24 janeiro 2023

PRODUTIVIDADE NA ERA DIGITAL

| 49Comentário

 

Imagem retirada do site Pixabay


Mexer no computador, celular e acessar plataformas para assistir filmes, séries ficou cada vez mais fácil, acessível e viciante atualmente. Com o excesso da “facilidade” veio o vício de estar sempre com a cara na frente de uma tela e a busca excessiva por diversão, entretenimento e ficar sempre muito bem informado.

 

Sabemos que muitas pessoas trabalham com a internet atualmente, mas as pesquisas mostraram que boa parte do tempo não é usado para o trabalho e sim para ficar nas redes sociais utilizando as plataformas para distração.

 

O que ajudou muitas pessoas a se sentirem ainda mais isoladas do mundo e aumentou a busca pela “falsa perfeição”, os filtros que são muitas vezes utilizados nas redes sociais modificam muitas vezes a imagem da pessoa e muitas pessoas só se acham bonitas quando estão com filtros ou maquiadas, não pode ver nada que não esteja perfeito. E na vida real não é assim que as coisas funcionam.

 

É preciso saber separar o que é trabalho, o que é diversão, o que é real e o que está na tela como um simples recorte da vida de outra pessoa, cuja bagagem é completamente diferente da sua. É preciso saber sentir, viver e separar as coisas. É necessário saber dizer não!

 

É importante ter em mente e seguir alguns passos 

 

Se certificar de quais são as coisas mais importantes na sua vida

 

Pensar e saber qual o seu propósito de vida é fundamental para chegar nessa resposta, saber quais são as coisas mais importantes na vida e com certeza passar horas deitado num sofá vintage  rolando o feed do instagram está fora dessa lista.

 

Organizar seu tempo

 

Ter horário para dormir, acordar, se alimentar. Passar tempo de verdade com as pessoas e ter tempo para trabalhar é fundamental para ter uma vida eficaz e feliz.

 

Saber que é preciso de tempo de qualidade com as tarefas e ter tempo hábil para isso exige disciplina.

 

Ter disciplina

 

É a base de tudo. No inicio pode ser doloroso mudar o ritmo pode e vai ser difícil porque criar novos hábitos exige esforço e persistência, mas vale apena.

 

Tenha disciplina e alcance coisas que você imaginou ter e fazer e achou que seriam impossíveis.

 

Utilize técnicas para isso. Se for estudar ou trabalhar em casa procure um ambiente confortável com  cadeiras modernas de qualidade, com certeza esse pequeno detalhe fará uma diferença enorme na sua vontade de permanecer no local.

 

Aprender a usar a internet a seu favor

 

Quando for acessar o computador priorize o que é mais importante fazer naquele momento e reduza o tempo vendo o que não é útil. Determine um tempo “x” por dia para ficar só mexendo no celular sem muito objetivo e outro tempo “x” para agregar valor a sua vida e sua carreira, utilize a internet para obter também conhecimento.

 

Mantenha o foco

 

Siga todas as dicas acima e lembre-se que qualquer mudança só será possível se você se esforçar para fazer acontecer.

 

Qual dica você me daria para ter mais produtividade nessa era digital?

49 comentários:

  1. Reconheço que passo tempo a mais em frente ao PC. É um pouco de vício, lol
    .
    Saudações poéticas e cordiais
    .
    Poema: “”Luz poética que renasce””…
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já é um bom começo saber onde gasta muito tempo, então já é possível melhorar nesse ponto.
      Abraços.

      Excluir
  2. Oi, Vanessa,

    A era digital nos trouxe várias contradições e nós precisamos mesmo saber como manter o controle do nosso tempo e da nossa produtividade. Gostei das dicas!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, era era nos trouxe muitas coisas e temos a necessidade de saber e ter um controle em como usamos nosso tempo.
      Amei saber que gostou.
      Beijos.

      Excluir
  3. Que post maravilhoso Van. esse ano decidi ler mais e cuidar mais de mim

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber Ju, é muito bom definir um tempo para cuidar mais de nós mesmos.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi, Van!
    Acho o seu post importante demais. No meu caso, eu trabalho, falo com boa parte dos meus amigos, me enriqueço de cultura e estudo tudo na frente da tela, então, se não tomar cuidado, posso me perder num pulo.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber Fernanda,
      é verdade é muito enriquecimento e muito trabalho também então é necessário ter sempre esse cuidado em saber onde e como usamos nosso tempo.
      Beijos.

      Excluir
  5. Menina, ás vezes perco o foco pq fico horas vendo redes sociais. Me policio muito ao longo da semana e no final de semana dou uma trégua.
    Dicas mais que valiosas.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom ter essa noção de quanto tempo estamos usando só vendo redes sociais e agora os vídeos ocupam demais nosso tempo, é muito bom ter esse controle e separar um tempo pra se distrair online e usar o tempo maior para fazer algo que realmente seja benéfico para nós.
      Beijos.

      Excluir
  6. ¡¡Hola Vanessa!! Muy importante todo lo que nos dices en esta entrada. Por desgracia, hoy en día la gente está muy enganchada a las redes sociales y piensa que muchas de las cosas que ven por ahí son reales y quieren ser igual que esas personas y eso es imposible. Planificar nuestra vida fuera de las redes sociales también es importante. Besitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso! É muito importante se conhecer e saber que as redes sociais não mostram nem 1% da vida real de quem está aqui, tem muita coisa atrás de uma foto, um texto. Tem uma vida inteira.
      Ter essa vida e muitas experiência longe das redes é necessário e importante.
      Beijos.

      Excluir
  7. Belissima postagem e muito necessária! Eu tento usar o mínimo possível, ainda mais que trabalho o dia inteiro no computador. Tento também sempre fazer o detox de um mês sem redes sociais e confesso que o tempo rende bastante.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou e concordo que é necessário passar algum tempo longe das redes sociais. Aqui também trabalho olhando para a tela do pc e muitas vezes o que eu mais quero é me desconectar rs
      Beijos.

      Excluir
  8. Ter disciplina acho que é o essencial. Tive épocas da minha vida que ficava muito no computador (até porque trabalho na frente dele). Hoje em dia eu já sei que chegou certa hora, eu estou desligando e só ligo no outro dia.
    Ótimo post para refletirmos se estamos cuidando da nossa saúde também.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique, é isso mesmo. É importante observar os nossos hábitos e nós próprios nos colocarmos limites. Precisamos ter essa consciência e saber que estamos fazendo nosso melhor pela nossa saúde.
      Beijos.

      Excluir
  9. Que post mais legal e útil. Acho que os jovens tem mais dificuldade de manter o foco, mas a força de vontade é o primeiro passo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Amei saber que gostou. Acho que alguns jovens tem um pouco de dificuldade, conheço vários que não curtem nem postar e nem estar nas redes rsrsrsrs, acho que vai muito de se conhecer e colocar um limite no tempo e como usamos as redes e o tempo aqui.
      Beijos.

      Excluir
  10. Oi Nessa, tudo bem?
    Quando me dou conta do tempo que perco em redes sociais me bate até uma deprê hahaha! Tô tentando limitar meu tempo de uso pra me tornar tanto mais produtiva como também alguém mais relax e offline.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem :)
      Verdade que dá uma deprê quando analisamos quanto tempo gasto de forma desnecessária, é sempre bom observar como estamos usando o nosso tempo e ver o que podemos fazer de melhor. Sempre aproveitar as oportunidades e estar um tempo offline é essencial para nossa saúde mental.
      Beijos.

      Excluir
  11. Oi Vanessa, eu sou uma que sem perceber sou sequestrada por horas pela timeline infinita, mas fora dela também não tenho muito o que fazer. Falta motivação para escrever o que ninguém vai ler e não tem mais nada que eu saiba ou me interesse por fazer. De qualquer forma o equilíbrio é muito importante na hora de usar as redes sociais.

    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Tem tanta coisa para fazer fora das redes. É mesmo criar um hábito e praticar, pode escolher e testar trabalhos manuais como vagonite, crochê, pintura em tecido ou outro tipo de artesanato. Pode se aventurar e fazer uma receita diferente. É bom tirar tempo e ir descobrindo e/ou redescobrindo coisas que você curte fazer.
      Beijos.

      Excluir
  12. Bom dia, Vanessa
    Que postagem excelente, acredito que ter disciplina é fundamental, o dia precisa ser vivido de forma sábia, ter tempo para cada coisa, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso. Comentário perfeito, precisamos viver os dias de forma sábia, usar o tempo para aproveitar a vida real e sentir cada momento.
      Beijos.

      Excluir
  13. Amei o post. Esses dias mesmo estava pensando em como a tecnologia/redes sociais mudou a forma que nós enxergamos e que interagimos com o mundo. Hoje em dia todo mundo faz os mesmos procedimentos estéticos e ficam todos com o mesmo rosto, mesmo dente, mesmo cabelo e gera a sensação de que aquela é a aparência que todo mundo tem que ter. Além da dependência tecnologia que atinge até as crianças, todo mundo estressado e ansioso quando está longe das redes sociais e mais ansioso ainda quando está nela.
    É sempre bom encontrar o equilíbrio
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tayane, é uma verdade o que você disse aqui. Todo mundo quer ficar com o mesmo rosto, me assusta todo mundo querer ficar "igual" mesmo que usando procedimentos estéticos para isso e muitas vezes isso ocorre com o excessivo uso de filtros no celular.
      Vejo muita gente próxima que fica quase que insuportável quando a internet falha por algumas horas ou fica um dia sem poder mexer. Parece que a pessoa não sabe mais o que fazer da vida, é frustrante ver isso e preocupante ver que colocam a vida num pedaço de celular.
      Precisa-se muito de equilíbrio hoje em dia.
      Beijos.

      Excluir
  14. Oi!
    Adorei o post, usar a internet com disciplina é muito importante, os dias que noto que fui mais produtiva são os dias que me distrai menos na internet!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei ver isso, e com certeza os dias em que "sobra tempo" são os dias que mais ficamos longe dessa telinha aqui e são os dias onde conseguimos conviver e conversar olho no olho com outras pessoas.
      Beijos.

      Excluir
  15. Gostei muito das dicas, eu estou me lenta ultimamente, mas é mais por conta da gravidez. Tem algumas extenções do navegador que ajudam a bloquear redes sociais por um tempo. Isso ajuda a manter o foco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, não sabia que vinha um baby por aí. Parabéns!!!
      Tem alguns navegadores e app que conseguimos determinar um tempo de uso que ficamos em algumas redes e isso é bem bacana, mas eu prefiro o despertador porque nos treina e nos faz praticar a força de vontade e disciplina.
      Beijos.

      Excluir
  16. Bom Vanessa uma dica que dou e fiz por mim mesma foi: sai das redes sociais que mais te afetam por um mês. Se desconecte e você aprenderá a viver sem elas.
    Eu utilizo as redes sociais por conta do blog, porém aprendi a ser muito mais saudável do que era antes.
    A pouco tempo eu desativei meu instagram e foi um tempo muito bom! Me deu uma outra perspectiva sobre a internet e o vínculo que tenho com ela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei essa dica, algumas vezes é bom se manter longe de algumas redes sociais e assim conseguimos ver o tempo que passamos fora delas e saber também que há muita vida offline, eu diria que a parte melhor da vida rs
      Beijos.

      Excluir
  17. É verdade, se não é a tela do celular, é a tela do PC ou da TV.
    Disciplina é essencial pra o que é realmente importante na vida.
    Muito boas as dicas!
    Ane/De Outro Mundo :)
    ***************************

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber que gostou, é muito importante nos manter atentos e saber onde precisamos focar e ter disciplina.
      Amei saber que gostou.
      Beijos.

      Excluir
  18. Oi Vanessa, realmente a tecnologia nos ajuda, mas também pode atrapalhar um bocado se não for bem utilizada. Eu sou meio que viciada em Instagram, mas já comecei a me policiar para ficar menos tempo. Então coloquei um alerta para me forçar a sair da rede a cada tempo e fazer outra coisa da vida. Isso tem dado certo, pois estou me ocupando com atividades mais úteis.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna, amei saber e ajuda muito quando nos policiamos para sair e usar um pouco menos as redes sociais, porque acaba que é viciante ficar muito tempo usando uma rede social e quando chega no final do dia vemos que nada fluiu como queríamos.
      Beijos.

      Excluir
  19. Oi Nessa, tudo bem?
    Pra mim a parte do foco e da disciplina tão super difíceis.
    Acho que, realmente, a internet e a tecnologia em excesso acabam desviando a nossa energia pra bobagens em muitas ocasiões. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Tudo bem por aqui :)
      Verdade, focar e ter disciplina para fazer determinadas coisas são difíceis e exige muito esforço. Até eu conseguir focar certinho nas coisas levei um tempinho e as distrações sempre aparecem, precisamos mesmo focar sempre e colocar metas de conclusão de tarefas e horários que vamos fazer tal tarefa.
      Beijos.

      Excluir
  20. Oi Vanessa,
    Achei seu post muito verdadeiro e com ótimas dicas!
    É mesmo crucial ter prioridades, se não a gente acaba ficando igual barata tonta dentro do mundo digital, mas também é necessário foco e disciplina.
    Eu tento me organizar fazendo uma lista do que preciso fazer, assim eu não fico ociosa rolando feedback alheios e tentando lembrar o motivo de eu ter ligado o celular, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie, eu faço muitas listas também além de usar o planner. Isso me ajuda a me manter focada e a saber o que vim fazer aqui rs
      Ter tempo e planejamento ajuda demais.
      Beijos.

      Excluir
  21. Oi Vanessa!
    Uma das coisas que me deixou mais produtiva, foi saber exatamente a hora de parar. Porque com a internet dá a impressão que estamos sempre online e isso não é algo positivo não.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,
      sábias palavras. saber o momento de parar é fundamental para não surtar e também para ter aquele momento de descanso que é super necessário. Saber também separar momentos de lazer de trabalho online é fundamental para nosso bem estar.
      Beijos.

      Excluir
  22. Querida Vanessa,
    A nova era digital veio pra ficar, mas não podemos ser reféns dela, acredito que tudo tem o seu tempo e precisamos usar a tecnologia a nosso favor e não se prejudicar com o uso excessivo dessas ferramentas e redes sociais. Trabalhar, fazer atividade física, alimentação saudável, sair com amigos e família, viajar, ler livros, revistas, jornais, tudo isso é positivo e real, precisamos aprender a ter qualidade de vida e deixar o mundo virtual para as horas vagas.
    Abraços

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves