30 março 2020

COMO LIDAR COM BLOQUEIOS CRIATIVOS [ESTANDO EM CASA]

| 62Comentário

(IMAGEM RETIRADA DA INTERNET  - FONTE)
Sobrecarga de informação. Sobrecarga de notícias. Sobrecarga de tristeza. Sobrecarga de sentimentos.

Que fase complicada que todos estamos vivendo. Fase essa que acabamos vivendo a situação apenas, a pandemia acabou não só com a saúde física de muitos, mas, com a saúde emocional também.   Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo, não podemos sair para poder viver e proteger a saúde dos outros, não podemos dar abraços quentinhos nos nossos pais, nos nossos avós e nos amigos que temos. Não podemos dar aquele beijo de boa noite e de bom dia na pessoa que está ao nosso lado. Não podemos! Não podemos muitas coisas no momento.

Exatamente! No momento não podemos, mas vamos poder em breve. É uma fase e isso vai passar. Vai deixar marcas, tristezas, sentimentos e dores em muitas pessoas e nesse momento mais do que nunca precisamos ter empatia. Não é só cuidar de nós e da nossa família, a proteção deve ser por aquela pessoa que você pode nunca chegar a conhecer, mas é um ser humano, é uma vida.

Em meio ao caos que estamos vivendo há coisas que podemos e devemos fazer, e uma delas é NÂO assistir os noticiários o dia inteiro. Evitar passar o dia na frente da TV procurando notícias. Se manter informado é essencial mas, podemos estar informados assistindo apenas um noticiário.
Preservar a saúde mental é acima de tudo essencial para que possamos passar por essa fase, passar por esse momento de caos.

Algo que muita gente vive, inclusive eu é que tenho um blog e muita gente trabalha com internet, criando conteúdo, fazendo textos, desenhos e muitas coisas na internet. Muitas empresas deixaram que seus colaboradores trabalhassem de casa, foi uma medida necessária para a prevenção de mais pessoas.

E ficar em casa direto para quem cria conteúdo pode ser desafiador. Nesse momento muitas pessoas estão com bloqueios criativos, não conseguem trabalhar e muitas vezes perdemos oportunidades de ajudar outros. 

Vim trazer aqui algumas dicas de como lidar com bloqueios criativos estando em casa. Podemos resolver isso junto e mudar essa realidade que estamos vivendo emocionalmente.


  • Estabelecer horários – Criar uma rotina

Importante ter uma rotina, estabelecer horários. Tentar acordar e dormir aproximadamente nos mesmos horários diariamente. 


  • Faça as refeições com calma/Tranquilidade

Fazer as refeições com calma e à mesa sem interferências de telas, sem ver TV, sem pegar no celular, apenas comer e sentir o momento, viver o momento de cada refeição. Se tiver almoçando ou jantando com outra pessoa use esse tempo para dialogar e apreciar a companhia.


  • Faça uma faxina

 Destralhar o que não é essencial, destralhar sentimentos negativos e coisas que não usamos mais. Se os produtos tiverem bons você pode doar ou vender para arrecadar um dinheirinho para você.


  • Faça 15 à 20 minutos de Exercício Físico

Exercício físico faz bem para alma, alivia a dor e ansiedade. Estando em casa não é motivo para viver de forma sedentária. Podemos correr ao redor da casa, fazer alongamentos, para quem tem algum aparelho de ginástica a hora de usar é agora. Exercite-se!


  • Minimize o tempo assistindo noticiários

Deixar de ver um ou dois noticiários vai diminuir a sua ansiedade e vai melhorar demais a sua saúde mental. Escolha apenas um jornal para assistir ou ler e foque apenas nesse. Esqueça e pare de ficar procurando a cada momento o que mudou e quais as notícias sobre a pandemia ou outras coisas que estão acontecendo no mundo. Sobrecarga de informação acaba com a nossa saúde.


  • Crie o hábito da leitura

Você vai ver que ler não é um bicho de sete cabeças, ler faz bem para alma e nesse momento é essencial para a vida. Se você não gosta ou não tem o hábito coloque o cronometro no seu celular e separe sempre no mesmo horário diariamente 15 minutos por dia para ler um pouco. Vai se sentir muito melhor e suas ideias vão voltar, esse bloqueio irá passar.


  • Não busque a perfeição, apenas comece.

Apenas comece, vá ao seu ritmo, mas comece. É assim que tomamos as rédeas da situação.


  • Faça pausas

Brinque com o seu pet, tome um chá, alongue-se. Respire e olhe para o céu, é preciso ter pausas durante o dia para não sobrecarregar.


  • Monte um quebra cabeça

Pode parecer estressante, mas acaba sendo divertido e mexe demais com nossas emoções, ver que conseguimos montar aquele monte de peças pequenas e ver no final aquela imagem bonita. É maravilhoso e além de ajudar com o bloqueio criativo ajuda na parte cognitiva.


  • Meditar

Tirar 5 ou 10 minutos do dia para fazer meditação, refletir sobre coisas boas, olhar para o céu e pensar na imensidão do oceano, olhar os pássaros cantando e ver quão bela é a Criação alivia o estresse e faz parte da nossa gratidão.

São sugestões fáceis e ótimas para aliviar a mente e acabar com o bloqueio que se instalou momentaneamente em nós. Você tem outras sugestões de como acabar com bloqueios criativos? Deixa aqui nos comentários para eu saber também.

Beijos e até o próximo post.

62 comentários:

  1. Estou precisando muito praticar essas técnicas.
    Beijos

    byglamour.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz em saber que gostou, pratica sim que vai dar certo. É essencial um tempo para nossa saúde.
      Beijocas.

      Excluir
  2. Ótimas dicas! Lidar com toda essa novidade requer mesmo que nos adaptemos e recriemos uma rotina que vá de encontro com essa situação de quarentena.

    Abraçz
    Motivos Pelos Quais Estou Feliz Hoje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz em saber que gostou. São muitas mudanças e muita novidade para um período muito curto de tempo, precisamos cuidar da nossa saúde e de nossa vida de forma geral.
      Beijocas.

      Excluir
  3. Oi Vanessa, achei ótimas as dicas, mesmo a gente que não precisa de tanta criatividade, mas precisa gerar conteúdo está difícil. Acho que não ver jornal o tempo todo ajuda mesmo, entre as demais coisas citadas.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz em saber que gostou. Essa dica de não assistir jornal é excelente porque é algo que acaba se tornando repetitivo e criando um medo absurdo em nossa vida. Não precisamos assistir todos mas, um já nos mantém bem informados.
      Beijocas.

      Excluir
  4. Oi, Vanessa,

    Acabei de dizer - em outro blog - que estamos vivendo uma situação surreal, quem poderia imaginar uma coisa dessas? Mas eu disse lá também - e repito aqui - que a gente tem que manter a serenidade e fazer valaer o confinamento involuntário.
    As suas dicas para a questão do bloqueio criativo, que é algo a que estamos muito propensos, numa circunstância como a atual, são excelentes. Tenho certeza de que as pessoas que conseguirem cumprir mesmo que só parte das sugestões, haverão de ter algum resultado positivo.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marly, precisamos manter a calma e a serenidade, não adianta se apavorar por algo que não temos como solucionar. temos como nos prevenir mas, ainda não há solução.
      Precisamos fazer o possível para nos manter bem física e emocionalmente para passar por esse período conturbado.
      Essas dicas são ótimas e fico feliz que tenha gostado.
      Beijocas.

      Excluir
  5. Oi
    boas dicas, olha sinceramente como estava de férias não tinha rotina, mas amanha volto a trabalhar e vai ser como home office, então minha rotina vai ser igual se eu tivesse trabalhando na empresa mesmo, eu estou lendo bastante.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise,
      fiquei muito feliz em saber que vai poder trabalhar de casa, melhor coisa!
      Uma rotina nova por estar em casa mas, com os mesmos horários, e para compensar não vai ter que usar o horário do transporte/locomoção, nesse tempo pode aproveitar para fazer algo que você goste muito.
      Beijocas.

      Excluir
  6. Os exercícios tem me ajudado muito nessa fase! Amei as dicas e achei super válidas.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz em saber que gostou, também quero muito tirar mais algum tempo para me exercitar, amanhã começo uma nova rotina de exercícios.
      Beijocas.
      Beijocas.

      Excluir
  7. ótimas dicas!
    tenho mantido rotina com blog e youtube!
    mas preciso por outras coisas em prática!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz em saber que gostou e que está com uma rotina nas redes sociais, quanto as outras tarefas é muito legal criar rotinas também.
      Beijocas.
      Beijocas.

      Excluir
  8. Adorei as dicas, eu trabalho em casa e tiro um tempinho para fazer algo que me faz relaxar
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz em saber que gostou. Trabalhar em casa é ótimo, fazer nosso próprio horário e saber que muita coisa depende de nós mesmos, saber que precisamos relaxar e ter um tempo precioso para desacelerar.
      Beijocas.

      Excluir
  9. Olá, Vanessa.
    Ótimas dicas. A do noticiário é a mais importante porque quanto mais a gente fica assistindo mais o nervoso vai tomando conta. Eu estou procurando nem ligar a tv esses dias.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz em saber que gostou. Eu evito noticiários e assisto apenas 1 diariamente, acho que para a nossa saúde mental é melhor.
      Beijocas.

      Excluir
  10. Só vejo o noticiário noturno, tenho feito exercícios pela manhã e me ajuda a aliviar o stress.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz em saber que gostou. Eu estou criando uma nova rotina de exercícios para iniciar amanhã. E as outras dicas são excelentes.
      Beijocas.

      Excluir
  11. Olá!
    Fico muito feliz em saber que gostou.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Fico muito feliz em saber que gostou.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  13. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui.

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Website Dicas Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado e que sempre esteja por aqui.
      Beijocas.

      Excluir
  14. Dicas muito boas, eu faço muitas pausas quando estou bloqueios e realmente ajuda bastante!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Tirar um tempo para relaxar e não se cobrar é essencial nesse período. Excelente modo de lidar com esses bloqueios.
      Beijocas.

      Excluir
  15. Oi Vanessa!
    Adorei as dicas. Além dessas, uma coisa que está me ajudando é cozinhar! Principalmente no final de semana, já que não tenho o trabalho para ocupar o tempo.
    Bjo, que possamos passar bem esse tempo!

    http://www.aninhamorando.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ótima dica, estou tentando tomar gosto pela cozinha. Já faço comida dois dias seguidos e até agora está sendo legal rs.
      Beijocas.

      Excluir
  16. Amei suas dicas, eu trabalho em casa há três anos, e sei o quanto é difícil você se manter produtivo. O importante é anotar as ideias, planejar o seu dia e não se cobrar! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kaila, é muito importante anotar as ideias para não esquecer depois, ter sempre à mão um bloquinho onde anotar as coisas que vem à mente é ótimo para depois produzir conteúdos.
      Beijocas.

      Excluir
  17. Amei as dicas. Nesses dias eu tenho zero criatividade e até escrever para o blog está sendo impossível.
    Vou tentar fazer como as dicas
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Quando nossa mente está muito cheia fica complicado conseguir produzir e fazer outras coisas que seriam produtivas para nós. Siga as dicas que vai funcionar bem.
      Beijocas.

      Excluir
  18. Estou fazendo tudo isso, criar uma rotina de exercícios, lidar com o blog/canal, me programar antes as postagens, tem me ajudado bastante nessa fase de quarentena, evitar notícias então tenho feito e muito pelo bem da minha saúde mental.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Estou acompanhando sua rotina de exercícios e estou amando, criei uma rotina pra mim que tem me ajudado. Ficar muito tempo em casa é complicado e nesse tempo é bom fazer coisa que queríamos também e manter a sanidade mental rs
      Beijocas.

      Excluir
  19. Oi Nessa, tudo bem?
    Concordo 100% com você: esse não é o momento de pensar em si, mas sim no coletivo, no bem-estar de todos. É sofrido ficar em isolamento? Sim. Mas vidas sendo perdidas é muito mais sofrido.
    Adorei as suas dicas, várias delas estou conseguindo fazer no meu dia a dia. Até eu, que nunca curti cozinhar, tenho cozinhado! É ótimo pra distrair.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também não gostava de cozinhar mas, está sendo ótimo rs
      Pensar no coletivo é essencial para nossa sobrevivência e também uma forma de mostrar amor pelo próximo. dói demais ver que muitas pessoas com histórias únicas estão virando apenas estatísticas.
      Beijocas.

      Excluir
  20. Ótimas dicas, por vezes é dificil voltar ao normal!

    Beijinhos <3

    https://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, tem períodos que fica difícil ser criativo com tanta coisa acontecendo.
      Beijocas.

      Excluir
  21. Olá Camila, é uma época difícil mas, temos que lembrar que tudo passa. Precisamos cada vez mais cuidar da saúde mental e montar quebra cabeças acalma e faz a nossa concentração ficar em outro lugar. É ótimo!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  22. Excelente publicação! E necessária!!

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Eu amei suas dicas, eu estou organizando o meu tempo comendo de 3 em 3 horas, fazendo exercícios em casa, estudando inglês, escrevendo no blog e mal vejo TV, quando assisto eu só coloco em coisas mais saudáveis, ou seja, nada de noticiário. kkk
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Gostei de saber que conseguiu mudar um pouco e fazer uma rotina que se adapte ao período que estamos vivendo no momento.
      Isso é ótimo para nossa saúde e não ver notícias a todo momento é ótimo.
      Beijocas.

      Excluir
  24. eu nao pude parar de trabalhar, mas acho que essas sao mesmo ótimas dicas pra quando a gente nao consegue criar novos conteúdos, acho que é bom desligar a mente um pouco

    wwww.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Entendo, ainda tem muita gente trabalhando, meus pais e meu marido continuam trabalhando. Mas, em casa precisamos criar uma nova rotina para não enlouquecer e fazer coisas que nos façam bem.
      Cuide-se minha flor.
      Beijocas.

      Excluir
  25. Olá!
    Fico muito feliz em saber que gostou.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo post. Muito bem escrito. Ideias preciosas para colocarmos em prática.
    Gostei do blog. Estarei por aqui agora.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fiquei feliz por estar aqui, seja sempre bem vinda :)
      São ideias boas para colocar em prática e fazer bem a nossa vida, a nossa saúde.
      Beijocas.

      Excluir
  27. O momento é tenso, mas vai passar! ♥
    Isso de assistir menos jornais e tal, escolher só um, me ajudou muito! Informações em excesso deixam a ansiedade falar mais alto. Tentei meditar, mas a primeira tentativa não deu muito certo. Mas vou tentar novamente! Tenho lido muito blog, livros (que sempre ajudam). Lavar louça é uma terapia e tenho assistido séries! Enfim, um dia de cada vez. Às vezes não é nada fácil, mas vamos que vamos que vai passar. E ir no nosso tempo, sem seguir padrões é o que importa. E para lidar com bloqueios criativos, eu tento respirar, tomar banho, leio e não me forço se vejo que não tá dando. Ah! A terapia online também está ajudando bastante! =) É isso! Nossa, escrevi muito hahaha. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu comentário.♥
      O momento é tenso mesmo, mas precisamos acreditar que é uma fase e vai passar.
      Cada pessoa tem seu tempo e não podemos memso fiar tentando alcançar o padrão do coleguinha que vemos na internet, cada pessoa é diferente e não assistir a todos os jornais ajuda demais.
      Pensei em fazer terapia online nesse período para ver como é, como funciona mas, ainda não dá pra mim no momento.
      Eu também estou lendo bastante e meditando, amo meditar, no começo é difícil mesmo mas, depois funciona bem rs
      Beijocas. ♥

      Excluir
  28. Oi Vanessa,
    Estou fugindo da vida real esse final de semana, rs. Só quero focar no blog, livros e Netflix. Estou precisando desse respiro para me manter sã nessa era de coronavírus, nem escrever estou conseguinfo.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Te entendo, muita informação acaba com nossa criatividade e gera uma ansiedade surreal. Precisamos desacelerar e fugir um pouquinho como você disse. espero que seu final de semana seja tranquilo e sem notícias dessa pandemia.
      Beijocas e fique bem, estamos juntas!

      Excluir
  29. Oi Vanessa
    Amei suas dicas. Tenho andado estressada e passei quase um mês sem postar, porque sinto minha criatividade indo por água abaixo. Mas sinto que com suas dicas posso melhorar. Quero começar a meditar. Parece ajudar mesmo.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica, ajuda muito, vale a pena tirar um tempo para meditar e criar uma rotina também ajuda. Sei bem como é não conseguir desenvolver algum texto mas, com uma rotina tudo se ajeita, temos que nos adaptar novamente.
      Beijocas e vai dar certo.

      Excluir
  30. Nesse período de quarentena eu meio que não consegui fazer muita coisa nas primeiras semanas, agora estou mais calma e aos poucos consigo fazer cursos onlines e atividades físicas mas sempre com moderação! Estou consumindo pouqíssimos conteúdos agora e tentando não usar >>muito<< a internet. <3
    Beijoss

    Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É bom evitar o consumo excessivo de conteúdos no momento, muitas vezes precisamos seguir nosso próprio ritmo e ver que um dia isso vai passar.
      Beijocas.

      Excluir
  31. Vanessa, eu super concordo com TUDO que você disse.
    E posso dizer por experiência própria que a atividade física trouxe um alivio para o meu corpo nessa quarentena, ali eu "esquecia" tudo isso e me divertia ouvindo uma música enquanto caminhava no quintal.
    Obrigada pelo post!♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Amei saber disso, realmente atividade física trás esse alívio, também estou sentindo isso, é muito bom para o corpo e para a mente.
      Beijocas.

      Excluir
  32. O tipo de post que eu precisava pra esse momento! Obrigada, Vane! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico muito feliz que saber que gostou, bom saber que te ajudei. Espero que tenha novas ideias logo e que consiga criar uma nova rotina e tire o excesso de informação que temos tido ultimamente.
      Beijocas.

      Excluir
  33. Estamos vivendo uma época muito complicada mesmo Vanessa. Temos que ficar ligados para não descuidar da saúde mental MESMO. Muito bacanas as suas dicas, gostei (e já quero montar um quebra-cabeça bem grandão)! Beijos e fique bem :*

    Não Me Mande Flores ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Temos que cuidar muito da nossa saúde mental, é uma época difícil e com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Precisamos desacelerar, focar em algo que nos faça bem e criar uma nova rotina para nosso bem, e o quebra cabeça espero que consiga montar logo um.
      Beijocas.

      Excluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves