22 junho 2021

DICAS DE COMO MONTAR O HOME OFFICE FUNCIONAL

| 68Comentário

 

Imagem retirada do site Pixabay 

 

Desde que a pandemia começou a modalidade de muitos empregos mudaram. Muitas pessoas tiveram que se adaptar a trabalhar em casa e eu digo que tem o seu lado ótimo.

 

Além disso percebi que diversas empresas mesmo após a pandemia vão continuar aderindo esse meio de trabalho, pois ficou algo funcional, econômico, prático e ajudou a melhorar muito a qualidade de vida de muitos colaboradores, só de pensar no tempo que não é gasto no trânsito e o estresse que isso deixa de causar, além da economia de passagem para empresa. Esse é só um ponto que ajuda e muda muitos aspectos da vida de cada um, inclusive do empreendedor.

 

Para quem nesse meio tempo se descobriu empreendedor, para aqueles que gostaram ou que a empresa vai requisitar continuar no home office por mais tempo ou quem sabe para sempre se torne a nova modalidade de trabalho. É necessário, eu diria essencial ter um cantinho separado para o trabalho em casa. E não precisamos fazer aquela reforma gigante, podemos modificar e encontrar esse cantinho de forma barata e que seja funcional para nossa rotina.

 

ESCOLHA UM CÔMODO DA CASA PARA TRABALHAR E/ OU MONTAR SEU ESCRITÓRIO

 

Veja bem, você pode escolher o próprio quarto de dormir mas para melhor rendimento e produtividade o quarto deve ter um espaço com uma boa mesa e cadeira para que o trabalho seja produtivo. Ter esse espaço é necessário para o corpo e a mente pegar o ritmo e entender que aquele local é para trabalhar e não vale pensar em ficar de pijama e trabalhar da cama todo dia pois, é comprovado que isso atrapalha o rendimento e a motivação.

 

ESCOLHA A MOBÍLIA CORRETA

 

Algo muito importante é escolher a mobília correta para o escritório. A primeira coisa que precisamos ver é o espaço e deixa-lo o mais funcional possível, se você trabalha com desenhos é necessário uma boa mesa com espaço para fazer tal coisa. Se você é a pessoa que trabalha somente com computador você pode ter uma mesa mais compacta e investir em algumas prateleiras para melhorar a organização.

 

Não improvise a cadeira da mesa de jantar para trabalhar. Escolha a cadeira ideal. É essencial ter uma cadeira confortável, que tenha braços para apoio.  Para quem quer investir na decoração, a cadeira retrô é ideal para esse momento, além de confortável é ideal para diversos espaços mais compactos. E vale lembrar que existem diversos estilos dessa cadeira, pode-se escolher fixa ou giratória. É importante ver qual o modelo mais se enquadra ao seu perfil.

 

Temos a opção de cadeiras ergonômicas se houver muito espaço disponível com encosto que também é uma peça muito bacana a levar em conta se tiver um cômodo reservado somente para o escritório. Uma dica bacana é visitar o Atelier Clássico, você encontra infinita possibilidades e modelos diferentes por lá, eu encontrei duas bem diferentes que eu usaria tranquilamente e sei que são muito confortáveis..

 


SEJA ORGANIZADO

 

Evite acumular coisas, objetos e tenha somente o que vai precisar para utilizar no local de trabalho, tenha o essencial para não ficar se levantando e procurando materiais que precisa utilizar no momento. É essencial que tenha tudo em mãos para não dispersar a atenção.

 

Uma dica excelente é investir num gaveteiro e prateleiras pois dá para deixar tudo muito bem organizado e ter cada coisa em seu devido lugar.

 

SIGA O PROGRAMA 5S

Programa 5S originada do Japão nada mais é do que uma metodologia para ter mais produtividade, é fato que ajuda na execução das tarefas e auxilia demais a nossa produtividade.

 

Farei um breve resumo com os 5 pontos propostos pelo programa mas, se quiser saber de forma mais detalhada dê um Google que encontrará muito mais por aí.

 

SELEÇÃO

Separe o que é supérfluo do que é importante, selecione o que é essencial para utilizar no dia de trabalho.

 

ORGANIZAÇÃO

Determine um lugar exato para cada objeto e no final do expediente deixe a mesa organizada e cada coisa em seu devido lugar.

 

LIMPEZA

Mantenha o ambiente limpo para maior desempenho. Ninguém gosta de ficar em um local sujo, é importante manter o local limpo e higienizado.

 

CONSERVAÇÃO

Elabore uma rotina para manter o ambiente conservado, padronize dias e horários ou períodos do dia para fazer a limpeza do ambiente, em organizar o local e sempre reveja o que pode ser descartado, se não puder descartar mantenha sempre a rotina de organização para conservar e não precisar ficar realizando a mesma tarefa diversas vezes e gastando tempo desnecessário com isso.

 

AUTODISCIPLINA

Comprometa-se a realizar o que é necessário ser feito, não espere a vontade aparecer. Saiba que tem que fazer então otimize o tempo, faça uma lista de tarefas que precisa ser realizada naquele dia e faça, comece pelas prioridades e urgências. Mantenha a disciplina e colha os frutos e benefícios do seu trabalho.

 

APRENDA A DIZER “NÃO”

Saiba que esse NÃO que você diz para o passeio no shopping, uma ida ao cinema, um cafezinho no meio do dia sem programação pode afetar de forma gigantesca no seu trabalho. O não que você diz hoje pode facilitar a sua rotina amanhã. Saiba separar o horário do trabalho com o horário para visitas e horário para tarefas pessoais.

 

Dizer não na hora certa faz seu dia e sua vida mais produtiva e feliz. Diga Não sem remorso e veja o quão bom isso é.

 

São algumas dicas essenciais para trabalhar em casa, ser produtivo e ter um ambiente funcional e confortável para trabalhar. Você que trabalha nessa modalidade, o que é essencial para ter seu home office funcional?

 

68 comentários:

  1. Com a Pandemia muitos trabalhos acabaram e outros nasceram As vendas de artigos - roupas, sapatos, electrodomésticos entre outros - proliferam nos grupos das redes sociais. As pessoas têm de inventar trabalho para que a sua subsistência não caia em ruína e falência mental. Têm o meu aplauso e elogio... Gostei das dicas/sugestões que aqui "oferece".
    .
    Abraço poético
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou das dicas, e sim, as pessoas com as dificuldades tiveram que se reinventar.
      Abraços.

      Excluir
  2. Oi, Vanessa,

    Gostei das dicas, o home office parece que veio para ficar, então é melhor que ele funcione do modo mais eficaz possível.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O home office veio sim para ficar e acredito que muitas empresas comecem a trabalhar e contratar para trabalho remoto e muitas pessoas precisam de um espaço funcional para trabalhar além de muita organização.
      Beijos.

      Excluir
  3. Trabalhar em casa tem suas vantagens, mas no meu caso eu ainda prefiro um local de trabalho fixo.
    Mas realmente pra quem só trabalha de casa ter um ambiente confortável é essencial.
    Adorei as dicas :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que curte trabalhar de forma presencial numa empresa, é bacana também. Eu estou amando ficar de casa de forma remota, me encontrei assim e acho maravilhoso.
      Beijos.

      Excluir
  4. Adorei as dicas!
    Ter um ambiente preparado para o trabalho, ajuda a fluir melhor as idéias!

    www.garotadebotas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou das dicas, preparar o ambiente para suprir as necessidades e ser funcional é a melhor coisa que podemos fazer por nós e pela nossa rotina e rendimento.
      Beijos.

      Excluir
  5. Nossa, depois que essa pandemia e a quarentena se instauraram, ter um home office funcional e confortável é uma prioridade hoje em dia pra fazer o trabalho e os estudos renderem. No momento o que eu mais estou precisando investir é em uma cadeira, pois a minha não me permite manter a postura muito correta, além de não ser nada ergonômica.
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É essencial desde que a pandemia começou. Realmente concordo com você!
      Uma cadeira é excelente para nossa saúde e bem estar,além de tudo que com conforto nosso rendimento aumenta.
      Beijos.

      Excluir
  6. Ah these are great tips. I think an organized space really helps I don't know how people work in disorganized spaces. I am pretty good with the self discipline, learned all about this in design school.

    Allie of
    www.allienyc.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei saber que gosta de se organizar e preza muito a autodisciplina, isso muda tudo em nossa rotina, é essencial para nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
      Beijos.

      Excluir
  7. Nossa, mobília é muitooo importante. Lembro no começo da pandemia, quando me obriguei a ficar em casa e não tinha nada de móveis. Eu trabalhava sentada no chão kkkk

    Ótimas dicas Vanessa!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique, eu acabei achando engraçado trabalhar sentada no chão, porque realmente tem algumas mesas e cadeiras que é impossível ficar por muito tempo, e ter um cantinho confortável e organizado para trabalhar é mega importante.
      Beijos.

      Excluir
  8. Vou tomar notas das sugestões!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  9. Oi, Vanessa. Como vai? Dicas valiosas, eu gostei bastante de ter visto elas por aqui. Abraço!


    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou, são dicas ótimas para aderir uma rotina e ter um ambiente funcional.
      Abraços.

      Excluir
  10. Criar um bom ambiente de trabalho é essencial pra conseguir cumprir sua função sem muito estresse. Amei as dicas
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! É essencial para fazer o que precisamos sem tanto estresse e sem ficar repetindo as mesmas tarefas a todo momento.
      Beijos.

      Excluir
  11. Esse lance de 5S não sigo não, mas meu home office é no meu quarto, único lugar que eu poderia ter um bom local
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo o programa 5S e outros de organização, acho muito válido, vale muito a pena tentar implementar. E o home office no quarto é uma excelente escolha e opção para ficarmos mais reservadas e trabalhar melhor, com mais tranquilidade.
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi Nessa, tudo bem?
    Não conhecia o método 5S e achei bem interessante.
    Hoje trabalho da mesa de jantar, tá bem complicado. Preciso me mudar pra ter mais espaço. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Se moramos numa casa cheia a mesa de jantar fica complicado mesmo, mas, se conseguir levar o escritório para seu quarto já vai ajudar bastante pois, vai ter um lugar mais reservado. Espero que tudo se ajeite o mais breve possível aí.
      Beijos.

      Excluir
  13. Que dicas maravilhosas!
    Ótimo poste!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Vanessa, ótimas dicas. Eu tive um treinamento de 5S na empresa. É muito bom mesmo. Ajuda muito na organização como um todo.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O treinamento 5S é ótimo, eu amo esse programa e outros também de desenvolvimento e organização, amei saber que gostou.
      Beijos.

      Excluir
  15. Olá, Vanessa.
    Eu bem que queria estar trabalhando em casa porque passo nervoso todo dia nos ônibus lotados. Achei sua dicas bem legais porque como é algo novo para quase todo mundo é bom ter algo para se guiar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu tive que pegar ônibus esses dias da hora do pico e que nervoso que dá. Uma sensação de impotência, medo e desespero com o ônibus parecendo uma lata de sardinha. Super entendo você.
      Amei saber que gostou das dicas, é novo e ao mesmo tempo maravilhoso.
      Beijos.

      Excluir
  16. Texto muito interessante :)Eu trabalho em casa o tempo todo. Nem sempre é fácil, especialmente com crianças, mas também tem suas vantagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou. Realmente trabalhar em casa com crianças não deve ser fácil mas, aos poucos tudo vai se encaixando e criando uma rotina fica mais fácil, e sim tem muitas vantagens e eu particularmente amo.
      Beijos.

      Excluir
  17. Amei as suas dicas Van, disciplina é tudo.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou, é ótimo pois ajuda demais.
      Beijos.

      Excluir
  18. These tips are point on. Love having a clean and nice environment that inspires me to work.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo ter um ambiente agradável para trabalhar. É essencial para nossa produtividade e saúde mental.
      Beijos.

      Excluir
  19. Oi Vanessa,
    Eu odiava o home office no início da pandemia, agora que voltei presencial, quero o home office de volta! KKKK
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo o home office se eu pudesse seria assim eternamente hahahahah
      Sei que tem lá os contras mas, acho que super compensa com todos os outros benefícios.
      Beijos.


      https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

      Excluir
  20. Ótimas dicas as suas. O meu home office é no meu quarto mesmo. Fiz questão de arranjar uma mesa e uma cadeira decentes, para deixar com cara mais de ambiente de trabalho mesmo. E realmente ficou bem melhor de trabalhar assim.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter um cantinho organizado e separado para trabalhar é a maior coisa que podemos fazer ainda mais quando temos um ambiente para várias coisas, amei saber.
      Beijos.



      Excluir
  21. Oi
    ano passado eu trabalhei por messes em home office e esse ano precisei ficar alguns dias de Home por conta de um decreto, até tenho um cantinho no meu quarto, uma escrivaninha é é bom ter um lugarzinho organizado, como trabalho em atendimento , confesso que adoro trabalhar em Home Office e me sinto menos cansada do que ir trabalhar na empresa, já estou sentindo falta de trabalhar em Home Office.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Amei saber que gostou do trabalho em casa, eu também amo. É ótimo e faz falta mesmo rs
      E, ter uma parte da casa mesmo que seja dividindo algum cômodo é ótimo, aqui também divido parte do meu quarto.
      Beijos.

      Excluir
  22. Oi Van,
    Todas as suas dicas são ótimas. Ter um cantinho para trabalhar é essencial para ser produtivo. Por aqui eu tenho meu home office e uma cadeira que todo mundo que vem aqui em casa quer sentar, por que é bem confortável, haha.
    Ahh e gostei bastante de conhecer essa metodologia dos 5S.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      amei saber que gostou do método 5S, é muito bacana e eu amo diversos métodos de organização e produtividade, pensei trazer um pouco mais disso aqui rs
      Amei saber que tem seu cantinho de trabalho e uma cadeira confortável é ótimo, diria que necessário rs
      Beijos.


      Excluir
  23. Amei as dicas uteis.
    Com certeza as pessoas no geral viram muitas vantagens nessa modalidade, espero que as empresas possam aderir mesmo pós pandemia, e que esse pós chegue LOGO hahaha

    Beijos,
    www.nandadoria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, amei saber que gostou e sim, também espero que muitas empresas possam aderir essa nova modalidade, acho que muita gente vai ficar feliz já que descobrimos que isso é realmente possível e eficaz.
      Beijos.

      Excluir
  24. Esses móveis da atelier clássico fica perfeito para decorar um homme office. Para mim é de extrema importância ter um ambiente funcional e organizado para trabalhar.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Canal no Youtube - Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Me Acompanhe também no Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou dos móveis, são ótimos para decorar e ter conforto no cantinho de trabalho.
      E, ter um ambiente organizado e funcional é o segredo de muito menos dor de cabeça e ter uma rotina mais eficaz.
      Beijos.

      Excluir
  25. Adorei o post! Já anotei as dicas ♥
    beijinhos,
    www.cafecommands.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Amei saber que gostou e anotou as dicas.
      Beijos.

      Excluir
  26. Olá Vanessa! Adorei as dicas, realmente conseguir ter um bom local para trabalhar em casa faz toda a diferença em nossa rotina, principalmente agora com o Home Office por causa da pandemia. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei o home office, acho que em muitos casos poderia continuar em casa, ou pelo menos a alguns cargos podem sim, continuar dias em casa e dias na própria empresa, funciona super bem, mas vamos ver como vai ficando pós pandemia. É maravilhoso conseguir um lugar ideal e certinho para trabalhar faz realmente diferença em nossa rotina.
      Beijos.

      Excluir
  27. Amei o artigo. Parece coisa boba, mas todos esses detalhes fazem muita diferença mesmo! :)

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, fiquei feliz em saber que gostou, e cada dica e organização é essencial pois fazem muita diferença no nosso dia a dia.
      Beijos.

      Excluir
  28. Amei as dicas, eu tenho meu cantinho no quarto que uso como meu loca de trabalho, gosto que ele é colorido e com minha cara e baguncinha.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que tem seu cantinho de trabalho, hoje em dia o meu está diferente rsrsrsrs (mudei um bocado semana passada rs), estou com um espaço um pouquinho maior mesmo no quarto e no local separado deixei bem clean, bem minimalista só com o essencial que preciso e uso sempre.
      Beijos.

      Excluir
  29. Nossa, que post incrível, parabéns! Como acabei de mudar,quero montar um espaço para eu trabalhar com o blog, haha e essas dicas são realmente incriveis,e, realmente organização e disciplina são essenciais para trabalhar bem e ser produtivo, achei muito interessante o seu post. Grande abraço flor♡

    www.mulhernovaera.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha linda, amei saber que gostou e com certeza organização e disciplina fazem toda diferença na nossa produtividade e felicidade também.
      Beijos e quero ver o seu cantinho de trabalho em breve.

      Excluir
  30. Aqui temos um cantinho adaptado era um banheiro no meu quarto que pelo espaço acabávamos não usando de fato.
    Então transformamos em um espaço para trabalho e estudo.
    Amei o post Nessa.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que transformaram esse espaço numa área de trabalho e estudo, eu acho incrível como podemos transformar qualquer espaço que temos em casa usando a criatividade.
      Beijos.

      Excluir
  31. Respostas
    1. Amei saber que gostou, é maravilhoso ter um cantinho assim bem organizado e que nos facilita muito na hora de fazer as coisas e além disso tudo ter um cantinho muito confortável.
      Beijos.

      Excluir
  32. Olá querida Vanessa, tudo bem?
    Que ótimas dicas para se montar um home office, eu trabalhei por um tempo nessa modalidade e tentei deixar o meu escritório em casa o mais confortável possível.
    Adorei o seu blog, espero suas visitas também!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Por aqui tudo bem :)
      Amei saber que gostou, é ótimo deixar o escritório de uma maneira que nos dê prazer estar nele e trabalhar naquele local.
      Abraços.

      Excluir
  33. Amei as dicas, um lugar confortável para trabalhar é tudo de bom! Grande abraço!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou, ter um lugar agradável e confortável para trabalhar é essencial para melhor qualidade no trabalho e na vida.
      Beijos.

      Excluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves