28 setembro 2021

5 COISAS QUE APRENDI TRABALHANDO EM CASA

| 65Comentário

 


Em 2017 decidi me aventurar e sair de um emprego formal para trabalhar em casa e testar coisas novas, fazer coisas diferentes. Mas, não chutei o balde e simplesmente saí, me planejei, me programei para tentar algo novo por 2 anos para ver como seria a experiência e se não desse certo não vejo problema nenhum em voltar ou procurar um novo emprego de maneira formal (CLT). Já faz pouco mais de 4 anos que saí do emprego formal e me aventurei e aprendi muita coisa trabalhando em casa.

 

No início trabalhar até altas horas se tornou algo normal

 

Na empolgação de começar algo novo trabalhar e fazer projetos até as 4h da manhã ou muitas vezes virando a noite já que eu conseguia tirar aquele cochilo à tarde, mas com o tempo isso não estava me fazendo bem., eu ficava muito cansada durante um longo período e não estava aproveitando essa liberdade de estar em casa e ter meu próprio horário. Saber que trabalhar é bom e ter aquela empolgação de poder e ter que fazer tudo é muito legal mas, ter uma rotina ajuda muito. Trocar a noite pelo dia de forma constante acaba fazendo mal e nos deixando muito mais cansados.

 

Ter um horário certo para trabalhar é essencial

 

Sim!!! Mesmo em casa fazer um horário fixo para trabalhar e saber que precisa separar bem os horários é essencial para uma vida com mais tranquilidade e propósito. Não adianta está em casa, ter uma liberdade de horários e não saber usar. 

 

Muitas vezes trabalhamos muito mais em casa e por isso precisamos definir o horário para começar e parar de trabalhar é muito importante.

 

Definir prioridades e saber dizer não

 

Saber definir prioridades do que fazer e em que ordem fazer é necessário já que em casa temos mil coisas a nossa disposição e o dobro de distrações que podem e vão surgir ao longo do dia. Ter uma lista das tarefas em ordem de prioridade para aquele dia é necessário para sua saúde mental e sua maior produtividade. Saber dizer “NÃO” a convites para sair, ir ao shopping, casa de um amigo, almoçar fora ou ficar batendo aquele papo maroto durante a semana. São coisas ótimas, mas que se não forem dosadas atrapalhará seu desempenho. Saiba dizer não sem remorso e aprenda a ficar feliz por isso.

 

Tenha um lugar para trabalhar

 

Isso é algo fundamental para termos um sossego e um ambiente de concentração. Imagina você pega o computador liga a TV e vai trabalhar, é muito provável que o rendimento não será tão bom assim. Ou então vai trabalhar naquele ambiente onde a família toda está reunida.

 

O ideal é que tenha um lugar adequado e silencioso para trabalhar, não importa o tamanho, o que importa é que seja um lugar onde sua mente já sabe que ao estar ali será para trabalhar. Tenha sua escrivaninha separada e bem organizada e uma boa poltrona giratória para ficar bem confortável. Se o espaço for pequeno abuse das prateleiras.

 

Trabalhar em casa é solitário

 

Trabalhar em casa na frente de um computador sem uma equipe é sim solitário. Não estou dizendo que é ruim, só quero mostrar que é solitário.

 

Não temos com quem conversar a maior parte do tempo e muitas vezes não temos aquela parceria imediata que teríamos numa sala com uma equipe inteira ali ao seu lado para puxar um assunto ou tirar alguma dúvida caso surgisse. Os pepinos que aparecem você precisa se virar para resolver na maioria das vezes sozinho, pois as outras pessoas também trabalham e a opção de trabalhar de casa provavelmente você que escolheu. Eu amo mesmo às vezes sentindo falta de uma companhia, mas nada que não possa ser resolvido, tire uma sexta na semana q vá tomar um cafezinho com uma amiga e bater aquele papo bacana.

 

E você, já teve a experiência ou vontade de trabalhar de/em casa?

 

65 comentários:

  1. Para mim, definir prioridades diz tudo. Na minha vida sempre assim fiz.

    .
    Cumprimentos cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Definir prioridades ajuda demais e é um caminho maravilhoso a seguir. Fiquei feliz que também faça assim.
      Abraços.

      Excluir
  2. Oi, Vanessa,

    Pois é, todos percebem logo que trabalhar em casa exige disciplina e especial auto-controle, para que o trabalho renda normalmente. O trabalho em casa também priva a gente da companhia de outras pessoas e, eventualmente, pode nos levar a perder algumas vantagens oferecidas pelas empresas.
    No entanto, tudo isso é coisa que se pode superar, dependendo da conduta do trabalhador. Eu acho que daqui pra frente o trabalho em casa se tornará cada vez mais comum, então é algo a ser seriamente encarado, rsrs.

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marly,
      Sim, exige muita disciplina e foco e um super autocontrole. Eu também acredito que trabalhar de casa ou/e ter seu próprio negócio ficará cada vez mais comum e mais viável para muita gente.
      Beijos.

      Excluir
  3. Yes working at home has its drawbacks but also its good points. I know there is a big debate around the whole working from home thing. Some loving it and others not so much. But for me I would much rather have the option of working 4 tens and having three days off instead of the option of working from home.

    Allie of
    www.allienyc.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que prefere ter dias a mais de folga a ter que trabalhar de casa, eu amo essa liberdade de fazer meu próprio horário, as vezes complica um pouco mas, nada que não possa ser resolvido.
      Eu amo apesar dos contras que aparecem as vezes.
      beijos.

      Excluir
  4. Eu quero trabalhar a partir de casa!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo, vale a pena mas, as vezes bate uma saudade do trabalho que já estávamos acostumadas mas, vai fundo amiga que vai ser uma experiência incrível.
      Beijos.

      Excluir
  5. Oie, tudo bem?
    Realmente, ter um horário específico e definir prioridades é essencial! Adorei o post!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Por aqui tudo bem espero que do lado daí também.
      Ter horário específico e sempre ter as prioridades diárias é necessário para um bom desempenho tanto na vida profissional como pessoal, ser bem organizado é ótimo.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Abraços.

      Excluir
  6. Dicas muito valiosas.. Também trabalho em casa e sei bem como elas são importantes!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que também trabalha em casa e sim, são coisas muito importantes a se fazer para nos ajudar nas tarefas diárias.
      Beijos.

      Excluir
  7. Confesso que trabalhar em casa não é pra mim...
    Mesmo sendo mais cansativo eu gosto de ter uma rotina de sair todo dia, ver pessoas etc...
    Mas admiro muito quem consegue ter disciplina e trabalhar de casa! :)
    Muito bacana seu post sobre sua experiência.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Amei saber que gosta da rotina de um trabalho presencial, acho bacana mas, eu confesso que amo trabalhar em casa mas, as vezes e faço planos de em breve conseguir conciliar os dois.
      Beijos.

      Excluir
  8. Gostei muito das lições que você teve e compartilho elas.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  9. Gostei de saber sobre a sua experiência de trabalhar em casa.
    É algo que eu gostaria de fazer porque gosto mais de trabalhar na solidão. Pessoas ao me redor me distrai e tiram minha concentração.
    A disciplina e ter um horário é essencial.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou, e espero que tenha essa experiência um dia, é muito bacana.
      Beijos.

      Excluir
  10. A questão da solidão é tãaao real! Eu estou desde dezembro, confesso que AMO mas as vezes bate a solidão.
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo mas às vezes tudo que a gente quer é uma equipe para bater um papo mas, nada que não possa ser resolvido chamando uma amiga para tomar um café ou saindo um pouquinho já que conseguimos definir nosso horário.
      Beijos.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Amei saber que acha importante seguir os passos e saber que fazer um horário para trabalhar é necessário para nossa saúde mental e melhor desempenho.
      beijos.


      Excluir
  12. A última questão para mim não é problema. Sempre gostei de ser bem reservada, e trabalhar "solitária" eu até prefiro em muitas horas. Na verdade, me incomoda quando pessoas da família "me interrompem" no trabalho, o que pode ser outro ponto negativo de trabalhar em casa hehehe.

    Mas com certeza temos que ser bem regrados e ter horários, se não, não paramos de trabalhar nunca mesmo.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique, eu também sempre amei mas, confesso que de uns tempos pra cá eu acabo sentindo um pouco de falta daquela convivência não que diária mas, a convivência e experiência de sempre conhecer gente nova e sair mas, digo que não pretendo jamais essa liberdade de fazer meu horário e trabalhar de casa mas, ao mesmo tempo pretendo voltar de CLT com horário reduzido para ver se consigo conciliar os dois.

      Excluir
  13. Eu estou trabalhando alguns dias em casa por causa da pandemia, mas não estou gostando muito não. Eu preferia quando ia mais vezes para o trabalho. Achei importante seu post para falar da sua experiência e do que percebeu com ela.

    beijos

    https://aquelasemsorte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que de alguma forma você está trabalhando alguns dias de casa e que sentiu falta, é tão bacana ver que muita gente prefere o trabalho presencial e outros de maneira remota e ainda outros de ter seu próprio negócio, essa diversidade me encanta.
      Beijos.

      Excluir
  14. Oi Van,
    Eu trabalhei poucas vezes com CLT desde os últimos sete anos, então, estou mesmo acostumada ao Home Office. Concordo com você, é necessário estipular horários como se fosse um trabalho formal, pois também já fiz como você, troquei a noite pelo dia e eu passava a maior parte do meu tempo com sono, haha. Quanto à solidão, confesso que não me importo, acho mais tranquilo trabalhar sozinha.
    Gostei desse post compartilhando a sua experiência.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie, trabalhar de casa tem muitos benefícios e acho ótimo, confesso que algumas vezes sinto vontade de fazer os dois trabalhos porque gosto sempre de buscar novas experiências mas, trabalhar de casa é maravilhoso e tem o seu lado excelente, fazer nosso próprio horário e ter liberdade é a melhor parte.
      Amei saber que também trabalha em casa.
      Beijos.

      Excluir
  15. Olá...
    Já trabalhei em casa sim e, é claro, tem muitas vantagens, desde que a gente tenha planejamento. Nesse tempo de pandemia é uma experiencia muito boa, pois, dá pra "se esconder" melhor do virus.
    Porém, prefiro trabalhar em equipe <3
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Amei saber que já trabalhou de casa por um período e que encontrou seus benefícios, gostei de saber que prefere trabalhar em equipe. Eu amo trabalhar de casa apesar de às vezes ser solitário mas, nada que um cafezinho ou voltar a praticar exercícios que não resolva.
      beijos.


      Excluir
  16. Praca w domu jest przyjemna ale konsekwentna. Zmierzenie się z tym bywa trudne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com uma boa rotina conseguimos nos planejar e trabalhar bem em casa. Temos que ser sempre consistente.
      beijos.

      Excluir
  17. Verdade, é solitário mesmo. Eu trabalho com mídias sociais e, é o tempo todo sentada na frente do computador sem alguem pra conversar.

    Adorei teu post sobre isso viu.

    Beijo !

    | Blog |

    | Receitas |

    | Instagram do Blog |

    | Rádio Estereo Cidade |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mas tem lá suas vantagens né. O trânsito e fazer nosso próprio horário é maravilhoso.
      Beijos.

      Excluir
  18. As vezes acabo trabalhando até de madrugada porque não quero perder o ritmo, e isso me esgota muitas vezes
    Beijos ♡ | blog | instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo, já fiz muito isso ficar até de madrugada ou ir até de manhã mas, com o tempo ficamos muito cansadas e nem sempre é tão bom à longo prazo, o melhor é ter um horário regular para trabalhar.
      beijos.


      Excluir
  19. Oi Vanessa, eu trabalho há muitos anos em casa e sei como isso pode ser complicado. Especialmente as longas horas, acho que a gente acaba trabalhando mais horas que o normal, né? Mas com um pouquinho de disciplina tudo dá certo. Adorei o post! :)

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, trabalhamos um pouquinho mais que o normal mas, sempre podemos nos policiar em relação a isso, é ótimo trabalhar em casa e ter essa liberdade de horário e também de não enfrentar aquele trânsito caótico diariamente.
      Beijos.

      Excluir
  20. Oi Vanessa,
    Eu trabalhei em home office por 3 meses em 2020 e 1 mês em 2021.
    No início, eu sofri bastante, mas depois acostumei. Hoje, acho que seria uma experiência tranquila, porque é como você disse, chega uma hora que trabalhar a mais é normal e a gente se desgasta muito.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que pôde ter essa experiência e que bom que depois de um tempo se acostumou, a gente fazer nosso horário e tem uma liberdade ótima, é claro que a liberdade também vem com muito trabalho mas, montando uma rotina conseguimos conciliar tudo.
      Beijos.

      Excluir
  21. Com a pandemia a maioria das pessoas foram jogadas no home office sem nenhum acompanhamento e essas suas dicas são dicas de ouro! Eu penei pra aprender a não trabalhar na sala e ir pra um lugar mais silencioso, mas quando eu fiz mudou minha vida ^^

    Abraços
    http://www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que de alguma forma as dicas te ajudaram também. É muito bom seguir as dicas e ter uma tranquilidade na hora de trabalhar e impor limites para os outros e para nós mesmos faz toda diferença na nossa produtividade.
      Beijos.

      Excluir
  22. Oi Nessa, tudo bem?
    Eu nunca tinha parado pra pensar em trabalhar de casa até a pandemia nos obrigar, e senti na pele esses aprendizados que você trouxe. Hoje felizmente acho que encontrei um equilíbrio, especialmente pra não trabalhar demais.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem :)
      Eu sempre quis essa experiência mas, nem sempre enxerguei essa possibilidade pra mim até que me planejei para arriscar, e amei, mas é lógico que como tudo na vida tem o lado bom e o não tão legal assim rs, mas vale muito a pena quando conseguimos equilibrar.
      Beijos.

      Excluir
  23. Trabalhar em casa requer disciplina e você precisa fugir de TV e redes sociais para não atrapalhar o seu foco. Super necessário ter seu cantinho para trabalhar e também fazer pausas frequentes para produzir melhor.
    Big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Disciplina é essencial para se trabalhar de casa, é necessário e fazer pausas é primordial para nossa mente funcionar e ter sempre boas ideias e disposição.
      beijos.


      Excluir
  24. eu adorei o post, me adaptei bem ao trabalho em casa apesar dos pesares

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou e que apesar dos desafios se adaptou bem trabalhar de casa.
      Beijos.

      Excluir
  25. Olá,

    Eu não tive essa experiencia ainda, mas imagino o quão ruim deve ser ficar sozinha trabalhando sem os colegas de trabalho. E também ter jogo de cintura para administrar horário é bem complicado mesmo.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não é ruim, é diferente e eu na maioria das vezes, diria quase 100% das vezes acho maravilhoso essa liberdade de fazer e ter nosso próprio horário, a gente vai se adaptando e vendo qual a forma melhor de trabalhar se encaixa melhor.
      beijos.

      Excluir
  26. Oi Vanessa, tudo bem?
    Bom, minha única experiência de trabalho em casa é com a escrita e realmente é muito necessário um lugar para trabalhar e horário. Como a escrita me relaxa e eu gosto muito, não é raro eu ficar quase 5 horas na mesma posição sem comer e levantando poucas vezes apenas para ir ao banheiro porque sou obrigada.. XD Infelizmente a gente só percebe que exagerou quando termina.

    Beijos;
    Mente Hipercriativa | Universo Invisível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! tudo bem :)
      A gente só percebe que exagerou quando termina, exatamente assim hahahahah. Entendo bem como é isso mas, é bacana ter um momento para fazer pausas e relaxar entre uma tarefa e outra.
      Amei saber que também gosta de trabalhar em casa.
      Beijos.

      Excluir
  27. Oie Van! Também estou trabalhando home office há mais ou menos 3 anos e tudo que falou eu concordo plenamente.
    Aprendi a dizer muito nãos para coisas que não me levavam a lugar algum. E melhor programar meu tempo.

    Beijos,
    Paloma Viricio💫🎐

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindona, amei saber que também está de home office há algum tempo e amei ver que também gosta. É bom aprender a dizer não a coisas que não nos levam a lugar nenhum e fazer isso de forma que nos deixa bem é melhor ainda.
      Beijos.

      Excluir
  28. oi
    minha experiência de trabalhar em casa, foi quando a empresa que trabalho ficou em Home Office por um tempo, foi uma boa experiência, eu tinha um cantinho proprio e me sentia menos cansada.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise, amei saber que ficou um tempo em casa quando a empresa fechou, é bacana demais ter essa experiência e sim, só de não pegar um trânsito caóptico todo dia faz um bem enorme.
      beijos.

      Excluir
  29. Eu adorei as dicas, hoje em dia eu trabalho só com o blog e tem vezes, como agora, que fico o tempo integral me dedicando a ele. Uma coisa que preciso melhorar ne em organizar melhor minhas tarefas, pois empenho tanto que fico sobrecarregada e sem tempo para o lazer, que é essencial.
    Também gosto de priorizar o conforto e invisto bem em móveis para me ajudar nas atividades. Eu também sinto falta de quando eu estagiava, era como um trabalho para mim, saudade do contato com as pessoas e daquela descontração.
    Beijos.

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudade de contato direto com as pessoas, mas sempre dá para tirar aquele tempinho e convidar ou sair com alguém e trabalhar de casa vale muito a pena, tem muitos benefícios, amei saber que trabalha e que gosta mesmo de vez em quando batendo aquela saudade.
      beijos.

      Excluir
  30. Olá,

    de novo, somos parecidas. Devido a ser cadeirante, é complicado arranjar emprego, por isso usei o blog como o meu trabalho, mas não tinhas horas, era um post por dia e não tinha tempo nem para ler os outros blogues. Agora vou fazer o mesmo com o blog atual, mas tenho prioridades, sendo a maior, o meu filho.

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani, realmente o transporte e muitas vezes as ruas não são de tão fácil acesso assim para cadeirantes e eu espero que a infra estrutura de todo o Brasil de modo geral melhore e fique de forma acessível para todos e fiquei muito feliz que trabalha com o blog e que é a sua renda. E sua prioridade é seu filho, sei que é uma benção.
      Beijos sua linda.

      Excluir
  31. Que interessante Van! Eu nunca trabalhei home office. Mas confesso que eu fico meio que idolatrando essa ideia. Mas sei que não é perfeito. Como nada na vida é.

    Desculpe a pergunta (se for muito pessoal, pode ignorar), mas você continua trabalhando por conta? Sem CLT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, tudo bem?
      Eu acho muito bacana estar de home office, trabalhar em casa tem sido muito bom apesar de às vezes um pouco solitário mas, nada que não possa ser resolvido né rs. E ultimamente meu problema maior é a internet que não está colaborando muito.

      Pode perguntar sim, e sim. Desde 2017 estou trabalhando de casa por conta própria aí eu pago autonomia tudo certinho mas, eu pretendo conciliar o meu trabalho em casa e ano que vem conseguir trabalhar em algo presencial que me ocupe menos tempo mas, de CLT em forma de horário reduzido ou algo assim,não decidi ainda a forma que será melhor mas, por enquanto estou em casa e resolvi final desse ano fazer um curso de atualização na minha área rs
      Acho sempre bom inovar e fazer algo novo sempre mas, penso em continuar com o que eu faço hoje eternamente.
      Beijos lindona.

      Excluir
  32. Van, trabalhar em casa tem os seus prós e contras, né? E acho que você resumiu bem! É bom ter liberdade de horário, mas estabelecer uma hora mais fixa, ajuda mesmo. Um lugar é essencial para se concentrar e para que o trabalho renda bem. E, sim, às vezes é solitário. Sair um pouquinho, faz bem. :) E saber dizer não e definir prioridades, vão fazer o trabalho render mais. Não é fácil, mas vale a pena. E poltronas giratórias: eu amo! ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! tem sim o lado bom e o lado não tão bom assim rs mas, nada que uma boa rotina e muita disciplina não resolva.
      Ter um cantinho para trabalhar é necessário para nossa sanidade mental e para ter boas relações com quem mora na mesma casa rs
      Vale muito a pena e amei saber que amou as poltronas.
      Beijos.


      Excluir
  33. Acho que horários e solidão me pesaram mais nesses tempos de pandemia, quando tive que passar a trabalhar em casa. Ainda me pego enrolada com horários de vez em quando, mas acabei acostumando com minha própria companhia e já lido bem em não ter tanta gente à minha volta. Espero que tenha sucesso na nova forma de trabalho.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves