29 agosto 2019

BIENAL DO LIVRO [EVENTO/HISTÓRIA]

| 72Comentário

Apesar de amar livros e deixar claro aqui que sou apaixonada por esse universo literário que é uma forma que encontrei de viajar, conhecer pessoas, aprender, sorrir e de alguma forma ser feliz e ter amigos através de várias páginas.

Bienal do livro, o maior evento literário do Rio de Janeiro que acontece a cada dois anos. Uma oportunidade para conhecer pessoas, comprar livros, saborear e entender, vivenciar o que é está rodeado de pessoas que amam ler e ver a dimensão desse mundo literário. Uma oportunidade para receber autógrafos, conversar com autores e outras pessoas da mídia que admiramos. Podemos também participar das palestras, debates, bate papo com booktubers, autores e muitas outras personalidades.

O melhor é que tem lugar para todo mundo, de todas as idades. Uma ala específica para as crianças com oficinas e muito divertimento.  Excelente momento para sair com a família e incentivar os nossos pequenos a lerem e a se interessar pela leitura.
Algo muito importante que não posso deixar de citar nesse post é a história da Bienal. Tão bom saber como tudo começou.  A primeira Bienaldo livro começou em São Paulo com eventos de sucesso. Depois de algum tempo esse evento aconteceu aqui no Rio de janeiro, em 1983 tivemos a nossa primeira Bienal (queria muito ter fotos dessa época mas, não tenho nenhuma. Sei que vocês podem procurar no nosso amigo Google mas, não pode copiar sem autorização hein ) A primeira edição aqui no Rio de Janeiro aconteceu no Copacabana Palace em 1983 e hoje em dia acontece no Riocentro onde temos o mais importante evento literário. 
Temos surpresas a cada nova edição, sempre tem algo novo para nos surpreender e com certeza ter aquela vontade de fotografar tudo, além de comprar livros.

Gostaria muito que cada pessoa pudesse ir a pelo menos uma Bienal, visitar e conhecer de verdade esse evento que acontece aqui e que mobiliza muita gente. Se cada pessoa pudesse ler pelo menos um livro com certeza o número de leitores aumentaria. 
Pode parecer bobo o que vou escrever, mas, leitura não é só cultura, não serve apenas para aprender português, matemática, redação. Leitura é uma palavrinha que tem um significado amplo, pode e deve ser considerado viver várias faces da vida dentro de muitas páginas, conhecer e desfrutar de personagens, sorrir e sofrer junto com aquele protagonista que pegou de jeito a nossa leitura. Ler é muito mais que pegar um livro e ler o que vem escrito nele. Ler é abrir a mente para um Novo mundo que vamos adentrando a cada página que vem pela frente e eu gostaria que cada pessoa nesse mundo pudesse e tivesse a oportunidade de viver esse momento de leitura e conseguisse ler pelo menos um livro.

Não sei quando você vai ler esse texto, mas, hoje é dia 29/08/2019 e não estava planejando escrever nada sobre a Bienal, em todos esses anos que tenho blog é a primeira vez que venho falar sobre isso. Mas, senti uma vontade gigantesca para escrever hoje (nem é dia de postar hahah). Amanhã dia 30 começa o maior evento literário do RJ no ano de 2019 e sem sombra de dúvidas eu gostaria de participar mais uma vez desse evento que faz parte da minha história. Não fui a todas as Bienais que teve, mas, já tive a oportunidade de conhecer e ver como é maravilhoso está nesse universo literário. Espero consegui ir esse ano apesar de não ter me planejado para isso, pois esse ano está sendo bem complicado pra mim (assunto para outro post se um dia eu tiver vontade de escrever sobre o porquê está tão difícil esse ano). Mas, se eu for terá com certeza algum outro post contando como foi.

Você vai a Bienal do RJ esse ano? Já foi em alguma Bienal? Quero saber sua experiência.

Beijocas e até!


72 comentários:

  1. Olá, Vanessa!
    É pena que não exista este tipo de eventos didáticos aqui em Portugal!
    Gostei de saber que na sua cidade a comunidade local investe na aprendizagem!
    Beijinhos



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que aí não tem. Tomara que em breve tenha esse tipo de evento ou que alguma vez você possa participar aqui no RJ.
      Beijocas.

      Excluir
  2. Oii, bom dia!

    Nunca fui em uma bienal do livro,mais umdia quero ir, imagino que deve ser um evento maravilhoso para nósque amamos viajar na leitura!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um evento ótimo, muito legal pelo ir para conhecer. espero que consiga participar.
      Beijocas.

      Excluir
  3. Amei seu post, nunca fui na Bienal porque moro bem longe de onde elas acontecem. Mas tenho muita vontade. Não tenho dúvida de que é um evento incrível mesmo!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torço para que um dia você consiga ir a esse evento, é ótimo!! Muito bom para participar.
      Beijocas.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Que legal. Fiquei muito feliz em saber que esse ano você vai. Depois me conta como foi, vou amar saber a sua experiência.
      Beijocas.

      Excluir
  5. Não consegui ir no evento esse ano, não me planejei, mas estou adorando acompanhá-lo nas redes sociais <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou acompanhando hoje ns redes sociais, espero consegui ir um dia pelo menos.
      Beijocas.

      Excluir
  6. Eu antigamente ia sempre, mas agora confesso que ando deixando os livros de lado, tenho que voltar pra eles.
    Adorei saber sobre o evento.
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou de saber. Que pena que está deixando, mas pode ser só uma fase. Depois você volta com força total aos livros.
      Beijocas.

      Excluir
  7. Olá, Adorei receber seu comentário lá no meu Blog!
    Tenho muita vontade de ir sim, principalmente para conhecer novos escritores com a Bruna Vieira.
    Pois sou muito fã.
    Beijos!
    https://blogdulcybenevides.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho muita vontade de conhecer a Bruna, ela é incrível. Espero que você consiga ir em breve.
      Beijocas.

      Excluir
  8. A Bienal do Livro é fantástica
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Vanessa.
    Eu fui em SP em 2012 e valeu muito a experiencia. É algo mágico estar entre tantos livros hehe. Pena que os preços de tudo basicamente são um absurdo, mas vale pela experiencia.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale super a pena a experiência, tem muitos livros caros. Mas, tem estandes no RJ que os valores são bem acessíveis. Livros bons por $9,00/ $10,00. E, no último dia eles colocam na promoção mas, é complicado andar porque enche demais. Mas, é uma sensação única.
      Beijocas.

      Excluir
  10. Já fui umas 4 ou 5 vezes na Bienal do Livro do RJ, mas esse ano decidi não ir. é um evento muito bacana, mas super cansativo pra mim (moro em outra cidade e acabo tendo que ir de excursão). Por comprar muito na internet e agora ter um Kindle, decidi não ir dessa vez.

    https://www.biigthais.com

    Biejoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que já tenho ido várias vezes, é uma sensação muito boa. O evento é ótimo. Você morando em outra cidade fica ainda mais cansativo mas, sei que valeu a pena e você foi muitas vezes.
      Beijocas.

      Excluir
  11. Já fui na bienal uma vez e amei !! adoro .. sou louca para voltar la !! bjoos
    www.mundodasfashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!! Muito bom, eu também fui uma vez e amei. Quero ir de novo.
      Beijocas.

      Excluir
  12. Olá,
    Que linda a postagem!
    Esse ano não vai rolar Bienal pra mim, mas a sensação é mágica demais.
    E pra mim é muito recente o sentimento da primeira vez, que no meu caso foi em 2013.
    Sempre ficam ótimas lembranças.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre ficam ótimas lembranças com certeza. Recente mesmo, tem pouco tempo que você foi. Fiquei muito feliz em saber que você já teve a experiência de estar lá.
      Beijocas.

      Excluir
  13. Tenho muita vontade de ir em uma Bienal. É um sonho de anos que espero que se realize um dia e que seja maravilhoso a ponto de eu conseguir ir mais vezes. Eu não sabia dessas curiosidades sobre a Bienal.
    Sua reflexão sobre ler foi linda. Ler é muito mais do que pegar um livro e simplesmente "ler".
    Amei sua postagem <3

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz demais que tenha gostado. Ler é muito mais do que apenas pegar o livro, é viver várias vidas em uma única história sem sair do lugar.
      Espero que um dia você consiga ir a Bienal e sentir a emoção de estar lá rodeada de sonhos e livros maravilhosos, sem falar das pessoas que encontrará por lá.
      Beijocas.

      Excluir
  14. Nunca fui em nenhuma bienal e estou aqui na torcida pra q vc vá.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que em breve você possa ir para ver como é bom, também estou querendo muito ir esse ano. Tomara que eu ainda consiga.
      Beijocas.

      Excluir
  15. Sou doida para ir na bienal, só que sempre que tem aqui em brasilia eu não vou por falta de companhia
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga vai sem companhia mesmo, vê a programação de quais autores estarão por lá e vai conhecer. É um sonho.
      Beijocas.

      Excluir
  16. Super concordo, ler é importante, eu gosto de ler, mas ainda não tive a oportunidade de ir na Bienal, já fui em alguns eventos literários aqui na minha cidade, sempre voltei com alguns livros para casa.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eventos são maravilhosos, né?! Sempre volto com livros também, apesar de muitas vezes tentar ir sem comprar rsrsrs. Espero que tenha a oportunidade de ir em alguma Bienal, é maravilhoso.
      Beijocas.

      Excluir
  17. Eu sempre vou na do Rio, afinal moro aqui... rsrs Acho que comecei a participar com passeios da escola mesmo, ainda no ensino médio. Depois virou rotina... kkk Esse ano, claro que não posso faltar! =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Desapega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha!! Fiquei muito feliz em saber disso, a sensação é ótima. Ir sempre é um dos meus sonhos, espero conseguir também.
      Beijocas.

      Excluir
  18. nunca fui em uma bienal, mas deve ser incrível!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível mesmo, a sensação é ótima, conhecer as pessoas é maravilhoso e ver aquele monte de livros é sensacional.
      Beijocas.

      Excluir
  19. Queria que um evento como a Bienal acontecesse aqui na minha cidade também, aliás, eu não sabia que a Bienal do Livro acontecia apenas a cada dois anos. Post super informativo e concordo com você, a leitura tem um significado muito amplo.
    Tomara que consiga ir ao evento!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que um dia você consiga ir a esse evento, a sensação de estar lá é muito boa. A leitura tem um significado amplo mesmo, é bom demais ler.
      Beijocas.

      Excluir
  20. Oi, Vanessa! Amei a postagem ♥ Ainda não tive a oportunidade de ir na Bienal, mas vou fazer de tudo pra que ano que vem eu consiga ir na de SP (já que moro aqui).

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura tomara que consiga, estou torcendo por isso. É muito bom estar nesse evento, um sonho. Nem que você vá para conhecer, ver como é. Vale a pena.
      Beijocas.

      Excluir
  21. Oi Vanessa!
    Eu adoro a Bienal! Minha primeira foi em 2013 😍
    Espero q vc ainda consiga ir no evento, no próximo sábado estarei lá!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha saber disso, é bom demais ir no evento e desejo que sábado seja maravilhoso lá e que tenha muitas promoções para você conseguir comprar muito e bem baratinho.
      Beijocas.

      Excluir
  22. Ahhh vá sim ! Quisera eu ter essa oportunidade !

    Se puder, procure pela escritora Janaína da Cunha... ela é minha amiga e vai estar no estande da Futurama Editora no dia 5 (das 14:00 às 16:00 horas) e no dia 7 (das 16:00 às 20:00), no Pavilhão 4, Verde, perto da praça de alimentação. E se for, diz pra ela que mandei um beijo ?? :D

    Beijo sua Linda !

    | Afonso Padilha . Detalhadamente - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Meu Instagram - @euannazanatta |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha linda, vou tentar procurar por ela no dia 7 se eu conseguir ir. Pode deixar que conseguindo mando seu beijo.
      Beijocas.

      Excluir
  23. Oi
    espero que consiga ir na Bienal esse ano, sonho em ir em um evento desses nunca fui, tenho vontade de ir na bienal de são paulo, mas moro longe ai a grana curta, ainda mais Rio de Janeiro que é longe. Quem sabe um dia.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga um dia ir, é muito bom conhecer as pessoas e sentir a emoção de está nesse evento.
      Beijocas.

      Excluir
  24. Se eu morasse no Rio, iria com certeza.
    Bom domingo!
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo saber disso, muito bom participar desse evento.
      Beijocas.

      Excluir
  25. Olá, eu ainda não tive a oportunidade de ir em uma Bienal, mas tenho muita vontade. Amei o post ^^

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado e espero que consiga ir em alguma Bienal, é muito bom.
      Beijocas.

      Excluir
  26. Fui na bienal que teve em SP e adorei, antes eu lia bastante mas por conta do tempo acabei deixando um pouco de lado. Queria muito ir na do Rio mas, moro longe.
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo anda corrido mesmo, entendo que fica complicado continuar o mesmo ritmo das leituras, o meu diminuiu bastante. Mas, torço para que um dia você conheça a Bienal do RJ também.
      Beijocas.

      Excluir
  27. faz anos que nao vou na bienal aqui de SP, mas é um evento maravilhoso e sempre uma experiência super gostosa

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom né, faz anos que não vou a Bienal também. uma das razões para eu querer muito ir.
      Beijocas.

      Excluir
  28. Oi querida
    Muito bacana sua postagem
    Eu adoro visitar bienais e outros eventos literários e também acho que eles são super importantes
    Acho maravilhoso o contato com as editoras, com os autores, conhecer as novidades literárias e encontrar pessoas queridas. Pena que não consegui encontrar você por lá.
    Gostei bastante desta experiência, de conhecer a Bienal do Rio!
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá linda, pena mesmo que não consegui ir nos dias que você estava nessa Bienal. mas, teremos outras oportunidade para nos conhecer pessoalmente. eu quero ir a mais eventos literários. Fico sempre de olho nos eventos que você participa e amo.
      Beijocas.

      Excluir
  29. Olá Vanessa!!
    Aqui na minha cidade já teve e amava!! Eu tenho vontade de conhecer a Bienal de SP e do RJ para participar das palestras e conhecer o ambiente em si.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom participar das palestras, uma oportunidade única. Espero que você consiga conhecer a bienal do RJ e SP logo.
      Beijocas.

      Excluir
  30. Conhecer a Bienal é algo inesquecível com certeza. Esse ano não poderei ir, mas já fui em uma do RJ, e também em SP, e é incrível!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Monique, quero muito conhecer a de SP também. Por enquanto só participei de uma no RJ. espero ainda conseguir ir um dia esse ano.
      Beijocas.

      Excluir
  31. Já fui em uma bienal e gostei!
    Esses eventos são super importantes e deveriam ter mais valor!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, esses eventos deveriam ter mis valor e mais vezes, pelo menos ser anual né! Muito legal participar dos eventos assim.
      Beijocas.

      Excluir
  32. Como eu amei essa postagem! Sou louca pra ir a uma bienal, mas infelizmente não vai ser dessa vez. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, eu fui há alguns anos atrás e amei. queria poder ir todo ano sempre rs, mas o dinheiro não me permite. esse ano quero ir muito consegui ir. estou torcendo para que você consiga ir o quanto antes em alguma Bienal.
      Beijocas.

      Excluir
  33. Sonho em ir uma Bienal, mas nunca consigo ir.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Ju, é muito bom. Tomara que você consiga ir na próxima que tiver.
      Beijocas.

      Excluir
  34. Respostas
    1. É muito bom, espero que todos tenham oportunidade de ir algum dia.
      Beijocas.

      Excluir
  35. Oi, Vanessa

    Eu vou ao evento desde que tinha 14 anos. Hoje tenho 31, ou seja, muito tempo. Hahahha
    Amo demais, me divirto à beça. Nunca fui na de SP, vou ver se vou ano que vem.
    Sábado eu estive lá e domingo irei novamente.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo saber disso. Bom demais participar desses eventos, fui uma vez mas, faz muitos anos. Esse ano não devo consegui ir já que o último dia é amanhã. Mas, em 2021 pretendo comparecer para muitas fotos e para conhecer muitas pessoas e autores bacanas.
      Beijocas.

      Excluir
  36. Oi Vanessa que bom que deu a vontade de escrever sobre a Bienal e você se permitiu. Seria muito legal se todos fossem pemo menos uma vez conhecer esse universo. Seria legal se todas as escolas levassem suas turmas no evento.
    Beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria maravilhoso que todas as escolas levassem os alunos. Uma oportunidade para que muitos conheçam a Bienal e esse 'mundão' de livros.

      Excluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves