25 novembro 2022

7 (SETE) COISAS QUE APRENDI NESSES 7 ANOS DE BLOG

| 65Comentário

 



Em todos esses anos sou muito grata por todos os aprendizados adquiridos por aqui, a todas as pessoas que participaram e de alguma forma fizeram e fazem parte da minha trajetória e foi por causa dessa troca com outras pessoas e com a coragem e vontade de ter um cantinho na blogosfera para dividir memórias e conversar sobre o universo feminino e livros que criei o meu blog. 

 

Foi com essa coragem e sem saber fazer nada aqui eu iniciei e dando a cara a tapa fui aprendendo a mexer e a cada vez amando escrever meus textos e dividir experiências. Ao longo dos anos tive a oportunidade de conhecer pessoas, fechar permutas, publicidade e recusar algumas outras que não fazia parte da minha essência, sempre fui muito pé no chão com o meu objetivo aqui e depois de algum tempo eu vi que não precisava ser só um lugar onde eu jogava os textos eu poderia aproveitar e agarrar as oportunidades que apareciam aqui e aprender com cada uma delas.

 

Aprendi que ter paciência é fundamental nesse processo

 

Nem tudo vai sair na hora que queremos, o computador pode quebrar, a internet falhar e nem sempre conseguimos fazer tudo na hora que desejamos. Muitas vezes em determinando momento não conseguimos simplesmente mudar o layout ou alterar um código HTML e a mesma coisa pode ser feita um outro dia já que isso não vai causar dano a vida de ninguém.

 

Escrever é um ato solitário

 

Ter um blog e criar sempre conteúdo aqui pode ser muito solitário e as vezes desgastante  dependendo da quantidade de posts que queremos postar. Escrever é doar tempo, energia, sentimentos, emoção e verdade na hora da escrita. Requer carinho, carisma e muito amor para que isso perdure por anos.

 

Aprendi que é fundamental fazer uma coisa de cada vez

 

Sempre amei fazer listas e criar uma rotina para tudo. Mas, eu sempre fui muito ansiosa e se eu tinha 15 coisas na minha lista de tarefas eu fazia 5 de uma vez, intercalando uma coisa com a outra. O que me atrasava ainda mais no processo de criação.

 

Aprendi com muita dificuldade que eu era melhor se eu fizesse uma tarefa de cada vez, eu sou mais produtiva escrevendo um texto por vez e criando as artes todas uma vez na semana. 

 

Aprendi que o tempo é sempre o melhor remédio

 

Já mudei de ideia muitas vezes, pensei em dar um tempo e depois voltar. Pensei em sair daqui mas é algo que não dá! Esse cantinho é um pedaço meu, um pedaço da minha história e dar um tempo quando estamos cansados, ou dar um passo para trás pode nos dá muita energia para continuar e prosseguir com cada vez mais emoção e vivacidade.

 

Aprendi que blogar pode se tornar um trabalho ou abrir muitas portas

 

Criei o blog com o objetivo de dividir sentimentos e ter um lugar onde eu pudesse compartilhar meus pensamentos, resenhas e outras coisas de que gosto. Depois de algum, diria até que bem pouco tempo várias pessoas entraram em contato comigo para fechar parceria e publicidades. Logo no começo eu recusei porque não era o meu objetivo aqui. Depois de alguns anos ainda recebendo propostas comecei a ver que algumas delas eu gostaria e poderia aceitar e outras eu poderia entrar em contato para saber se gostaria de fazer algum tipo de trabalho.

 

O blog abriu várias portas nesse sentido seja para publicidade aqui ou seja para trabalhos fora do blog, trabalhos extras no meu home office me ajudaram demais em muitas épocas, ainda ajudam e eu descobri que amo fazer isso e também poder trabalhar com isso me deixa muito realizada.

 

Aprendi que estou aqui porque estou acompanhada

 

Juntos somos mais fortes. Quando temos pessoas que nos acompanham, que gostam do nosso conteúdo, que participam com a gente dá muito ânimo, dá um gás enorme para continuar. Tem pessoas que não gostam de comentar aqui mas me chamam no e-mail ou no instagram para deixar um recadinho ou elogio e isso deixa o coração quentinho.

 

Outras pessoas que conheci aqui viraram amizades na vida real, outras ainda quero poder em breve dar aquele abraço apertado e bater um bom papo, conhecer pessoalmente.

 

Saber que o blog faz parte de uma bolha gigante e uma infinidade de pessoas é maravilhoso e reconfortante, saber que tem outras blogueiras fazendo esse mesmo trajeto e vivendo coisas parecidas é gratificante, saber que é uma fonte de inspiração para alguém é algo indescritível.

 

Aprendi que saber dizer não é necessário

 

Ter um blog é ter um compromisso, ter um compromisso não só com os leitores, mas principalmente com você mesmo porque é algo que a cada dia se torna parte da sua vida. Aprender a dizer não para um convite para tomar um sorvete no meio de um texto é necessário. Dizer não para o cafezinho no final da tarde diariamente é essencial para seu progresso.

 

Saber dizer não para aquela parceria que não faz seu estilo, que você não admira. Saber dizer não quando o valor que querem te pagar é abaixo da sua tabela de valores ou acaba desvalorizando o seu trabalho. Saber que você pode manter um blog e que tudo vem no tempo certo.

 

O não que você diz hoje pode facilitar a sua vida amanhã. Saber dizer não na hora certa pode facilitar a sua rotina e a sua vida e melhor ainda é aprender a dizer não e sentir alívio por ter conseguido dizer isso.

 

Esses são só alguns aprendizados que obtive nesses 7 anos de blog mas que foram fundamentais para eu ter continuado e estar aqui hoje. 

 

Me conta alguma coisa que você aprendeu seja na blogosfera ou fora dela que você leva como lição para a vida.

 

 

 

65 comentários:

  1. Muitos parabéns pelos 7 anos de blogue. Que muitos mais venham.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .

    ResponderExcluir
  2. Terei que concordar com tudo. As vezes dá vontade de desistir, mas é preciso persistência. Também precisamos dizer vários nãos e entender que tudo faz parte do processo. É um trabalho solitário, a maioria das pessoas não entendem e não gostam de ajudar. Com o passar do tempo as coisas se tornam mais simples e compreensíveis.
    Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, com o passar do tempo a gente vai aprendendo a lidar com as coisas e aprendendo em como encaixar as atividades para que fiquem mais leves de seres realizadas, tudo é um processo e cabe a nós entender e sempre procurar melhorar e fazer dar certo.
      Fiquei feliz em saber que compartilha desse sentimento.
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi, Vanessa. Como vai? Muito legal o post. O que eu mais aprendi com o blog é ter resiliência nos momentos desanimadores. E foram muitos os momentos que me desanimaram ao longo da jornada. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Por aqui tudo bem :)
      Um aprendizado único que só quem tem um cantinho assim consegue entender. ter resiliência é fundamental para não desistir e saber onde queremos chegar e o quão bom é ter um cantinho especial assim.
      Abraços.

      Excluir
  4. Olá, Vanessa,

    Só por este aprendizado, a criação do blog já valeu a pena, não é? Espero que você continue blogando e que receba compensações à altura do seu esforço.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Com certeza ter um cantinho nos trás muitos aprendizados na vida da blogosfera e na vida pessoal. Com certeza valeu a pena e me abriu portas também.
      Para 2023 tenho outros planos e pretendo me organizar melhor para poder estar sempre aqui como esse ano, a rotina mudará um pouco mas estar aqui é muito importante pra mim.
      Beijos.

      Excluir
  5. Oi, Van!
    Como alguém que bloga desde 2006, eu só posso concordar com tudo isso!
    Parabéns pelos 7 anos de blog!
    Que venham muitos anos mais!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Amei saber que concorda e que venham muitos outros anos de blog para todos nós.
      Beijos.

      Excluir
  6. Nossa, me identifiquei demais com esse teu post. Concordo com tudo, e muitas dessas coisas aprendi também. Eu fico algum tempo afastada do Blog mas de vez em quando apareço. Não dá pra abandonar de vez né ? Esse teu post me fez ter ainda mais vontade de continuar por aqui :)

    Beijo lindona !!

    | Blog |

    | Ig de Receitas |

    | Instagram do Blog |

    | Brechó e Pulseiras Artesanais |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que o post deu ainda mais vontade de continuar por aqui e sempre blogando rs
      É bom demais porque apesar dos desafios é gratificante para nós mesmos.
      Beijos.

      Excluir
  7. Amei os aprendizados. O blog nos ajuda muito em organização, paciência e na persistência. É sempre bom sempre lembrar do pq começou para seguir em frente.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o blog nos ajuda muito em vários aspectos e usamos isso em outros áreas da vida. É importante lembrar porque começamos dessa forma estamos sempre lembrando do real motivo e isso nos faz continuar.
      Beijos.

      Excluir
  8. Parabéns pelos 7 anos! Muito boas lições foram retiradas nesse tempo :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindona. São excelentes lições, muitos desafios que nos ensina demais.
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi Vanessa, meus parabéns por esses 7 anos d blog, realmente é algo que demanda do nosso tempo criar conteúdo pra internet, mas se nos faz bem fazemos por amor e quando podemos.
    O que mais aprendi nesses longos anos de blog foi amadurecer como pessoa, aprendi a me posicionar, escrever mais e ter muita atenção. Deixei se ser aquela menina bobinha que achava que tudo era um conto de fadas. O mais especial foi conhecer muitas e muitas meninas incríveis que ás tenho como amigas virtuais, mas cultivo um carinho enorme por todas.
    Beijos Felicidades, continue brilhando!
    http://www.silalmeida.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada sua linda. Demanda muito tempo criar conteúdo na internet e se posicionar é importante. É muito bacana conhecer pessoas que compartilham essa mesma rede social e acabamos fazendo amizades, o que é muito bacana.
      Beijos.

      Excluir
  10. Nossa super me identifiquei, blogar mudou minha vida. Hoje é meu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei ver que se identificou, não é a minha renda única o blog mas abriu portas para vários trabalhos muito legais que ajudam muito.
      E amei saber que virou seu trabalho.
      Beijos.

      Excluir
  11. Com certeza eu fiz muitas amizades nesses muitos anos de blog, e eu amo. Acho que por isso blogo desde minha adolescência, sempre me senti mais conectada com aqui, do que com pessoas que estavam em meu entorno naqueles períodos... A gente conhece pessoas que gostam de coisas igual a gente, e isso é muito bom.

    Acredito que o mais fundamental é a paciência e o tempo. Hoje vivemos em um mundo muito imediatista e tudo é esperado o mais rápido possível, e não é bem assim. Algumas coisas levam tempo. E eu adoro ver esse tempo agora dando frutos :)

    Adorei seus pensamentos e concordo com todos. Eu amo blogs :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique,
      concordo demais com o que você disse, tudo leva tempo e o retorno vem um dia. Hoje as pessoas querem tudo na hora o famoso "para ontem" e não é bem assim que as coisas funcionam.

      Quanto as amizades são muito especiais e é muito bacana encontrar pessoas com os mesmos objetivos e que gostem das mesmas coisas, nesse universo da blogosfera é tudo tão grande que encontramos muitas pessoas e passamos a fazer amizades e isso perdura.
      Beijos.

      Excluir
  12. Vanessa é bom quando aprendemos, o tempo com certeza é sempre o melhor remédio bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Verdade quando aprendemos é muito bom mesmo e o tempo e a nossa persistência ensina muito.
      Beijos.

      Excluir
  13. Realmente o blog traz inúmeras conquistas e em contra partida muita luta e perseverança.
    Ótimo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade, exige esforço manter esse cantinho atualizado e fazer isso aqui com amor exige esforço e persistência.
      Beijos.

      Excluir
  14. Amei esse post! Só quem tem um blog sabe como essa experiência é incrível ♥
    Eu amo demais o mundo dos blogs.
    E caramba 7 anos é bastante coisa, que demais! Parabéns :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, só quem tem blog sabe q emoção e dificuldades que enfrentamos para estar sempre aqui mas, é gratificante.
      Amei saber que gostou.
      Beijos.

      Excluir
  15. Olá Vanessa
    Parabéns pelos 7 anos do blog, as coisas que você aprendeu foram excelentes, obrigada por compartilhar, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  16. Van, primeiramente: parabéns por mais um ano de blog! ♥ Nem preciso dizer o quanto adoro seus posts e o quanto me inspiram, né? Espero que a gente possa marcar um encontrinho logo!

    São tantos aprendizados nessa blogosfera, né? Não é fácil, mas ter foco nesses detalhes que aquecem o coração, faz a diferença. Aprendi que a gente pode mudar e aprender, mas nunca perder a essência, por mais que o mundo diga o oposto!

    Muitos anos de vida para o Parafraseando, viu? Obrigada por ter criado esse cantinho! ♥ E por compartilhar seus aprendizados com a gente!

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ca que mensagem linda, amei demais.
      Obrigada.

      Fiquei tão feliz com esse carinho. São muitos aprendizados, muitos momentos que marcam nossa vida e muita coisa boa apesar de ter alguns desafios.
      Espero poder marcar nosso encontrinho logo no inicio de 2023.
      Beijos.

      Excluir
  17. Oi Van,
    Acho tão legal quando a gente sobe na escada da vida e aprende, descobre e evolui sobre diversas áreas da nossa vida.
    O que eu mais gostei de aprender foi entender que alguns traumas e crenças são possíveis de compreender e levar uma vida mais leve e saudável.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Amei demais e concordo com tudo que falou, é muito bacana quando aprendemos e usamos isso para evoluir em diversas áreas da vida e muitos traumas são difíceis de trabalhar mas sabemos que é possível e funciona muito bem.
      Beijos.

      Excluir
  18. O blog é a única rede social que eu não consigo largar desde então.
    Eu estou na blogosfera desde os meus 16 anos. O meu atual blog está há 5 anos ativos. E tem me trazido bons frutos e aprendizados. Esse ano mesmo eu comecei a estudar sobre o blog e a criação de conteúdo, o que tem me trazido novos aprendizados, e eu aprendi muito sobre o processo de escrita e como eu não consigo ficar sem escrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter um blog é algo incrível e amei saber que você não consegue largar, eu também não rs
      Com isso aprendemos demais, e vamos evoluindo a cada dia, é ótimo.
      Fiquei feliz em saber que está trabalhando esse processo da escrita, requer muito aprendizado para vida inteira.
      Beijos.

      Excluir
  19. Gostei de tudo que escreveu.Eu tenho 11 anos de blog. Parei algumas vezes, mas sempre volto. Adoro mudar template, mudar imagens e outras coisas. Mas nunca usei o blog pra faturar, ganhar dinheiro. E aprendi que ser gentil com as outras blogueiras é essencial, visitar e prestigiar outros blogs é o segredo!
    Ane🌷
    De Outro Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muitos anos de blog, com certeza muitos aprendizados, muitas conquistas, muitos desafios e muito trabalho e com certeza um dos segredos é conhecer pessoas, prestigiar outros blogs é fundamental.
      Beijos.

      Excluir
  20. São aprendizados importantes, principalmente a parte de ser um ato sozinho. Às vezes tenho a sensação de estar falando sozinha quando posto kkkkk
    Parabéns pelo tempo do blog
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade ahhahaha, as vezes escrevemos muito e parece que vem aquela solidão, que no caso faz parte em muitos trabalhos também em casa mas, blogar alivia a mente e é gratificante olhar para trás e ver o que passou.
      Beijos.

      Excluir
  21. Oi Vanessa, tudo bom?
    Primeiro, parabéns por esses anos de blog e duas coisas que você postou fizeram MUITO sentido para mim: escrever é um ato solitário, mas também estamos aqui há anos graças aos outros blogs que tambem acreditam no que fazemos.
    Parabéns de coração.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,
      Obrigada, amei saber que gostou e que concorda com o post. É solitário e gratificante estar aqui e com certeza ter o apoio de outros blogs é fundamental.
      Beijos.

      Excluir
  22. Oi
    super concordo com você, pois eu queria ter postar todos os dias, mas aprendi que não era necessário, é preciso priorizar a gente e tem vezes que fico dias sem postar. Isso de saber dizer não é realmente importante fazia parceria com muitos autores nacionais até de livros que não eram meu estilo, hoje em dia eu raramente faço parceria era muita pressão na cabeça;
    Gostei muito dessa postagem;

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      eu nunca quis postar todo dia, eu queria duas vezes na semana só que com o trabalho fica bem corrido e já fico feliz sendo constante de 1 vez por semana, só que em 2022 eu participei do Beda pela primeira vez e amei e pretendo se tudo der certo participar em 2023 também.
      Eu demorei a fazer parcerias mas confesso que recebi muitos convites e disse não porque não combinada e não era o que eu desejava.
      Beijos.

      Excluir
  23. Ótimos aprendizados! Eu aprendi muito também nesses meus 11 anos de blog. Conheci pessoas maravilhosas e tive alguns estresses. Me afastei algumas vezes, mas goto do que faço por aqui.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindona, amei saber que mesmo com os estresses não desistiu desse cantinho, é muito bom blogar e fiquei feliz em saber da sua experiência. E são muitos anos de blog.
      Beijos.

      Excluir
  24. Ótimos aprendizados, realmente blogar é um ato de amor e responsabilidade
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou e com certeza é um ato de amor e responsabilidade, sem isso nada adiantaria e iria em frente.
      Beijos.

      Excluir
  25. Que post bonito Vanessa! Me fez pensar que já aprendi MUITO com o blog também e continuo aprendendo a cada dia. Amizades, trabalhos, responsabilidades... esse universo realmente traz muita coisa boa pra gente ~ mas, olha, tem que ter paciência mesmo, viu? Hahaha! Ainda mais num mundo tão imediatista como o nosso. Adorei o post e a reflexão. :)

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou Cami, e muito bom a gente pensar e ver o quanto aprendemos com essa plataforma e interação diariamente.
      são muitas responsabilidades e vem muita coisa boa mas exige muita paciência, esse mundo está cada vez mais imediatista.
      Beijos.

      Excluir
  26. Adorei esse post e super concordo com sua lista. Aprender a fazer uma coisa de cada vez ainda está sendo um dilema para mim. Mas aos poucos, estou aprendendo. Quando a dizer não e abrir portas para que o blog se torne um trabalho, estou fazendo esse ano e fiquei muito feliz por ter dado certo. Ano que vem quero amadurecer mais essa ideia e levar adiante.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou e fiquei muito feliz que começou a abrir portas para que esse seu cantinho te proporcione uma renda mesmo que seja a princípio não seja a principal, que ano que vem continue e receba muitos frutos de seu trabalho.
      Beijos.

      Excluir
  27. Olá,
    Esse último tópico me identifiquei tanto e comecei a colocar em prática nesses últimos anos. Nem tudo é pra gente, sabe? Aceitar coisas só por dinheiro e hype, sei lá, atrai só energia ruim.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nana,
      concordo com você não precisamos aceitar tudo porque é uma parceria ou algo do tipo precisamos dizer "não" quando é algo que não nos identifica ou que não apreciamos. Vale a pena.
      Beijos.

      Excluir
  28. Oi
    essa parte de ser uma forma de trabalho, eu acho legal que muitos conseguem viver disso, eu mesmo as vezes faço umas publi simples, mas mantenho o blog mais como uma forma de hobbie mesmo.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, é muito bacana também ter um cantinho como um hobbie e se gostar deixar portas abertas para trabalhos dentro e fora do blog porque pode aparecer muitas coisas legais para fazer sem ser por aqui também.
      Beijos.

      Excluir
  29. Querida Vanessa,
    Meus parabéns pelos 7 anos de blog, que venham muitos mais anos pela frente. Eu já tenho 13 anos de blog e no começo pensei em desistir e excluir a página, hoje eu tenho muita gratidão por continuar postando os meus textos e poemas! Fiz amizades sinceras que levo no coração, eu tenho o sonho de viver da escrita, é o que gosto de fazer, mas ainda não realizei. Se tiver dicas de como posso fazer o meu blog se tornar uma profissão eu vou te agradecer muito.
    Eu também quero aproveitar para te desejar um Feliz Natal e um ano novo repleto de muita paz e amor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada, amei demais saber disso tudo, é muito bacana ter esse cantinho há tempos e espero que em breve você consiga viver somente da escrita, que seu sonho se realize.
      basta não desistir e batalhar muito e seria legal fazer um curso de escrita criativa, é muito bacana para sair da zona de conforto.
      Beijos.

      Excluir
  30. Adorei super esse post! ♥
    Ter um blog é algo incrível! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou, ter um blog é realmente maravilhoso.
      Beijos.

      Excluir
  31. É importante ter o seu espaço onde se sinta livre para escrever.
    Beijinhos
    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, é importante ter um espaço onde conseguimos ter liberdade para escrever e deixar um pouquinho de nós registrado aqui.
      Beijos.

      Excluir
  32. É muito gratificante ter esse tempo de bog e ver todas as mudanças.
    Beijos

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves