24 novembro 2020

[RESENHA] RAZÃO E SENSIBILIDADE

| 84Comentário

 


Livro: Razão e sensibilidade

Autoria: Jane Austin
Editora: Martin Claret
Nota:
★★★★

 

Depois de muitos comentários e indicações para eu ler os livros da Jane Austin eu resolvi me aventurar e ir fundo e fui com grandes expectativas, o que eu não indico para ninguém, independente do gênero ou autor que se leia. Acho sempre melhor ir sem grandes expectativas e deixar o livro te surpreender.

 

Confesso não ter o hábito de ler romances de época e acho que foi por esse motivo que encontrei um pouco de dificuldade com o livro, a leitura se estendeu mais do que eu esperava e em certa parte do livro fiquei bem desanimada, mas nada que impeça você ler. Como eu disse pode ter sido por eu não está acostumada a ler romance de época. E vou me arriscar nesse gênero mais vezes, dessa forma o nosso cérebro se acostuma e entende melhor a linguagem de cada época.

 

Razão e Sensibilidade conta a história da Sr. Dashwood e suas três filhas, Elinor, Mariane, e Margareth. Após a morte do marido elas ficam desamparadas e são obrigadas a se mudar para uma casa menor depois que o irmão mais velho do primeiro casamento do pai assume a residência e a sua esposa que não é nada agradável faz com ele “gentilmente” faça com que a família se mude.

 

A trama gira em torno das irmãs Elinor e Mariane, mostra o desenvolvimento delas e como elas vão descobrindo seus sentimentos ao decorrer do tempo. Elas vão amadurecendo e passando por várias etapas. É uma história com riquíssimos detalhes e de como era a vida na época. As irmãs apesar de serem muito amigas têm personalidades bem distintas e por isso no nome do livro.


Elinor: Razão, Inteligência, Lógica.

 

Mariane: Sensibilidade, Emoção, Beleza

 

Cada uma tem sua forma de encarar o mundo, ambas aprendem muito e aos poucos se desenvolvem de maneiras diferentes com força e determinação.

 

Depois que o filho mais velho assume a casa elas se mudam para Devonshire e moram num chalé cujo dono se chama John Middleton, ele as recebe muito bem e sempre as convida para frequentar eventos sociais (que naquela época era muito comum para conhecer e casar as filhas com um bom partido). Passam a ter uma vida social bem agitada e com isso conhecem muitas pessoas. E é então que começam a evolução e descobertas das jovens, não só descobertas amorosas, mas, descobertas em vários âmbitos da vida.

 

A obra é muito mais do que uma história de romance é considerada uma verdadeira crítica para a sociedade naquela época, o livro mostra muito as características das pessoas, os diferentes tipos de personalidade e acima de tudo o caráter.

 

Só de 4 estrelinhas pela minha dificuldade em ler a obra mas, vou querer ler os outros livros da autora e quem sabe reler esse clássico. Eu recomendo a leitura e para quem não está habituada assim como eu em ler clássicos com uma linguagem bem diferente eu digo para dar uma chance porque são livros que contam de uma maneira diferente riquíssimos detalhes da época. E vale a pena conhecer e saber como era.

 

Você já leu? Gosta e curte ler romance de época?

 

 Até o próximo post.

 

Beijos!

 

84 comentários:

  1. Eu imagino a sua dificuldade na leitura. Deve ser complicado, mas ao mesmo tempo uma história que traz grandes reflexões, afinal, é um clássico. Ainda não tive coragem de ler nada da Jane.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique, foi diferente, um pouquinho complicado para me adaptar mas, vou testar mais alguns livros para ir me acostumando com a escrita. Pretendo ler um outro livro dela em breve.
      Beijos.

      Excluir
  2. Acredito que seja um livro fascinante de ler.
    .
    Saudações poéticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um bom livro sim, se a pessoa gostar do gênero acho que vai gostar muito do livro.
      Abraços.

      Excluir
  3. não li nenhum da Jane, mas amo o filme Orgulho e Preconceito!
    acho que vou até ver se tem promo da obra dela!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê sim, se tiver vale a pena comprar na promoção, nessa Black eu só quero revelar algumas fotos e comprar um aspirador de pós e talvez um kindle. Mas, ainda não é certo rs
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Vanessa, tudo bem?
    Ganhei esse livro de uma tia e confesso que estou empurrando o livro com a barriga. Vejo muitas pessoas dizendo que esse é o favorito da autora e fico com receio de me decepcionar, até porque não tenho costume de ler muitos clássicos. Mas qualquer dia eu tomo coragem rs.
    Beijinhos,
    https://treesdedezembro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Tudo bem por aqui.
      Leia sim, se ganhou leia, é muito bom mas encontrei dificuldade por não está acostumada com o tipo de leitura. Pelo menos você não vai mais ficar na dúvida se vai gostar ou não hahahah, e depois quero saber o que achou.
      Beijos.

      Excluir
  5. Oi, Vanessa,

    Publiquei também uma resenha sobre este livro em 2014. Eu sou fã de Jane Austen, não apenas por causa do talento dela em contar estórias, mas também pelo que a gente pode captar sobre a vida na época. Isso é muito importante porque o mundo (por várias razões) tende a suprimir e até mesmo a falsificar a HISTÓRIA, com o objetivo de desqualificar as lutas que foram travadas para que as coisas melhorassem. Na estória desse livro, por exemplo, fica claro, para o leitor atento, que a situação das mulheres dependia inteiramente dos caprichos dos homens, pois elas sequer podiam herdar os bens de maridos e pais. Até existiam pais ricos que deixavam patrimônio para as filhas, mas.. se elas se casassem, o patrimônio passava 'automaticamente' (por lei) para os maridos. Foram necessárias muitas lutas que envolveram sangue, suor e lágrimas) e muitos debates para que esses costumes e leis fossem anulados. As mulheres que travaram essas lutas eram pessoas comuns como eu e você. Mas elas depois foram chamadas de 'feministas' pela história. Nesses últimos anos, tenho visto muitas mulheres jovens repudiarem o feminismo e dizerem que não devem nada a ele. Isso é um engano. Toda mulher normal é feminista, já que ela defende que mulheres e homens têm que ter direitos iguais. Não foi sempre assim, como a estória desse livro deixa bem claro.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Vou procurar a sua resenha lá. Amei saber que você é fã dela, ela é ótima para contar histórias apesar de eu ter tido dificuldade em ler achei a história muito boa. Eu amo ler livros onde conseguimos enxergar que a independência financeira é muito importante, não depender de um homem para ter o sustento e "ficar debaixo do pé", enxergamos que as lutas valeram muito e mudaram sim muita coisa.
      Beijos.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Amei saber que não leu mas, que gosta do gênero de leitura.
      Beijos.

      Excluir
  7. Desisti de Orgulho e Preconceito, mas quero muito me arriscar nesse da Jane. Pode ser que me conquiste
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou arriscar Orgulho e Preconceito em breve, ainda estou tomando coragem para pegar emprestado.
      Quando ler esse me fala o que achou.
      Beijos.

      Excluir
  8. OI Vanessa, não li o livro ainda. E gosto sim de romance de época. Acho que gostaria desse livro.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Amei saber que gosta do gênero de leitura, é ótimo ler livros assim quando gostamos do gênero, eu estou me adaptando.
      Beijos.

      Excluir
  9. Não conhecia, mas é o tipo de livro que era bem capaz de ler! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que conheceu o livro aqui no log, achei bacana ser o tipo de livro que você leria.
      Beijos.

      Excluir
  10. Eu adorei a dica, eu ja li esse livro e eu gostei bastante. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amei saber que gostou do livro, se gosta de romance vai com tudo e depois me conta como foi a leitura.
      Beijos.

      Excluir
  11. Não conhecia esse livro, mas gostei da resenha e gostaria de ler!
    Beijos.
    www.vinteedoisdemaio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou da resenha e conheceu esse livro aqui.
      Se ler depois me conta como foi.
      Beijos.

      Excluir
  12. I like book Jane Austin. This one seems great. Thank you for sharing.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/11/magical-words-pay-yourself-first-beauty.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que curte os livros da Jane, esse foi meu primeiro contato com a escrita, tive dificuldade de adaptação mas, vou pegar outro livro dela para ler.
      Beijos.

      Excluir
  13. Olá, Vanessa.
    Esse livro não é um romance de época e sim um romance de costume porque na época que ele foi escrito ele era contemporâneo. Romance de época são livros escritos hoje mas que se passam naquela época e diferente dos históricos são focados nos romances. Eu já li três livros da autora e infelizmente não me dei muito bem com nenhum deles. Mas dos três esse foi o que mais gostei.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      eu não sabia, vou até pesquisar mais sobre essa diferença, obrigada mesmo por me alertar.
      Esse foi o primeiro que li dela e tive dificuldade também, gostei de saber que não fui a única hahahah
      Beijos.

      Excluir
  14. Respostas
    1. Amei saber que já conhecia a obra de nome, é sempre bom conhecer um pouquinho mais a fundo.
      Beijos.

      Excluir
  15. Bem interessante a resenha!
    Ótima indicação.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ei, Vanessa, tudo bem? Eu já ouvi muitos elogios a esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Eu tenho três livros da Jane, comprei um Box, mas até então só ali "Emma" que é um calhamaço, e demorei quase um mês para ler kkk. Mas eu também gostei do livro, apesar dos pesares. E que fico feliz que você tenha gostado do livro. Tem romances de época maravilhosos!



    Books House

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Tudo bem por aqui :)
      Amei saber que já leu Emma, é um que eu quero muito ler, os box estavam bem baratos nessa black mas, não comprei nenhum livro esse ano, foi uma das metas que me coloquei inicio do ano rs
      Gostei de saber que já conhecia esse livro por nome rs, também achei complicado ler esse tipo de história mas aos poucos vamos nos acostumando e a leitura fluirá mais rápido rs
      Beijos.

      Excluir
  17. Oi Vanessa, tudo bem?
    Essa história não me chama taaanta a atenção porque talvez a sinopse focada nas irmãs não tenha me causado um "uau", sabe? Mas gostei de ler sua opinião e acho que essa parte da crítica social é o que me deixou mais curiosa.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri, tudo bem por aqui :)
      Amei saber que a história te chama atenção, é uma ótima história com uma riqueza de acontecimentos e muita evolução e descobertas ao longo do livro, eu curti a leitura mas, tive dificuldade pois não estou muito acostumada mas, aos poucos e com mais leituras assim vou me adaptando e lendo mais rápido rs
      Beijos.

      Excluir
  18. Eu preciso muito ler um livro da Jane, sou apaixonada nos filmes, e quero e desejo demais me aventurar nessa leitura

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JU, se aventura sim, acho que você vai gostar muito.
      Beijos.

      Excluir
  19. Nunca li mas esses dias vi um filme (Sem Prada nem nada) que foi inspirado nesse livro e gostei bastante. Se passa na atualidade mesmo e com mexicanos que vivem em Los Angeles.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Eu assisti o filme já faz um tempo rs, amei saber que assistiu também.
      Beijos.

      Excluir
  20. Oi, Vanessa. Como vai? Eu já li livros de Jane Austen, e gostei do que li. Este aí eu não li, contudo parece-me uma obra muito boa. Que bom que você se surpreendeu positivamente com a obra. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A obra é muito boa sim, ela escreve de uma maneira à frente do seu tempo e o livro aborda assuntos delicados e ao mesmo tempo mostra a evolução das irmãs ao longo dos anos.
      Abraços.

      Excluir
  21. Achei bacana a sua leitura. Nunca li nada da Jane Austen, mas vejo as pessoas falarem muito sobre os livros dela. É uma autora que precisa ler.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Eu sempre tive vontade de ler alguma obra dela porque as pessoas falam muito bem e pretendo em breve ler outras até me adaptar com a escrita. se ler me conta o que achou.
      Beijos.

      Excluir
  22. Não conhecia, mas mesmo não sendo fã de romances, fiquei curiosa em conferir pela crítica que o livro mostra.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Sim, o livro trás crítica da época o que me chamou muito atenção e gosto de leituras assim apesar de ter tido dificuldade na leitura por não estar acostumada.
      Mas, a leitura vale a pena.
      Beijos.

      Excluir
  23. Respostas
    1. Oi.
      Espero que goste, se ler me conta como foi a sua experiência.
      Beijos.

      Excluir
  24. Acho que a sua dificuldade com o gênero se deu por que você começou lendo Jane Austen, que é um clássico e um romance de costume, numa próxima vez, tente um livro da Lisa Kleypas, creio que você vá gostar. Apesar de ler poucos livros de romance de época, eu gosto do gênero, e nunca consegui ler nada da Jane, já comecei Orgulho e Preconceito, mas abandonei a leitura no meio.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser isso mesmo, vou tentar um livro da Lisa, já vi algumas indicações de livros dela mas, nunca me aventurei. Quero me aventurar mais nesse gênero literário, mesclar um pouco mais os gêneros que leio.
      Beijos.

      Excluir
  25. Confesso que não sou muito tentada a ler os livro da autora, mas tenho curiosidade sobre a escrita dela parece ser muito envolvente. Ultimamente tenho lido muitos livros de época e acho que tenho que dar uma parada pra não enjoar hahaha mas é muito viciante!
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escrita é muito boa, envolvente depois de algum tempo e acho para quem está acostumado com o estilo fica muito mais fácil. É bom intercalar estilos para não enjoar rs
      Beijos.

      Excluir
  26. Oi Vanessa,

    Não leio muito clássicos, eu só li Orgulho e Preconceito da autora e gostei bastante da obra. A escrita é um pouco complicada, mas aos poucos fui me inserindo melhor na leitura.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou da leitura e concordo quanto a escrita ser um tanto complicada, aos poucos vamos conseguindo pegar o jeito e terminar os livros.
      Beijos.

      Excluir
  27. Gostei muito da indicação
    https://www.instagram.com/simonebenvindo/

    ResponderExcluir
  28. Eu não curto ler romance de forma geral, nem mais moderno nem de época hahahha.
    Mas realmente, é legal se aventurar em novas leituras vez ou outra.
    Achei interessante esse livro, ainda não conhecia ;)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que também gosta de se aventurar em diferentes leituras vez ou outra, acho bacana fazer isso para conhecer outros universos literários e outra forma de escrita.
      Beijos.

      Excluir
  29. E eu que amo orgulho e preconceito e tava um pouco difícil de continuar.
    Eu gosto de romance de época, mas decidi voltar para orgulho e preconceito depois.
    Gostei de saber um pouco desse livro.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Amei saber que gosta de orgulho e preconceito, quero ler esse livro também, não me lembro tanto dele assim.

      Excluir
  30. Oi, Vanessa!
    Já tentei ler Austen duas vezes e não consegui passar das primeiras páginas. Além de não curtir muito o gênero literário, senti dificuldade com a linguagem e me vi perdida com os nomes dos personagens haha.
    Bom saber que apesar dos pesares, foi uma leitura que você curtiu! :D

    Beijos! Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura,
      Sim, a linguagem é bem complicada e amei saber que pelo menos tentou a leitura, já é ótimo.
      E sim, apesar dos pesares curti a leitura rs
      Beijos.

      Excluir
  31. Oi Vanessa,
    Eu não sou uma das maiores fãs da Jane Austen, leio seus livros bem devagar porque não é algo muito fluído. PORÉM, Razão e Sensibilidade foi bem mais fácil do que Orgulho e Preconceito. Tanto que gosto mais dele.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,
      Amei saber que leu e gostou mais desse, quero ler outros livros dela mas, devagar rs
      A leitura pra mim é bem lenta e acho que aos poucos vou me acostumando com o vocabulário da época.
      Beijos.

      Excluir
  32. Eu já li esse livro 2 vezes, adoro a história!! A Jane é uma escritora maravilhosa!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que leu e gosta dessa história, é uma riqueza enorme da época.
      Beijos.

      Excluir
  33. Eu tentei ler Jane Austen uma vez, mas não consegui passar do capítulo 5 de Orgulho e preconceito... =/ Esses romances históricos, escritos na própria época, eu não consigo acompanhar as narrativas.
    Mas que bom que gostou e que você vai querer ler mais livros da autora, que são verdadeiros clássicos e valem a pena, principalmente se você curte.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que tentou ler mesmo que não tenha concluído a leitura, o que vale é começar e ver como se encaixa em nossa vida em determinado momento, tive muita dificuldade mas continuei, é uma riqueza de detalhes da época incrível e quero ler os outros mas, não no momento, em breve rs
      Beijos.

      Excluir
  34. Respostas
    1. Amei saber que conheceu essa obra aqui no blog, se ler um dia me conta o que achou.
      Beijos.

      Excluir
  35. Oi, Vanessa. Tudo bem?
    Eu não sou fã de livros de época, mas sempre abro exceção para Jane Austen. Ainda não li esse livro da autora, preciso mudar isso. Gostei muito da sua resenha.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Tudo bem por aqui :)
      Amei saber que gostou, é um clássico e quero ler mais livros assim para me adaptar com a linguagem da época, vale a pena se arriscar nas leituras algumas vezes.
      Beijos.

      Excluir
  36. Oi
    eu ainda não li nada da autora, mas tenho 3 livros dela esperando para ser lidos, eu amo romance de época, preciso ler com urgência,
    leia sim mais romances de época quem sabe vai pegando gosto pelo gênero.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, amei saber que você tem livros da autora em casa, eu não tenho nenhum. peguei emprestado com uma amiga para ler. Mas, quero muito o box dela em casa algum dia rs
      Pretendo ler mais desse gênero para me acostumar e pegar o gosto por esse tipo de leitura.
      Beijos.

      Excluir
  37. Oiee! Não leio muito romance de época. Da Austen só li Orgulho e Preconceito😍😍🔼

    Passa lá no blog! Estou esperando sua visita. Bom começo de semana.
    Beijos,
    Paloma Viricio❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Também não tenho o hábito de ler esse gênero mas, quero ler mais alguns livros assim para pegar o gosto por esse tipo de leitura.
      Beijos.

      Excluir
  38. Não conhecia :)

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. ótimo clássico para leitura, adorei a resenha
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz em saber que gostou, é um clássico.
      Abraços.

      Excluir
  40. Oi Vanessa, tudo bem? Passeio por aqui para saber das novidades e desejar uma ótima semana.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha linda, por aqui tudo ótimo.
      Ótima semana para você também.
      Beijos.


      Excluir
  41. I want to read books by Austen soon ❤

    ResponderExcluir
  42. Adoro romance de época. Já li alguns como Conde de Monte Cristo e Orgulho e Preconceito. Ainda não li esse, mas sei que tem uma adaptação para o cinema.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo as adaptações para o cinema, sempre gosto de ler o livro antes para fazer esse comparativo e acho perfeito saber das histórias de forma detalhada.
      Conde de Monte Cristo está na minha lista.
      Beijos.

      Excluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves