12 maio 2020

[ENTREVISTA]: LAURA BRAND DO BLOG NOSTALGIA CINZA

| 47Comentário


Olá! Hoje venho trazer uma pessoa muito talentosa e especial, dona de um cantinho  delicado e cheio de conteúdo bacana nesse vasto mundo da internet. 

Laura Brand dona do blog Nostalgia Cinza que acompanho há muito tempo. Um amor de pessoa, que criou o Nostalgia cinza e desde então o alimenta com resenhas, assuntos literários, textos incríveis que nos fazem refletir muito e repensar diversas coisas, um blog onde encontramos conhecimento, reflexões e muito amor.

Vamos a entrevista, sei que vocês já estão curiosos para saber mais da Laura.


Como você começou no mundo da blogosfera? O que fez você criar seu blog? E quando você criou?
Sempre fui bem ativa nas redes sociais, principalmente naquelas que me permitissem compartilhar textos e devaneios. Do Orkut ao Tumblr, as pessoas sempre me procuravam para pedir indicações de livros e eu fazia isso de forma esporádica. Decidi migrar para a blogosfera também e comecei o blog no final de 2013 pensando em ter um espaço que fosse mais focado em livros do que as minhas outras redes sociais eram até então. Caí no Blogger e desde então fui só focando cada vez mais o conteúdo que postava por lá para algo voltado ao mercado editorial e literatura.

De onde surgiu o nome do blog?
O nome do blog é bem simbólico, bem pessoal. Quando o blog ainda não era voltado unicamente para literatura e mercado editorial, era mais frequente compartilhar textos mais subjetivos e introspectivos. Nostalgia Cinza se remete a um sentimento, a um estado de presença e espírito.

Sabemos que você é blogueira, está em diferentes redes sociais e é formada em jornalismo. O que te fez escolher essa área, essa profissão?
Escolhi o jornalismo porque sabia que queria trabalhar com histórias. Em Belo Horizonte ainda não existia um curso de produção editorial, então optei por uma área que me permitisse ler bastante, contar histórias e escrever muito.

Você tem o blog como o seu trabalho, como hobbie, ou como os dois?
Um pouco dos dois. No começo fazia mais como hobbie, mas com o tempo foram surgindo parcerias, fui montando um portfólio e hoje uso como uma forma de me especializar mais, ficando a par de lançamentos e novidades literárias, e recentemente estou começando a compartilhar, tanto no blog quanto no canal, um pouco do que vivencio como Editora. Ainda estou pisando em ovos em relação a isso, medindo bem as informações que quero compartilhar e aquelas que talvez sejam de interesse das pessoas.

Onde quer chegar profissionalmente?
Atualmente sou Editora e estou feliz com os rumos que minha carreira parece estar me levando. Se eu puder viver trabalhando com livros e histórias que despertem algo em mim e que sejam capazes de transformar a vida das pessoas, serei feliz. Em questão de áreas de trabalho, gosto muito de trabalhar com aquisição de direitos autorais de livros, venda de direitos autorais e gerenciamento de projetos e produção editorial. Consigo fazer um pouco de tudo isso como Editora, onde trabalho, mas no futuro penso em direcionar mais meu trabalho para alguma dessas áreas.

Observo que sempre tira um tempo para estar atualizando o blog. De onde vem tanta inspiração e como você se organiza para manter o blog atualizado?
A inspiração falta às vezes, é difícil negar. Entretanto, como trabalho muito com resenhas no blog e estou sempre lendo pelo menos um livro por semana, acaba sendo mais fácil ter conteúdo para postar. E histórias incríveis são publicadas a todo momento, então não é difícil querer compartilhar alguma leitura. O mercado editorial, principalmente o brasileiro, vem enfrentando alguns desafios, então também não falta assunto. Para não acabar ficando sem produzir, anoto todas as ideias que surgem, fico antenada ao que outros estão postando, procuro inovar em algum conteúdo ou enfoque, monto um cronograma mínimo de postagens para saber quando cada post deve ir ao ar, quando faz mais sentido, o que faz mais sentido para qual época etc. Sou uma pessoa bem organizada e adoro planejamento, então me divirto elaborando pautas e produzindo conteúdo.

O que você acha mais legal na vida de blogueira?
Além do que seria mais óbvio, que é receber livros de editoras, acho bem legal estar sempre à par das novidades literárias, ficar por dentro do que está acontecendo no mercado editorial. Além disso, acabei descobrindo que o blog/canal, além de portfólio, é um excelente meio para conhecer pessoas incríveis.

O que é mais difícil?
A divulgação definitivamente é o aspecto mais difícil para mim. Com os algoritmos cada vez mais específicos criando bolhas cada vez mais nichadas, é difícil atingir um público que se interesse por livros, ainda mais em um país que pouco lê. Então às vezes é difícil encontrar motivação ao ver que aquele conteúdo que você pensou, escreveu e produziu com tanto carinho acaba não chegando pra tanta gente quanto poderia.

Conte um pouquinho como começou a sua paixão pelos livros, pela leitura. E qual o sentimento quando termina de ler um livro que gosta muito?
Leio desde que me conheço por gente e não é exagero. Me recordo perfeitamente de estar sentada envolta de livros infantis, cadernos de colorir e histórias inventadas quando era nada mais do que uma garotinha que, desde cedo, tentava encontrar fora algo que desse sentido para o que sentia dentro. Fui muito privilegiada por ter pais que não apenas entendiam o papel dos livros na formação de uma criança como compartilhavam o gosto pela leitura, cada um do seu jeito. Meu pai, entusiasta de livros de história e ficções à lá Dan Brown, e minha mãe, amante dos bons romances e suspenses de Joy Fielding e Agatha Christie, nunca falharam em me oferecer opções e sugestões de leitura até que eu estivesse preparada para desbravar esse mundo sozinha. Então os livros sempre foram parte fundamental da minha vida, é difícil colocar uma data específica, mas sinto que meu comportamento como leitora mudou desde que li ficções e romances como Crepúsculo. Na época isso me marcou muito e fez com que eu buscasse mais e mais livros, o que acabou fazendo com que eu lesse da forma que leio hoje.
Quando termino de ler um livro que gosto muito, ao mesmo tempo que bate aquela tristeza por saber que chegou ao fim, fico muito pilhada para descobrir outros livros, seja do mesmo autor, seja do mesmo gênero. Hoje em dia cada vez que passo a última página de um livro me sinto mais entusiasmada para ler mais e mais.

Como você se vê? E quais os sonhos que você ainda gostaria de realizar?
Acho difícil descrever exatamente como me vejo, sou o tipo de pessoa que está sempre mudando algo, sempre buscando olhar para frente. Sobre sonhos, tenho vontade de viajar bastante ainda, conhecer muitos países e culturas. Em questão de hobbies e paixões, quero me especializar cada vez mais em terapias alternativas, me aperfeiçoar como instrutora de yoga e fazer alguns cursos voltados para o cuidado de animais. A respeito da minha profissão atual e no mercado editorial, sonho, como muitos, em encontrar o próximo best-seller, em conseguir fazer com que mais livros incríveis cheguem nas mãos de leitores e futuros leitores. Adoraria poder ser editora-chefe de um selo específico voltado para temáticas feministas e de minorias também. Quem sabe algum dia ;)

Como você descreve a Laura hoje?
Pensando no sentido profissional, acredito que a Laura hoje está cada vez mais dedicada, tentando fazer algo diferente com o blog/canal e entendendo melhor minhas paixões no mercado editorial. No mais, estou sempre buscando autoconhecimento, seja por meio de livros, meditação e yoga, para crescer como pessoa e ser humano

Bate bola:

Família: Portais

Uma comida: Mexicana

Uma frase: Do it with passion or not at all

Vida: Leve

Felicidade: Simples

Livros: Vida

Blog: Nostalgia.

Não deixem de  conhecer o cantinho dela e deixem um recadinho cheio de amor por lá. Tenho certeza que irão amar.

Beijos e até o próximo post.

47 comentários:

  1. Olá, Vanessa.
    Ainda não conhecia ela e achei bem legal a entrevista. Concordo com ela sobre a parte mais dificil de ser blogueira, também acho bem desgastante essa competição e principalmente os números de divulgação.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la, e concordo que competição é muito desgastante seja lá em qual for a profissão escolhida, tem espaço para todos.
      Beijocas.

      Excluir
  2. Uau, ainda não conhecia a Laura, mas fiquei encantada com o foco, e o carinho que ela tem por esse mundo da blogosfera! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la, sei que vai gostar muito do trabalho lindo que ela faz.
      Beijocas.

      Excluir
  3. Não a conhecia, mas adorei a entrevista. Vou conhecer um pouco mais o blog dela.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la, amei saber que vai passear pelo blog dela e conhecer mais o seu trabalho.
      Beijocas.

      Excluir
  4. Que entrevista legal!!
    Eu não conhecia a Laura, mas abri o link do blog dela aqui pra dar uma olhada ;)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la, amei saber que visitou o blog, cada conteúdo lá é impecável.
      Beijocas.

      Excluir
  5. Oi, Vanessa

    Dessa vez eu não conhecia a entrevistada da vez. Bacana que os pais dela foram grandes incentivadores, espero ser o mesmo para os meus filhos.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la, é sempre bom trazer novos rostos e ela é uma pessoa incrível. Os pais serem incentivadores dos filhos é maravilhoso e amei ver quando ela disse isso, é muito bom mesmo e com certeza você será.
      Beijocas.

      Excluir
  6. Ahh amei conhecer mais a Laura, gosto muito do blog dela :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la, amei saber que gostou de conhecer o blog dessa pessoa incrível.
      Beijocas.

      Excluir
  7. Oi Vanessa, tudo bem?
    Sigo a Laura no Instagram e adoro os conteúdos!
    Adorei saber mais sobre a profissão dela como Editora.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem por aqui.
      Fico muito feliz em saber que segue a Laura, ela tem um conteúdo maravilhoso, é muito bom encontrar pessoas cheias de luz e com um trabalho impecável.
      Beijocas.

      Excluir
  8. Mais que maravilhosa, adorei demais conhece-la.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la, é muito maravilhosa Ju, cada conteúdo incrível que ela produz.
      Beijocas.

      Excluir
  9. Que entrevista incrível. Li cada frase atentamente, querendo absorver cada palavra e captar os sentimentos que vcs transmitiram. Só tenho a dizer que foi incrível! É tão bom ver exalar, assim, a paixão por livros... E ela citou a frase de Rosa Nochette Carey. E é fã da literatura feminista... Fiquei curiosa para saber se ela tem uma autora favorita. Seria a própria Nochette? Vou buscar mais pistas no blog dela, que inclusive amei o nome (me identifiquei)!

    Beijos!
    Neila Bahia ♥️
    neilabahia.com | Instagram | Pinterest 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la e que leu a entrevista atentamente, foi emocionante cada resposta, foi incrível fazer essa entrevista. No blog dela você vai achar cada vez mais conteúdos impecáveis e se passear por lá tem muita coisa bacana, muitos textos e dicas incríveis e sei que vai gostar demais.
      Quanto ao nome do blog é impossível não se identificar é algo que chama a atenção e acho que faz parte dentro de cada um de nós.
      Beijocas.

      Excluir
  10. Oi, Vanessa,

    Dei um 'pulinho' agora no Nostalgia Cinza e vi que ele merece uma visita mais demorada, rsrs. Gostei da entrevista, você tem razão, a moça é interessante.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la, e que visitou o blog dela, sim, esse blog merece visitas muito demoradas pois tem muito conteúdo incrível por lá.
      Beijocas.

      Excluir
  11. Não conhecia o blog dela, mas gostei da entrevista.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la, não deixa de visitar o blog dela e viajar em cada post que ela escreve.
      Beijocas.

      Excluir
  12. Ainda não conhecia o blog dela. Amei, principalmente, por ela compartilhar uma paixão tão igual a minha: livros! ♥ E ela também é jornalista, então, já me identifiquei. E, sim, o papel dos pais na formação de filhos leitores é mega importante! Enfim, amei a entrevista. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la, você vai se encantar com o blog dela, além de lindo é cheio de conteúdo incrível. Sim, conhecer outras pessoas que compartilham da mesma profissão é maravilhoso.
      E, concordo que os pais tem uma importância enorme da formação dos filhos.
      Beijocas.

      Excluir
  13. Oii
    Não conhecia o blog dela! Vou entrar e começar a acompanhar!!

    Beijinhos!!
    http://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la, e com certeza vai amar acompanhar o trabalho maravilhoso que ela faz por lá.
      Beijocas.

      Excluir
  14. Não conhecia, por isso só tenho a agradecer esta fabulosa partilha!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fiquei muito feliz que a conheceu aqui. Espero que viaje muito no blog dessa maravilhosa.
      Beijocas.

      Excluir
  15. OI Vanessa, já vou lá correndo conhecer o Nostalgia Cinza. Amei a entrevista da Laura.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la, com certeza vai amar conhecer cada post incrível e cheio de conteúdo que ela escreve.
      Beijocas.

      Excluir
  16. Não conhecia, muito legal ela trabalhar com algo que ama.



    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la, é maravilhoso trabalhar com o que se ama.
      Beijocas.

      Excluir
  17. Nos nossos primeiros anos de blog também fazíamos entrevistas, passado um tempo devido ao nosso tempo deixamos de fazer.
    Ficou linda
    Beijinhos 😊 , Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la.
      Amei saber que vocês também faziam entrevistas, esse quadro montei em 2016 e depois parei mas, senti falta e quis trazer de volta porque acho maravilhoso mostrar outras pessoas que admiro aqui no blog. E, concordo que gasta muito tempo, mas acho que todo conteúdo que coloco aqui gasta muito tempo mas, estou pensando em trazer mais coisas novas por aqui.
      Beijocas.

      Excluir
  18. Muito legal essa entrevista, adorei! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la, vai amar conhecer o blog dessa pessoa incrível.
      Beijocas.

      Excluir
  19. é ótimo conhecer blogs assim maravilhosos como os seus, adorei o post, seguindo aqui♥
    beijos linda!
    http://blogflordooriente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la, e concordo que é ótimo conhecer novos blogs. Fiquei muito feliz com o elogio.
      Beijocas.

      Excluir
  20. Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la e que gostou da entrevista. Não deixe de conhecer o blog da Laura, você vai se encantar com cada post que tem lá.
      Beijocas.

      Excluir
  21. Que legal esse bate papo, Vanessa.
    Não conhecia a Laura, nem o blog, mas me identifiquei muito e já dei uma passadinha no blog dela.

    https://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la, fiquei muito feliz em saber que se identificou e que foi lá conhecer.
      Beijocas.

      Excluir
  22. Desconhecia o cantinho! Vou espreitar :)
    Gostei da iniciativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que vai passar por lá para conhecer esse cantinho especial cheio de conteúdo bacana.
      Beijocas.

      Excluir
  23. Muito legal a entrevista Vanessa! Fui lá conhecer o cantinho da Laura e me encantei, muito bacana o blog. :)

    Não Me Mande Flores ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que gostou de conhecê-la.
      Amei saber que já foi visitar e se encantou, o blog da Laura é um encanto, dá para ver nos textos o amor em cada palavra.
      Beijocas.

      Excluir
  24. Olá!
    Fico muito feliz que gostou de conhecê-la.
    Beijocas.

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves