01 dezembro 2020

6 DICAS PARA ORGANIZAR SUA VIDA DIGITAL

| 77Comentário

(Não autorizado copiar imagem)

Já parou para pensar como estamos todos conectados a todo o momento, seja no celular, tablete, facebook, instagram ou em qualquer rede social?

Vivemos numa era tecnológica e frenética, vivemos na era do imediatismo. Quando enviamos uma mensagem via whatsapp e não temos a resposta em 5 minutos já ficamos ansiosos e ficamos nos perguntando o porquê a pessoa ainda não respondeu. O que precisamos entender é que a nossa vida mão se baseia apenas no mundo virtual, temos uma vida off-line e precisamos apreciar todos os momentos olho no olho. 

Por isso precisamos organizar nossa vida nesse mundo digital, vou falar aqui algumas dicas de como podemos organizar a nossa vida digital, mas antes quero falar o porquê desse post. Eu estava passando uma tarde inteira tentando escrever artigos para o blog (nesse momento estou fazendo isso rs) e resolvi olhar e analisar os posts antigos que fiz aqui  assim que comecei a blogar, encontrei esse: Como começar o que ainda não começou. E então me veio à ideia de escrever como nos manter organizados nessa época que vivemos hoje.
1 - Estabeleça um tempo para responder mensagens nas redes sociais
Se a cada vez que o telefone sinalizar que chegou uma mensagem no whatsapp, instagram ou qualquer outra rede social e a gente parar tudo que está fazendo para olhar cada notificação vamos ficar reféns de um celular e não vamos conseguir fazer nada na vida. Precisamos de tempo real para viver e para produzir. Então, o primeiro passo é estabelecer horários para responder mensagens e ver as notificações do celular.

2 – Faça a limpa no e-mail e organize
Faça a limpa no que você não acha mais necessário e que não vai precisar. Lembra daquelas listas que você foi assinando, ‘descadastre-se’ do que você não quer mais receber. Não perca tempo apagando mil mensagens que chegam diariamente sem sequer ler. Veja o que realmente é importante e útil para você o que não for elimine!

3- Semanalmente dedique tempo para organizar tudo que fica no seu computador
Limpe sua área de trabalho, organize as pastas de fotos, planilhas, coloque tudo de uma maneira que fique visivelmente organizado, seguro e fácil de você encontrar. Transfira as coisas mais importantes, se possível para um HD externo para não ter o risco de perder.

4 – Redes sociais
Reveja suas redes sociais, veja quem você segue e se aquilo que está ali atualmente ainda é relevante para você. Pare de seguir perfis que não agreguem valor ou que você não quer mais acompanhar, fique somente com o que você gosta e precisa.

5- Não tenha medo de jogar fora
Separe o que não é útil para você, se passou um período de 6 meses e você não sentiu falta e não usou nenhuma vez nesse tempo provavelmente não é algo tão importante assim par você manter. Avalie e descarte tudo que tiver acumulando e pense se você tem determinado app, foto ou algum outro arquivo por apego emocional, por preguiça de tirar ou porque simplesmente ficou esquecido ali no seu computador. Jogar arquivos fora é como reorganizar o seu guarda roupa, muitas vezes parece que você tem mil roupas no guarda roupa e na hora de sair nenhuma te serve. Então, seja inteligente e tenha o essencial que te faça bem.

6 – Desconecte
Separe um dia ou algumas horas para ficar off-line, tire tempo para você. Desconectar para se reconectar consigo mesmo. Temos uma vida fora das redes sociais e cada momento é importante, então vamos aproveitar cada momento e viver de forma plena, leve,  organizada e feliz.

Conta aqui nos comentários como você se organiza e organiza sua vida virtual.

Beijos e até o próximo post.

77 comentários:

  1. Dicas muito boas. Deixo o meu elogio
    .
    Um dia feliz
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz em saber que ajudei com as dicas de organização.
      Abraços.

      Excluir
  2. Oi, Vanessa. Tudo bem? Muito legal o texto, bastante informativo e necessário. Eu costumo me organizar, embora não me organizo como deveria. Suas dicas irão me ajudar neste sentido. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que irei ser de ajuda na organização, é muito bom poder ajudar e saber que as dicas são bem valiosas e seguindo com certeza terá um cronograma e organização excelente.
      Abraços.

      Excluir
  3. Dicas super úteis e que ajudam a equilibrar o digital com o real!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É verdade, as dicas ajudam a ter esse equilíbrio com o mundo virtual e o mundo off, é muito importante essa separação.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Vanessa, tudo bem?
    Que postagem maravilhosa, com dias muito boas.
    às vezes quando tô um pouco bloqueada, também olho algumas postagens antigas minhas.
    Acho que meu maior problema é justamente o meu toc com relação a notificações. Eu não consigo ver um notificação e não olhar, e isso me atrapalha de mais. Preciso desligar as notificações ou sumir com o celular da minha frente quando tenho algo muito importante pra fazer.
    Abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bem do lado de cá.
      Amei saber que você gostou das dicas, eu desativei as notificações do celular, não aparece no meu hahahah, quando eu quero entrar em determinada rede social eu vejo quem deixou mensagem, abro exceção quando estou aguardando algo importante aí ativo tudo hahahah
      Tenta desativar as notificações por um mês e veja como é libertador rs
      Beijos.

      Excluir
  5. Isso mesmo, temos que buscar a racionalidade e o equilíbrio em tudo e o mundo digital tende a levar a gente a excessos e irracionalidades.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly, amei seu comentário, é exatamente asim, precisamos encontrar o equilíbrio e não fazer nada além do que podemos ou alcançamos.
      Beijos.

      Excluir
  6. Adorei as dicas Vanessa
    eu preciso organizar melhor meu tempo, para produzir melhor meus conteúdos
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou, se organiza sim, é maravilhoso e você vai ver como vai ter algum tempinho de descanso nessa lista.
      Beijos.

      Excluir
  7. Adorei as dicas e preciso segui-las mesmo, geralmente eu quero fazer tudo de uma vez e acabo não fazendo nada por completo hahahaha

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era assim, eu queria fazer tudo de uma vez. Sou muito ansiosa e separar as tarefas em blocos de horários ajuda demais na hora de fazer. Pode fazer esse teste também que com certeza dará certo.
      Beijos.

      Excluir
  8. Olá,
    hahaha eu sou a maior preguiçosa pra limpar e-mail.
    Depois que peguei gosto por ficar longe das redes fim de semana, sigo firme.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Amei saber que fica longe das redes finais de semana, eu não tenho dia específico para isso mas, amei demais essa sua ideia, acho que vou aderir isso, é libertador né.
      Quanto ao e-mail eu limpo toda semana para não ficar acumulado rs
      Beijos.

      Excluir
  9. Amei as dicas. Vivemos nessa onda de querer tudo no logo que esquecemos de aproveitar os processos. Eu sempre gosto de separar o tempo para cada coisinha para evitar a ansiedade.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou das dicas, eu sou muito ansiosa então separo minhas atividades em blocos de tempo e algumas com horário certinho, eu amo fazer isso porque ajuda demais e amei saber que faz assim.
      Beijos.

      Excluir
  10. Uau, ótimas dicas amiga.
    As vezes vivemos no caos, na correria e nem percebemos. Precisamos parar e organizar tudo para voltarmos a um ritmo bom. E muitas vezes é assim, precisamos parar e limpar, jogar fora o que não serve mais, tanto no real como no virtual.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou das dicas Monique, são ótimas para organização e ajuda a evitar a ansiedade por não saber onde começar a fazer as tarefas. E, concordo com você, precisamos mesmo parar, respirar e limpar tanto no mundo virtual como no real.
      Beijos.

      Excluir
  11. eu preciso muito fazer uma faxina no meu computador! tá lotado! kkkkkkk

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tira um tempo amiga e faz, começa o ano com tudo certinho e depois vai fazendo faxinas quinzenais e jogando fora o que não é necessário.
      Beijos.

      Excluir
  12. Respostas
    1. Amei saber que gostou, e fiquei muito feliz em saber que já faz.
      Beijos.

      Excluir
  13. Dedicar tempo para ter tempo é uma sensação muito boa!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma sensação maravilhosa rs, precisamos otimizar nosso tempo para ter tempo e fazer o que queremos e precisamos.
      Beijos.

      Excluir
  14. I love organization so i am always trying to
    organize all my emails and computer folders!
    hehehe very nice post dear, hope you are having a good day!
    kisses!

    My blog - Lalabetterdayz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Eu amei saber que você gosta de organizar as coisas, dá um alíviuo e deixa a nossa vida bem mais leve.
      Beijos.

      Excluir
  15. Olá
    De vez em quando eu sinto a necessidade de fazer um limpa na minha vida digital. É tão bom, faz a gente ficar mais leve depois. Não tem mais como ficar sem tecnologia, mas podemos sim usar ela da melhor forma, nos afastar daquilo que só abarrota, não acrescenta.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Amei saber que você faz essa limpa na vida digital, é muito bacana e dá uma liberdade, uma leveza quando fazemos isso. Ficar somente com o que tem significado para nós.
      Beijos.

      Excluir
  16. Excelentes dicas! Obrigada pela partilha :)

    ResponderExcluir
  17. Olá, Vanessa.
    Dicas muito valiosas. Acredita que até quatro anos atrás eu nem tinah celular. E sou dessas que usa, mas não vive em função dele. Olho mensagens três vezes ao dia, quando acordo, no almoço e a noite. Se abusar tem gente que até toma banho com o celular hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      É verdade, cada dia mais vemos as pessoas como se o celular fosse uma parte do corpo. É importante fazer como você.
      E, amei saber que até pouco tempo você não tinha celular rs
      Beijos.

      Excluir
  18. Mês passado praticamente passei todo fora das redes sociais e foi a melhor coisa da minha vida.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Amei saber, tem épocas que precisamos de férias das redes sociais mesmo. Faz bem para nós.
      Beijos.


      Excluir
  19. Gostamos das dicas, não temos costume de organizar nossa vida digital, mas já vamos anotar e por as dicas em pratica!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, vão ver muita diferença depois que começarem a organização, fica tudo mais prático e harmonioso sem contar da leveza em nós.
      Beijos.

      Excluir
  20. OI Vanessa, ótimas dicas. Eu preciso mesmo fazer um limpeza e sem medo de jogar fora. Muito obrigada por compartilhar.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris faz essa limpeza sim no computador e nas redes sociais, dá uma leveza muito boa.
      Beijos.

      Excluir
  21. Menina, eu procuro colocar em pratica a maioria das dicas que deu. Acho que só a da limpa nas redes sociais é que nunca fiz, mas é uma excelente ideia. Vou colocar em prática tb!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que coloca as dicas em prática, é bom demais ter uma rotina organizada, fica tudo mais prático.
      Vai gostar de fazer a limpa nas redes sociais e ficar só com o que faz sentido pra você.
      Beijos.

      Excluir
  22. Que poste com informações maravilhosas!
    Ótimas dicas!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Oie,

    Organização é vida. Principalmente na parte digital que hoje em dia tudo é corrido demais.
    Dicas anotadas.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, organização é vida, acho que ajuda demais e nos faz bem ser e estar organizados sempre.
      Beijos.

      Excluir
  24. Achei as dicas muito válidas e eu preciso tomar vergonha na cara e seguir todas. Meu e-mail então... tá pedindo socorro com tanta coisa que preciso apagar dele, haha. A única parte da minha vida online que anda organizada é meu computador e meu Instagram.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leslie eu amei seu comentário. Começa pelo e-mail hahahahah, eu amo esse tipo de organização. Depois que você ver tudo organizado vai ter dar uma sensação de alívio e bem estar.
      Beijos.

      Excluir
  25. Preciso seguir quase todas as suas dicas.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou, segue sim, vai fazer muito bem e dá uma sensação maravilhosa de está tudo organizado e sem muitas pendências a serem feitas.
      Beijos.

      Excluir
  26. Oi Vanessa! Tudo bem? Gostei das dicas, eu tento fazer isso e até consigo...menos a parte de separar um tempo pra ver notificações e responder, faço isso o tempo todo, menos quando vou dormir, aí só vejo no outro dia quando acordo.
    **************************
    Beijos nas bochechas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Por aqui tudo bem :)
      Eu amo deixar uma parte do dia para cer as notificações, apesar que nessas duas últimas semanas foi tão corrido que só consegui parar hoje para visualizar e organizar algumas coisas mas, é maravilhoso.
      Beijos.

      Excluir
  27. ótimas dicas! Acho muito bacana essa coisa de se desconectar e já fiz algumas vezes, é muito bom. As vezes é complicado quando você precisa da rede social para trabalho.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade nem sempre dá para se desconectar por meses ou uma semana quando se trabalha com internet mas, conseguimos tirar uma folga semanal para ficar off e descansar a mente.
      Beijos.

      Excluir
  28. Arrasou muito nas dicas! Tirei um dica pra fazer várias dessas coisas, principalmente organizar os meus arquivos e fazer uma limpa nas redes. Acho que o mais difícil pra mim é evitar pegar no celular a cada notificação hahahaha

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou, é muito bom tirar um dia para fazer essa organização, assim não fica tudo acumulado. E ficar sem as notificações é um hábito que vamos tendo ao longo do tempo.
      Beijos.



      Excluir
  29. Ei, Vanessa, tudo jóia? Eu simplesmente amei o post e tenho que confessar que sou realmente desorganizada em relação a esse mundo virtual, vou aderir muitas dessas dicas e principalmente a de ter horários para responder mensagens, e-mails etc. Já estou seguindo para acompanhar o seu trabalho, beijo!


    Books House

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Tudo bem por aqui, é ótimo separar um horário por dia para deixar tudo organizado ou tirar um dia na semana para fazer isso. Fiquei feliz em saber que gostou.
      Beijos.

      Excluir
  30. Hey Van!
    Tô precisando fazer a limpa de final de ano, principalmente nos papéis
    ach oque ver seu post até me deu umas ideias pra limpar não só os papeis como os emails também! :o to precisando!k kkkk
    Acho essas dicas super válidas e necessarias

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou e que foram úteis, é bom demais fazer a limpa em tudo né. Começar o ano com tudo organizado e sem muitas pendências.
      Espero que consiga fazer tudo, a sensação é maravilhosa.
      Beijos.



      https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

      Excluir
  31. Oi Nessa, tudo bem?
    Me considero bastante organizada, mas nas redes sociais passo mais tempo do que gostaria. Por isso, recentemente ativei um aviso no Insta pra limitar (ou me alertar) o uso a 1h por dia.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, por aqui tudo bem.
      Amei esse aviso para avisar quando você já tiver usando as redes por uma hora, é bacana ter um tempo estipulado para ficar no computador ou em qualquer meio digital.
      Beijos.

      Excluir
  32. Respostas
    1. Oi.
      Amei saber que gostou das dicas, são realmente ótimas. E fiquei feliz em saber que gostou.
      Beijos.

      Excluir
  33. Que dicas maravilhosas, sempre me dou um tempo, tenho planner, faço tudo isso que você indica, só para mensagens que ainda sou um pouco enrolada e estou tentando melhorar isso

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju amei saber que gosta de se organizar também e planner é ótimo, esse ano e ano passado usei planner, ano que vem comprei uma agenda e vou tentar fazer um bullet mas, não sei se dará muito certo rs
      Beijos.

      Excluir
  34. Oi.
    Fiquei muito feliz em saber que gostou, uma boa organização é maravilhoso na nossa vida.
    beijos.

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves