20 fevereiro 2022

A DECORAÇÃO É REALMENTE IMPORTANTE NA VIDA DAS PESSOAS?

| 89Comentário

 

Imagem retirada do site Pixabay

Que a decoração afeta o estado de espírito das pessoas já foi comprovado cientificamente e por nós mesmos meros mortais. 

 

Imagine a seguinte situação: Antes de dormir organizamos a casa e colocamos as coisas em seus devidos lugares. Conseguimos ter uma boa noite de sono. Acordamos, nos espreguiçamos, levantamos arrumamos a cama, tomamos nosso café de forma tranquila e saímos para trabalhar.

 

Agora vamos imaginar outra situação: Antes de dormir passamos a noite na frente da TV e mexendo em aparelhos eletrônicos e nem paramos para pensar como será a manhã seguinte. Dormimos e ao acordar a primeira coisa que olhamos é a casa bagunçada a pia cheia de louça do dia anterior e sabemos que temos um tempo cronometrado para sair de casa antes de perder o ônibus ou enfrentar aquele trânsito caótico para trabalhar. Fazemos tudo na correria e antes de trabalhar não temos tempo para colocar as coisas no lugar. Saímos de casa correndo e com a sensação que deixamos tudo fora do lugar já imaginando o tanto de trabalho que teremos ao chegar em casa.

 

Logo acima observamos dois comportamentos e ambientes diferentes. E isso já nos mostra que quando temos um ambiente organizado e que nos trás sossego, paz de espírito e equilíbrio o nosso dia já começa de uma a maneira diferente do que se deixarmos tudo para última hora e não tivermos uma rotina bem programada. 

 

Hábitos que criamos e utilizamos ao longo da vida faz com que nosso corpo e nossa forma de ver a vida mude ao longo do caminho. Chega um momento que precisamos refletir e saber como queremos levar a vida e o que podemos fazer para melhorar.

 

Criar o hábito de deixar a casa organizada na noite anterior nos ajuda muito. Da mesma forma criar o hábito de arrumar ou decorar o ambiente de uma maneira que nos traga sossego e reflete a nossa personalidade é fundamental para nossa saúde mental ao longo do tempo.

 

Saber que pequenas características que projetamos no ambiente pode induzir nosso comportamento é fundamental para arrumarmos nossa casa e melhorar nosso humor. Mesmo sem ser especialista ou ter formação podemos usar a nossa criatividade para decorar e aplicar em nossa casa objetos, cores e peças que favoreçam nosso humor e nos traga paz e sentimentos de felicidade, sossego e paz.

 

Vou deixar aqui algumas dicas de como podemos decorar alguns ambientes de forma barata e fácil.

 

Cores: As cores estimulam nosso cérebro de diferentes formas e antes de escolher a cor que vamos usar na nossa casa é muito bom pesquisar como elas afetam nosso humor. Cada cor tem um significado diferente e isso é muito importante na finalização da decoração no ambiente.

 

Iluminação: Observar e aproveitar a luz do dia na decoração é maravilhoso e saber colocar um abajur ou lâmpadas quentes ajuda no conforto e benefícios para saúde.

 

Personalização de objetos: personalizar objetos, móveis e e acessórios que fazem parte da história da família ou da pessoa é muito bacana pois trás uma sensação maravilhosa. Por exemplo uma mesa de canto para colocar na sala ou quarto com um porta retrato, livro um um porta chaves delicado em cima fica lindo e funcional.

 

Organização: Não podemos esquecer que um ambiente limpo, arejado e organizado trás tranquilidade e deixam nossos pensamentos mais leves e fluidos para tomar decisões.

 

E para você, como a decoração e organização da sua casa afeta seu humor?

 

89 comentários:

  1. Eu sempre vejo a decoração como forma de trazer a afetividade para o ambiente :)

    Adorei o post!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente sobre isso, afetividade e prazer de estar em determinado ambiente.

      Amei saber que gostou.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Vanessa, tudo bem?
    Eu sinto muito a falta de uma decoração minha, já que moro com meus pais. Tem seus prós e seus contras como tudo na vida.
    Quanto a organização, reflete exatamente como eu estou. Se fico meio deprê, as roupas acumulam em cima da cômoda, e a poeira no chão e nos demais objetos. Já percebi isso e às vezes para melhorar meu humor inclusive ataco na arrumação. Realmente casa limpa e organizada dá um UP na gente!

    Até mais;
    Mente Hipercriativa | Universo Invisível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem por aqui :)
      Eu já senti muita falta da minha própria decoração também acabou que mesmo quando morávamos juntos eu decorava o meu quarto do meu jeitinho. E às vezes mudava os móveis de lugar e ninguém ligava rsrsrsr

      Se fico mio deprê fico muito desanimada também mas, roupa acumulada é algo que não acontece por aqui, eu tenho uma coisa esquisita com usar a roupa e não lavar e quando lavo acaba de secar e já estou pendurando nos cabides e guardando porque detesto roupa e sapato fora do lugar rs mas eu fico bem pra baixo às vezes e me afeta mais na questão de socializar.

      Amei seu comentário.

      Beijos.

      Excluir
  3. Respostas
    1. É realmente muito importante e faz muito bem para nosso humor.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi
    acho a decoração importante sim, pois muda a energia do ambiente, se estiver em um ambientes carregado, desorganizado pode nos deixar mais ansiosos, nervosos, e na faculdade de publicida aprendemos um pouco sobre a importância das cores.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Amei ver que também gosta de estudar sobre a importância das cores, faz uma diferença danada no nosso humor. E com certeza decorar o ambiente para nosso próprio benefício é ótimo.
      Beijos.

      Excluir
  5. Eu acho que sim, a mim pelo menos sim.
    Gostei muito do seu blog. Voltarei!

    eudaniela28.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, volte sempre e seja sempre muito bem vinda.
      Amei saber que gostou.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Nessa, tudo bem?
    Nossa, eu adoro ver inspirações de decoração, mas sou uma libriana indecisa que demora demais pra tomar decisões. Nessas idas e vindas, minha casa ainda tá longe de estar como eu realmente quero hahahahaha! Mas adoro o tema.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem :)
      Amei saber que também ama ver inspirações de decoração. A casa nunca vai está 100% decorada porque sempre queremos mudar ou colocar algo novo de acordo com nosso humor e nossa personalidade e isso que é o mais legal de decorar, inovar , reinventar e viver aquele momento.
      Beijos.

      Excluir
  7. Olá, Vanessa. Eu concordo.
    Acho que a decoração e o fato de manter organizado influencia bastante. Na realidade, a própria decoração influencia também no ato de manter aquilo organizado, porque há decorações que facilitam e outras que tornam mais difíceis. Eu gosto de tudo organizado e cores que transmitam tranquilidade, acho que isso faz com que a gente se sinta melhor.

    Beijos,
    Dear Masen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Amei saber que gostou e que concorda.
      Com certeza influencia bastante e além da decoração deixar o ambiente bem organizado onde as coisas ficam de fácil acesso e sem ter muita coisa entulhada é maravilhoso.
      Também amo tudo bem organizado e gosto atualmente em casa cores neutras e/ou claras que me dão tranquilidade.
      Beijos.

      Excluir
  8. ¡¡Hola Vanessa!! El orden dentro de una casa es muy importante, pues también afecta al estado de ánimo y a la desgana en el caso de que haya desorden. La planificación de las cosas es muy importante. Tampoco hay que caer en la obsesión del orden y la limpieza, si un día no se llega a todo, pues tampoco pasa nada, pero cuando nos planificamos, todo se puede llevar mejor. Por supuesto, decorar las casa a nuestro gusto, también ayuda al igual que tenerlo todo limpio y aseado dejando buen aroma, nos motiva y mucho. Besitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É exatamente isso. A organização e ordem dentro de uma casa é de extrema importância mas, se em alguns dias não conseguirmos manter tudo na mais perfeita ordem não é motivo para desespero e sim é apenas um dia que não conseguimos fazer tudo 100% o que é normal. E com certeza nos motiva demais quando tudo se está limpo e bem organizado, deixa a gente fazer as coisas e trabalhar com mais ânimo.
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi Van,
    Confesso que sou uma pessoa bastante organizada, tanto que quando morava com meus pais, a casa podia estar bagunçada, mas meu quarto estava sempre bem asseado, haha. Porém, agora que estou grávida, consigo fazer poucas atividades domésticas, então as vezes fico bem frustrada, mas meu marido tem me ajudado bastante nesse quesito.
    Sobre decoração, por aqui a gente sempre ama mudar os móveis de lugar e as cores das paredes, tudo depende do nosso humor, haha. Enfim, gostei das dicas, acho que nosso cantinho precisa ter a nossa cara.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também sou, amo as coisas no lugar e tudo bem limpinho mas, não é sempre que fica tudo 100%, se eu tiver que sair e passear e deixar algumas coisas para fazer depois com certeza eu vou sair hahahahah
      Grávida deve ser mesmo mais difícil e ainda tem a questão dos enjoos e o calor ultimamente, aqui no RJ estamos cozinhando (literalmente).
      Sobre decoração eu super concordo com você eu opto por cores claras e/ou neutras.
      Amei demais seu comentário.
      Beijos.

      Excluir
  10. Eu adoro decoração, gosto de viver num espaço decorado por mim e ao meu gosto, está faltando é o principal euros kkkkkk mas está bom como está!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Está num ambiente decorado é maravilhoso e o que falta é dinheiro mesmo mas, aos pouquinhos vamos deixando tudo com a nossa carinha.
      Beijos.

      Excluir
  11. Gosto de decoração. Como não tenho dinheiro para substituir peças, vou mudando as que existem, de sitio, lol.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo decoração, e podemos decorar com o que já temos é só usarmos a criatividade para renovar sempre que conseguirmos e também fazer alguma decorações e reformas em alguns móveis eu amo.
      Abraços.

      Excluir
  12. Olá Vanessa,

    Eu acho que não há nada como uma casa bem decorada e organizada, para nos sentirmos bem a viver lá!

    Beijinho e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu amo uma casa arrumada, limpinha e decorada, acho que muda o humor e é um ambiente que tem que nos dá prazer de estar lá.
      Beijos.

      Excluir
  13. Realmente a decoração deixa o ambiente mais aconchegante. É bom olhar para um lugar e ver a decoração nos representa. Estou investindo em alguns itens para a minha casa.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A decoração realmente nos representa e nos trás sentimentos de acordo com o que escolhemos decorar o ambiente. amei saber que está investindo em seu ambiente.
      Beijos.

      Excluir
  14. Eu gostei muito das dicas, realmente uma casa bem organizada e decorada mexe com nosso estado de espírito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou e com certeza uma cada arrumada, limpinha e com uma decoração bonita nos deixa mais felizes.
      Beijos.

      Excluir
  15. Eu gosto de ter as coisas organizadas, mas ao mesmo tempo tem coisas que não me incomodam tanto assim. Tento manter tudo no seu lugar e fazer listas de coisas que preciso colocar no lugar. Acho que só fico incomodada se a bagunça for muito grande.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Amei saber que preza pelas coisas em seu devido lugar, isso dá uma paz enorme.
      E amei saber que você é tranquila em relação as coisas só se a bagunça for muito grande.
      Amei.
      Beijos.

      Excluir
  16. Sem dúvidas a decoração e principalmente a organização dos ambientes em que vivemos fazem a diferença.
    Eu não vejo a hora de ter a minha casa com tudo lindo do jeito que eu sempre quis, mas de modo geral eu tento sempre manter os lugares onde vivo bem ajeitados.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito importante para nossa saúde mental que os móveis e as coisas tenha um lugar para que não fiquem tudo espalhados pela casa, isso dá uma sensação de muita tranquilidade.
      Beijos.

      Excluir
  17. Knowing and expressing your emotions is very important.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que autoconhecimento na hora da decoração é muito importante, dessa forma conseguimos expressar emoções de uma maneira mais serena.
      Beijos.

      Excluir
  18. Amei o post, sou suspeita a falar pois amo decoração e organização.
    Excelente semana.
    Estou de volta...Beijosx

    www.blogdamary.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou, também amo demais esses temas.
      Beijos.

      Excluir
  19. Eu não gosto de ambientes bagunçado e se você puder deixar organizado é bem melhor e até afeta o seu humor.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu amo demais ambientes organizados com cada coisa em seu lugar, é a regra de ouro quando sair de um cômodo deixe mais arrumado do que quando chegou, não dura nem 5 minutos rs.
      Beijos.

      Excluir
  20. As dicas são realmente muito boas! Obrigada por esta partilha!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  21. Olá, Vanessa.
    Eu nem digo decoração, mas organização e limpeza fazem sim a diferença. Eu não consigo dormir se não estiver tudo arrumado e quando acordo a primeira coisa que faço é arrumar a cama.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu amo tudo limpinho e muito bem organizado, faz uma diferença no humor e em todos os outros aspectos da nossa vida. Amo cama arrumada com colcha por cima e tudo bem organizado também.
      Amei.
      Beijos.

      Excluir
  22. Que post perfeito, adoro arrumar tudo e ver tudo em seu lugar, organizado e limpo, me trás tanta paz de espirito

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo quando olhamos e vemos as coisas no seu devido lugar, amo ter tudo em seus lugares porque dá realmente paz de espírito.
      Beijos.

      Excluir
  23. Sem dúvida que a decoração é importante! Excelente post. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  24. Amei o post. Acho que quanto mais organizado seja um ponto da nossa vida, contibui para que todas as outras se organize também. Como um efeito em cadeia. Se você acorda com a casa organizada e não precisa se estressar, o seu desempenho no trabalho será melhor que fará com que você chegue menos estressado em casa também.
    Eu amei as dicas
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que você gostou. Concordo demais com o que você escreveu, quanto mais organizamos uma parte da vida contribui em todas as outras áreas.
      Beijos.

      Excluir
  25. Van, é incrível como a organização faz a diferença mesmo. Parece que o dia rende mais, que a produtividade é melhor e o humor melhora muito! Disse tudo e mais um pouco. Aqui em casa, no quarto da minha mãe, tem um abajur com a lâmpada azul e dizem que traz calma. Eu não sei se é psicológico, mas quando durmo lá, eu me sinto mais relaxada também. :) Enfim, adorei o post e você mostrou realmente que decoração não é só uma coisa para ficar legal, afeta muito o nosso dia a dia. Ah! Dei uma olhadinha e amei as mesas de canto. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, é realmente maravilhoso quando começamos o dia com tudo organizado. Sentar numa mesa organizada para iniciar os trabalhos até nos anima para continuar e ter um pouco mais de ânimo.
      E, com certeza decoração ajuda no nosso dia a dia e no nosso humor não é simplesmente deixar uma parte da casa bonita ou decorada, é algo bom para nós mesmos.
      Amei demais seu comentário.
      Beijos.

      Excluir
  26. yes, decoration is important for me....

    Have a great day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gosta também de decoração nos ambientes, é ótimo.
      Beijos.

      Excluir
  27. Post maravilhoso e com muitos ensinamentos. Gostei bastante!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou, e com certeza é maravilhoso colocar e montar uma decoração para nosso próprio bem estar.
      Abraços.

      Excluir
  28. Olá,
    Está tudo limpinho evita estresse fato, começa por vc não ir dormir se martirizando por não estar tudo limpinho haha

    até mais :D
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Exatamente, é muito bom deixar tudo organizado e ver tudo limpinho, organização ajuda demais.
      Beijos.

      Excluir
  29. I think it is, I think a well designed or decorated, well laid out space makes a big difference both in the home and the work place.

    Allie of
    www.allienyc.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou e que concorda, com certeza a decoração, limpeza e organização influenciam demais no nosso dia a dia e no ambiente da casa e do trabalho.
      Beijos.

      Excluir
  30. oi, tudo bem?
    Acho que organização do ambiente faz a diferença mesmo. Estar em um ambiente arrumado da forma que gostamos faz com que nos sintamos bem.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem:)
      Organização faz o ambiente muito melhor e ajuda muito no nosso bem estar, nossa auto estima e nossa motivação e ânimo para fazer as coisas que precisam ser feitas.
      Beijos.

      Excluir
  31. Eu me sinto um pouco incomodada/desorganizada quando a minha casa está super bagunçada. Não consigo viver num ambiente muito caótico, gosto de ver as coisas arrumadinhas ~ especialmente a minha mesa de trabalho. Beijo, beijo :*

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou assim, se a mesa de trabalho tiver muitos papéis em cima me atrapalha demais, eu gosto muito de organizadores e prateleiras para poder deixar tudo que preciso à vista e de fácil acesso.
      E tudo que está muito desorganizado fica caótico e acaba influenciando no nosso humor.
      Beijos.

      Excluir
  32. Oi Vanessa,

    Eu acho a decoração super importante, pois muda a energia do ambiente, altera nosso humor e até mesmo inspira a gente quando precisamos.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Com certeza, a decoração proporciona tudo isso em nós, e nos trás sentimentos excelentes e um ânimo maior para fazer o que é necessário.
      Beijos.

      Excluir
  33. Casa organizada é calmaria, é paz, é aconchego e tudo de bom que um ambiente com organização e equilíbrio pode nos proporcionar.
    Amei as suas dicas!
    Beijos ♥
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou e concordo com você, casa organizada é calmaria, sossego e paz e nos proporciona bons momentos e com certeza reflete no nosso humor.
      Beijos.

      Excluir
  34. Oi Vanessa,
    Para mim, mais que a decoração é a limpeza. Eu não me incomodo tanto se tiver desarrumado ou não combinando, mas tem que estar LIMPO. Porém, é claro que quando se trata da minha casa, quanto mais meu estilo, mais confortável eu fico.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Exatamente isso, quando se trata da nossa cada quanto mais tiver nosso estilo melhor ficamos lá dentro, nos demais locais se tiver uma boa decoração trás paz e calmaria e limpeza é essencial em todo local.
      Beijos.

      Excluir
  35. Oi
    Acho bem importante a decoração do ambiente, pois se ele está bem decorado, bem organizado, traz uma paz e uma harmonização excelente para o ambiente e isso reflete na gente também. Excelente postagem

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou e que concorda que um ambiente decorado e organizado reflete em nós e no nosso humor.
      Beijos.

      Excluir
  36. Eu sou adepta da "organização do caos". O que para as pessoas é uma bagunça, para mim, está do jeito que me é funcional. Eu sempre deixo as coisas mais ou menos prontas, no mesmo lugar, assim eu não tenho problemas no dia seguinte. Cores não são muito importantes para mim. Mas me dá agonia quando vejo que as coisas estão sujas.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber mais sobre você, também amo organização e é bom ter as coisas em lugares certos para que saibamos onde encontrar.
      Beijos.

      Excluir
  37. A decoração é extremamente importante para deixar o ambiente mais bonito.
    Ótimo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Concordo que a decoração é muito importante e que nos dá um ânimo maior para fazer as coisas.
      Beijos.

      Excluir
  38. Muito interessante o post. As vezes a gente não pensa nisso mas são pontos que mudam nosso dia a dia...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      São realmente pontos que mudam nosso dia a dia, e importa muito.
      Beijos.

      Excluir
  39. Concordo, com certeza aquece o local que estamos e nos dá muita confiança para elaborar e fazer o que precisamos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  40. Gostei do post :)
    Beijinhos !
    https://mahalooblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. Hello dear,
    I believe it is, living in a place where the decoration makes you feel good and at peace is very important!

    hope you are having a nice day,
    kisses!
    My blog - Lalabetterdayz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Amei ver que também curte e sente uma vibe diferente referente a decoração e organização.
      Beijos.


      Excluir
  42. Eu acho que sim, da todo um charme né!
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que você também gosta. É muito bacana como muda nosso ânimo e humor.
      Beijos.

      Excluir
  43. Being good is so important in that world ❤

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves