demais pra te encontrar nesse mundo virtual, mas fico feliz por tê-la encontrado. Deus sempre possibilita esses encontros felizes de almas que se entendem!
    Quero dizer, que eu não tenho 30, eu já passei dele faz muito tempo, em Julho, fiz 50 e olho para mim e vejo que ainda tenho uma porção de sonhos para serem realizados, eu não termino aqui (nos meus 50), eu começo aqui e não interessa a idade cronológica, pois somos criaturas criadas para a eternidade.
    Meu corpo é de 50, mas minha alma é muito leve pra sentir o peso dos anos, por mais dificuldades que eu tenha enfrentado, por mais sofrimento que eu tenha testemunhado ou vivido, eu sou mais do que meus anos e seu texto foi certeiro a falar sobre todas essas coisas.
    Eu também me sinto assim, e espero que quando você chegar aos seus 50, você possa trazer dentro de si tantos sonhos jovens que a idade é o que menos vai importar, pois, enquanto houver um sopro de vida em você, você poderá fazer o que quiser e ser do jeito que você sempre foi, com todas as boas possibilidades.
    Beijão, querida.
    Vou visitar mais vezes seu cantinho.
    Se eu demorar, vai lá me lembrar que eu tenho uma alma gêmea por aqui, viu?
    Xero!
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drica sua linda, eu amei conhecer você através do blog, foi muito especial.
      Pega uma cadeira, um café e senta aqui que se eu pudesse passaria horas batendo um papo com você. Deus sempre coloca em nossas vidas pessoas especiais e esses encontros são maravilhosos.
      Amei quando você disse que não importa a idade cronológica e sim os sonhos que temos dentro de nós para conquistarmos. Isso é muito importante e a cada dia precisamos ter muita força de vontade e determinação para continuar sonhando e realizando.
      Espero chegar aos 50 com muitos sonhos jovens e realizando sonhos sempre.
      Pode deixar que estarei sempre lá te lembrando da minha amiga gêmea daqui.
      Beijocas.

      Excluir
  46. ótimo texto :) eu dei uma surtada quando tava chegando aos 30.


    Beijos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu acho que também estou tendo muitas reflexões e a cada dia com mais pressa de fazer as coisas rs, mas faz parte.
      Beijocas.

      Excluir
  47. Falta alguns anos ainda para mim chegar aos trinta, mas eu tento ver a caminhada da vida como algo bom. Não há como frear, e por isso acho que devemos abraçar nossa vida, todas as fases e todas as experiências.

    Gostei muito do texto!

    E feliz aniversário :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Aproveita muito essa caminhada e faça muitas coisas que tem vontade uma dica é fazer uma lista de 30 coisas para fazer antes dos 30 e tentar realizar tudo, eu amo listas e eu fiz hahahah
      Realmente não há como frear a idade e isso tem que chegar então é importante que consigamos aproveitar o máximo possível sempre.
      Beijocas.

      Excluir
  48. Menina, adorei esse post. É um ótimo texto que todos deveriam ler.

    Eu cheguei aos 40... mas confesso que morro de saudade dos 30 kkkk.

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Meu Instagram - @euannazanatta |

    | Neh Pucivi - Instagram de Memes |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu já morro de saudade dos anos anteriores hahahahah, sei que conforme o tempo passa dá uma nostalgia e muitas vezes bate uma saudade <3
      Espero consegui realizar muitas coisas que ainda quero e você também mesmo com saudade vamos viver nosso tempo.
      Beijocas.

      Excluir
  49. Texto inspirador. Nós não precisamos de vidas perfeitas mas sim histórias <3
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fiquei muito feliz que tenha gostado, realmente não precisamos de vidas perfeitas mas, de histórias reais que nos trazem muitos sentimentos e lembranças boas.
      Beijocas.

      Excluir
  50. Amei sua reflexão amiga, foi inspirador pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, fiquei feliz em saber que gostou.
      Beijocas.

      Excluir
  51. Gostei do texto! Queria ter lido antes de chegar aos 30!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sempre é tempo de renovar e fazer coisas novas né?!
      Bora viver o tempo que temos e amei saber que você gostou.
      Beijocas.

      Excluir
  52. Olá!
    Exatamente, vamos crescendo em todos os sentidos, é sempre bom evoluir e fazer coisas que queremos conquistar.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  53. Respostas
    1. Olá!
      Fiquei muito feliz em saber que gostou.
      Beijocas.

      Excluir
  54. Aí meu Deus!!! Estou sentindo tudo isso na pele... Velha demais,e ao menos momento acho que não tive tempo suficiente para fazer algo importante...
    Descreveu todos os meus pensamentos amiga... Ameii
    Beijinhos
    Cátila Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga,
      muito bom saber que compartilha dessas mesmas emoções. O tempo voa né.
      Beijocas.

      Excluir
  55. 30 anos a idade do sucesso, das conquistas e uma idade maravilhosa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeh, uma idade maravilhosa eu espero e espero conseguir o sucesso e paz que almejo na vida rs, e se Deus quiser marcamos um passeio ano que vem.
      Beijocas.

      Excluir

  56. Que reflexão mais linda Van, eu quando fiz 30, passei o dia chorando, juro, me senti mal parecia que não tinha feito nada na minha vida, mas já fiz tanta coisa e tenho muito mais para fazer, os 30 nos deixa mais seguras e mais vivas.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju, eu pensei que fosse passar o dia chorando, perdi o sono alguns dias antes e fiquei muito reflexiva, acho que veio um turbilhão de emoções e pensei em tudo que já vivi e no que ainda quero viver e como posso lutar para cumprir meus objetivos mais rápido, parece que o tempo ficou mais curto. Mas, podemos fazer muitas coisa, muitas conquistas e sempre olhar o que já fizemos e já conquistamos.
      Beijocas.

      Excluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves