29 maio 2017

Não adianta "TER" se você não souber "SER"

| 16Comentário

Olá amores!

Quem aqui não ama abrir aquele presente(embrulho) que acabou de receber? Quem não ama abrir aquela caixa de sapato novo? Ou comprar aquela blusa que você tanto queria? Todos aqui amam comprar e receber coisas/presentes novos. Não é mesmo? 

Mas, quando paramos para observar o nosso comportamento isso logo passa. Temos aquela euforia em ganhar ou comprar coisas novas e vem aquela sensação de felicidade. Mas, é momentâneo. A novidade passa rápido, quase da mesma maneira que chegou. Aquele momento da emoção logo acaba e tudo volta a ser como era antes.

A medida que ganhamos mais dinheiro queremos mais coisas, queremos comprar mais, sair mais, o padrão de vida muda quando o nosso salário muda também. Todos sabem disso.

Qual o sentido que essas coisas trazem para sua vida? Qual o objetivo de ter tantas coisas materiais? Isso muda sua auto estima? Muda sua maneira de se relacionar com algumas pessoas?  “TER” determinadas coisas te faz sentir superior?

Eu na fase da adolescência passei boa parte do tempo morando na casa de uma tia, pois a minha mãe foi morar na casa de minha avó, pois ela estava muito doente e como a minha mãe não trabalhava fora ela ficou responsável por cuidar de minha avó. Sendo que, eu tinha total liberdade para comer o que eu quisesse lá e da família toda (parte de mãe) era a casa que eu me sentia mais à vontade para ficar pois, eu sabia que podia comer tudo o que tivesse lá sem distinção de pessoas, já em outros lugares se eu ficasse saberia que seria diferente. 
Mas, voltando ao assunto... Lá eu convivia com mais pessoas mais ou menos da mesma faixa etária que eu e essas pessoas tinham muitas coisas, muitas roupas e saíam para muitos lugares enquanto eu ficava lá dentro de casa por não ter a mesma condição financeira dessas pessoas. Eu ficava muito frustrada e não queria que isso continuasse, era uma desigualdade social muito grande e eu acabava ficando “reservada” por não poder acompanhar o estilo de vida que os outros viviam, até que chegou um momento que eu peguei minhas coisas e vim para casa (eu era bem novinha) pois, falei que não ficaria mais na casa de ninguém, então eu passava o dia em casa e a noite eu dormia na casa de uma vizinha (agradeço demais a ela por ter me acolhido em sua casa por muito tempo dormindo lá rs). 

Com o passar do tempo eu fui vendo que “TER” muitas roupas no guarda roupa, sair para todos os lugares possíveis, ter um par de sapatos para cada ocasião não é primordial em nossa vida. Não importa a quantidade de coisas que você acumula na sua casa, no seu guarda roupa o mais importante é saber que existe outras pessoas que precisam mais do que você. É saber que “SER” é melhor do que “ter”.

“Menos vaidade, mais prazer!”


O mais importante é não acumular espaço dentro de si, coisas superfluas que com o tempo se tornam lixo e que não agregam aquele valor que você precisa.

Ficamos tão ansiosos em ter o carro do ano, a casa mais arrumada, ter muitos móveis e esquecemos que não é isso que nos faz feliz. Pois, quando compramos ou ganhamos algo vem aquela emoção mas, que daqui a pouco passa.

Nada que compramos nos dará felicidade verdadeira, o que realmente nos fará felizes é o que não podemos comprar. O que fica são os bons momentos que vivemos e passamos juntos de quem amamos. 

Não adianta "TER"muitas coisas se você não souber "SER".

E para você, o que é mais importante e o que de simples te faz feliz? te faz aqbrir aquele sorriso e alegra seu coração.
Deixe aqui nos comentários que eu vou gostar de saber.

Beijos e até mais!

16 comentários:

  1. Oie
    Adorei sua reflexão. Realmente, o importante é ser, só a cumular coisas não nos leva a nada, e às vezes fazemos isso sem pensar, eu mesma antes comprava muitos livros, e às vezes nem lia. Hoje em dia compro só o necessário.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou dessas que fica ansiosa para conseguir tudo e esquece de viver. Tô tentando mudar muito isso!
    Adorei teu texto =)
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, muito real. Até pq o que temos de mais precioso é a nossa essência!!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, o "ter" te traz só uma alegria momentânea e o "ser" te completa pra sempre. Sendo sincera, eu sou muito mais regida pelo "ter", e sim sei que não deveria ser assim. Mas é tão mais fácil :( Acho que uma vez que a gente se desprende das coisas materiais a vida fica muito melhor :)

    Beijos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amei sua reflexão, sério. Acredito que isso é muito verdadeiro e perdemos muitas coisas por não agir certo. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a reflexão, Vanessa! Gosto de ter comprar e ter coisas novas? Gosto! Mas não dá para consumir desenfreadamente... Como você disse, o que é mais importante é o que somos :) E, bom, no meu caso eu prefiro guardar o suado dinheiro para viajar e ter novas experiências, que só agregam a quem eu sou! :D

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amei seu post, tem várias coleguinhas minhas que precisam ler seu post viu? Porque se acham só por ter poder aquisitivo e serem esnobes, mas eu acredito que a essência da vida não é só isso.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  8. adorei o post, msg maravilhosa pra começar a semana, mts pessoas tem mt mas nao estao em paz com seu ser, realmente ter nao é tdo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Com certeza precisamos aprender a acumular mesmo, ser menos consumista, e viver mais. Digo aprender porque é sempre uma coisa difícil de se fazer..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. O melhor de tudo é ter Deus no coração, comida na mesa e família. Estou tentando cada dia mudar meu jeito consumista.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  11. Antes ser do que ter, não é mesmo?

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sim temos que aprender a viver melhor e em paz.
    Arrasou no texto muito legal.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  13. Oi Vanessa, que reflexão bacana!! realmente quanto mais a gente tem, mais a gente quer é um padrão difícil de romper, mas preciso. Adorei seu texto, parabéns!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Puxa texto lindo, também não tive muitas coisas na minha adolescência e por esse motivo também aprendi mais a ser do que ter e isso me ajudou muito a ser quem eu sou hoje.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Adorei o texto e é isso mesmo, vamos ser primeiro do que ter primeiro.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  16. OI Vanessa, esse estímulo ao consumo a qualquer custo faz muito mal para as pessoas e para o universo, né? Afianl o planeta não aguenta mais tanto lixo e os seus recursos sendo esgotados. Temos que rever esse conceito de TER o mais rápido possível e forma mais ampla e aprendermos a ser feliz com menos coisa e mais leveza. Um ótimo post. Muito legal você colocar a sua história. A sua vivência.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves